UA-124819122-1 Plenário – SIGE
 
Data: 24/09/19, 11h10 – 12h00
Plenário: Fomento e transição de pesquisa militar – Lições aprendidas
Resumo: Os domínios operacional e de pesquisa acadêmica possuem diferentes objetivos, prioridades e culturas organizacionais. Como exemplo, enquanto o primeiro carece de resultados práticos que efetivamente melhorem a eficiência e a eficácia operacional, o segundo é caracterizado por estudos ponderados de problemas complexos, onde nem sempre os resultados são facilmente traduzidos em soluções de problemas operacionais. Todavia, a harmonização destes dois domínios é essencial para a obtenção de independência tecnológica e doutrinária de qualquer nação. Essa palestra explora histórias de sucesso na transição de pesquisa básica para aplicações no teatro de operações, enfocando no modelo utilizado pelo Departamento de Defesa Americano (DoD), enquanto explorando possibilidades no contexto nacional.
Palestrante: Prof. Paulo Cesar Guerreiro Costa, PhD
Instituto: George Mason University
País: EUA




Data: 25/09/19, 11h10 – 12h00
Palestra: Capacidades singulares de sistemas UWB SAR em baixas frequências para sensoriamente remoto e aplicações de vigilância.
Resumo: Desde 1985, vem havendo um desenvolvimento contínuo da tecnologia Ultra Wide Band (UWB) Synthetic Aperture Radar (SAR) na Suécia. A ideia para usar UWB SAR, desde o início, era reduzir o ruído speckle em imagens SAR e, assim, conseguir uma situação perfeita para detecção de alvos. Foi experimentalmente verificado que o ruído speckle é baixo em UWB SAR. Para reduzir a largura de banda e a taxa de dados, o primeiro avião montado com sistema UWB SAR operava em VHF, o que é uma banda bastante incomum para sistemas radar de alta resolução. Contudo, essa frequência mostrou-se conveniente quando se trata de penetração folhear, uma vez que a combinação de baixas frequências e UWB SAR tem mostrado uma capacidade para detectar alvos camuflados e ocultos. Particularmente, a detecção por mudança entre diferentes iluminações com baixa frequência UWB SAR tem indicado a possibilidade de detecção de atividades humanas, mesmo em ambiente de floresta muito densa. Nesta apresentação, será abordada a técnica de UWB SAR e comparada com a técnica SAR tradicional. Principalmente, será focada nas propriedades de espalhamento e estatística, processamento de imagem UWB SAR, detecção por mudança, e processamento de alvos móveis.
Palestrante: Prof. Mats Pettersson, PhD
Instituto: Blekinge Institute of Technology
País: Suécia




Data: 25/09/19, 15h10 – 16h00
Palestra: Pesquisa em segurança cyber e C2 – Possibilidades de colaboração
Resumo: Essa palestra aborda alguns dos principais projetos de pesquisa nas áreas de segurança cyber e comando e controle sendo executados pelo C4I & Cyber Center (George Mason University – EUA), o primeiro e único centro desta natureza em universidades civis americanas. Serão abordados projetos e conceitos atuais em ambas as áreas, enquanto explorando possibilidades de colaboração com pesquisadores nacionais.
Palestrante: Prof. Paulo Cesar Guerreiro Costa, PhD
Instituto: George Mason University
País: EUA




Data: 26/09/19, 11h10 – 12h00
Palestra: Enlaces ópticos com Power Over Fiber e Amplificação Raman para controle de sensores remotos – Aplicação em monitoramento via cabo em ambientes hostis ou restritos
Resumo: Esta palestra analisa os desenvolvimentos recentes em Power over Fiber (PoF) para monitoramento remoto por cabo. Esta tecnologia foi estudada para enlaces até 10 km, mais especificamente para ambientes submarinos. O sistema PoF é baseado em uma arquitetura óptica na qual a energia e os dados se propagam simultaneamente na mesma fibra monomodo. O efeito de espalhamento Raman é explorado para amplificar os sinais de dados ópticos e leva à minimização do consumo de energia do sensor. Nesta apresentação, inicialmente será apresentada a arquitetura desenvolvida e as caracterizações experimentais de tal enlace óptico. Em seguida, será exposto seu uso para aplicações acústicas em ambientes submarinos.
Palestrante: Prof. André Pérennou, PhD
Instituto: École Nationale d’Ingénieurs de Brest
País: França




Data: –
Palestra: Funções ópticas para processamento de sinais micro-ondas usando SOA e SOA-MZI
Resumo: Esta palestra analisa os desenvolvimentos recentes em funções de micro-ondas em fotônica (microwave photonics) baseadas em amplificadores ópticos semicondutores (SOAs) e em estruturas SOA – Interferômetros Mach-Zehnder (SOA-MZI). Esses dispositivos apresentam a capacidade de executar várias funções de processamento para sinais de RF no domínio óptico. Serão descritos o princípio e as especificações de deslocamento de fase, mistura e amostragem.
Palestrante: Prof. Ammar Sharaiha, PhD
Instituto: École Nationale d’Ingénieurs de Brest
País: França




Data: 26/09/19, 15h10 – 16h00
Palestra: Uma visão geral sobre propulsão sólida por motores foguete
Resumo: O objetivo desta palestra é oferecer uma visão geral da situação atual da propulsão sólida por motores foguete no contexto geral de dispositivos de propulsão modernos. Sendo a mais antiga entre as diversas técnicas disponíveis, a propulsão sólida por motores foguete representa uma tecnologia madura, muito usada para uma variedade de aplicações civis e militares. Devido a características específicas, tais como alta densidade de impulsão, pronto emprego, longo período de armazenamento e estocagem, e simplicidade de operação, ainda é, e continuará por décadas, um sistema propulsivo de muito sucesso. Apesar de seu limitado impulso específico gravimétrico e reduzido controle de desempenho em tempo real, motores sólidos de foguetes oferecem razões de impulsão a partir do estado estacionário e armazenáveis em uma unidade compacta, simples e de baixo custo, por um tempo de vida bastante extenso. Serão discutidas algumas maneiras promissoras para aumento do impulso específico gravimétrico por meio do emprego de materiais energéticos inovadores.
Palestrante: Prof. Luigi DeLuca, PhD
Instituto: Politecnico di Milano
País: Itália




ATENÇÃO !!

Informamos que o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 30 de junho de 2019. Aproveite para incluir seu artigo ou poster no evento.