UA-124819122-1 Palestrantes – SIGE

 
Mats I. Pettersson, PhD
(Blekinge Institute of Technology – Suécia)
Pettersson realizou mestrado em Engenharia Física, licenciatura em Rádio e Ciência Espacial e Doutorado em Processamento de Sinais, todos pela Chalmers University of Technology, Gothenburg, Suécia. A tese focou no processamento de sinais radar para sensoriamento remoto. Ele trabalhou com pesquisas para comunicações móveis para a empresa Ericsson por alguns anos, e foi empregado da Agência de Pesquisas em Defesa da Suécia (FOI), durante dez anos. Na FOI, ele trabalhou como gerente de projetos e como pesquisador senior, principalmente com foco em sistemas SAR de baixas frequências com ultra de banda ultra-larga (UWB). Desde 2005, ele está no Instituto de Tecnologia de Blekinge, onde é Professor e diretor de pesquisas. Seu trabalho está relacionado com processamento de sinais radar, especialmente em processamento SAR e ISAR, Space-Time Adaptive Processing (STAP), detecção por mudanças SAR, radar automotivo, e rádio ocultação.


Paulo Cesar Guerreiro Costa, PhD
(George Mason University – EUA)
Paulo Cesar G. Costa, Ph.D, é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Sistemas e Operações e co-diretor do Laboratório de Engenharia de Rádio e Radar, ambos na George Mason University. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de segurança cibernética, sistemas de auxílio à decisão, projeto de sistemas e integração, fusão de dados multissensorial, representação probabilística e lógica. Como pesquisador, ele tornou-se expert em integração de tecnologias semânticas e gerenciamento de incertezas, e é pioneiro no campo de ontologias probabilísticas. Dr. Costa desenvolveu PR-OWL, uma linguagem de ontologia probabilística para Web Semântica, e é um colaborador do UnBBayes-MEBN, uma implementação em código livre, baseada em Java, de redes bayesianas multi-entidades e de linguagem PR-OWL. Suas pesquisas incluem trabalhos como expert convidado da W3C na área de lógica da incerteza. A atuação acadêmica do Prof. Costa inclui participações em programas técnicos em diversas revistas e conferências acadêmicas, bem como membro do corpo de revisores da NSF, National Academies of Engineering, e outros. Ele é membro senior da IEEE e membro eletivo do Board of Directors da International Society of Information Fusion (tenure 2016-2018).
Luigi T. DeLuca, PhD
(Politecnico di Milano – Itália)
Dr. Luigi T. DeLuca é Professor de Propulsão Aeroespacial na Politécnica de Milão, Itália. Por vários anos, suas atividades científicas foram mais dedicadas aos problemas fundamentais de combustão de materiais energéticos em estado sólido, dos pontos de vista teórico e experimental, com atenção específica em: taxas de queima uniforme e perfis de temperatura, ignição radiante, extinção estática e dinâmica, queima não-uniforme, estabilidade de queima intrínseca linear e não-linear, queima auxiliada por radiação, limites de deflagração, funções de resposta em frequência, modelagem de chama transiente, entre outros. Em anos recentes, seus interesses migraram para a combustão de novos materiais condensados de alta-energia, nano-energéticos para propulsão, desempenho de formulações metalizadas, aglomerações e agregações, formulações de metais duais, taxas de regressão quase-estacionários, motores sólidos e híbridos de foguetes, lançadores espaciais, propulsão no espaço. Dr. Luigi T. DeLuca dirigiu diversas parcerias de pesquisas colaborativas internacionais, em particular com os países da antiga União Soviética (CNR, RAS, INTAS, ISTC), e organizou vários Workshops internacionais (IWCP), dos quais participaram muitos cientistas reconhecidos internacionalmente. Ele tem sido convidado para sessões especiais e apresentações na maioria dos países com liderança em propulsão aeroespacial.
Fábio Mariano Bayer, PhD
(Universidade Federal de Santa Maria – Brasil)
O Professor Fábio Mariano Bayer é graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor do Departamento de Estatística da UFSM, pesquisador do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria (LACESM), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no Comitê da Matemática e Estatística e membro do Comitê Assessor da área de Ciências Exatas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSM, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, durante o ano de 2019, atua como Pesquisador Visitante junto ao Telecommunications & Remote Sensing Laboratory da Universidade de Pavia, Itália. Também é líder do grupo de pesquisa Estatística Computacional e Ciência de Dados, registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, e editor associado do periódico Statistics, Optimization and Information Computing (SOIC). Suas áreas de interesse a atividade são: estatística computacional, inferência clássica, modelos de regressão, modelos dinâmicos e processamento estatístico de sinais.


André Pérennou, PhD
(École Nationale d’Ingénieurs de Brest – França)


André Pérennou nasceu na França, em 1966. Ele realizou mestrado e doutorado pela Universidade de Brest, França, em 1989 e 1994, respectivamente. Em 1995, ele começou como Professor Associado do Laboratório de Óptica, na École Nationale d’Ingénieurs de Brest (ENIB), França. Desde 2010, ele tem sido Professor do Laboratório de Óptica, agora denominado CNRS Lab-STICC. Ele foi chefe do Lab-STICC na ENIB, entre 2012 e 2017, e chefe do departamente de pesquisa em eletrônica desde 2017. Seus interesses de pesquisas atuais incluem interação acusto-óptica para dispositivos e redes de comunicações ópticas, e o desenvolvimento de soluções fotônicas para redes com cabos submarinos.


Ammar Sharaiha, PhD
(École Nationale d’Ingénieurs de Brest – França)

Ammar Sharaiha nasceu em Amã, Jordânia, em 1956. Ele realizou mestrado e doutorado pela Universidade de Rennes I, França, em 1981 e 1984, respectivamente. Ele começou na École Nationale d’Ingénieurs de Brest (ENIB), França, como Professor Associado (Maître de Conférences) em 1989; posteriormente, tornou-se Professor Titular (Professeur des Universités) em 2001. Ele foi chefe de pesquisas da ENIB entre 2010 e 2014, co-chefe do time de pesquisa no Lab-STICC (UMR CNRS) entre 2012 e 2016 e chefe do departamento de pesquisa em eletrônica entre 2010 e 2016. Ele é autor ou coautor em mais de 150 publicações internacionais. Os atuais interesses de pesquisa do Prof. Sharaiha estão principalmente nas áeras de sistemas de comunicação óptica em alta velocidade, micro-ondas e fotônica para aplicações Radio Over Fiber em 60 GHz, usando amplificadores ópticos semicondutores (SOA).

ATENÇÃO !!

Informamos que o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 30 de junho de 2019. Aproveite para incluir seu artigo ou poster no evento.