UA-124819122-1 SIMPÓSIO DE APLICAÇÕES OPERACIONAIS EM ÁREAS DE DEFESA | SIGE

SIMPÓSIO DE APLICAÇÕES OPERACIONAIS EM ÁREAS DE DEFESA

(SIGE)

O Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) é promovido como parte das atividades de ensino e pesquisa em aplicações operacionais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dentre as quais se destacam o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), o Laboratório de Comando e Controle e Defesa Cibernética do ITA (LAB-C2-DC) e o Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE). O SIGE é um evento acadêmico de abrangência internacional que está na sua vigésima edição, cujo objetivo é criar um ambiente adequado à troca de experiências entre os setores acadêmico e industrial da sociedade civil e militar e o setor operacional das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Política Nacional de Defesa (PND) e da concepção estratégica de CT&I da Defesa, em consonância com orientações do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A sigla SIGE advém de razões históricas ligadas às primeiras edições do simpósio, que tinha menor abrangência e foco principal em Guerra Eletrônica. Com a criação do PPGAO em 2001, o SIGE expandiu seu escopo para abranger as demais áreas do programa, passando a contemplar, também, as áreas de Comando e Controle, Análise Operacional e Sistemas de Armas. Nesta ocasião, foi adotado o nome de Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa. Entretanto, a sigla SIGE foi mantida com o objetivo de preservar o termo já consagrado nos setores operacionais das Forças Armadas, na indústria e na comunidade científica.

Este é um ano comemorativo para o SIGE, em que celebramos a vigésima edição ininterrupta do Simpósio. Escolhemos um tema de discussão que remete um pouco às origens do SIGE. Nesse sentido, nosso Painel de Debate discutirá sobre a temática de ensino e pesquisa em áreas de Defesa com foco em Aplicações Operacionais, com integrantes do ITA, do DCTA, do EMAER, do Ministério da Defesa (MD) e do Comando de Preparo (COMPREP). Contamos ainda com a valiosa contribuição de 36 artigos científicos completos distribuídos em 12 sessões técnicas de apresentações orais e 26 trabalhos com apresentação em pôster, de autoria de integrantes de universidades, institutos de pesquisa e indústrias de Defesa nacionais e internacionais. Os artigos aceitos foram selecionados entre 100 trabalhos submetidos, julgados por um corpo de revisores composto por integrantes do setor acadêmico e operacional, que levaram em conta aspectos de relevância acadêmico-científica, contribuição tecnológica e aplicabilidade no setor de Defesa.

O XX SIGE conta também com a importante contribuição de quatro palestrantes convidados, integrantes de renomadas instituições de ensino e pesquisa, indústrias e órgãos governamentais. Unidos pelo mesmo objetivo de elevar o nível das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse da Defesa Nacional, integrantes da University of Central Florida (EUA), da University of Calgary (Canadá), da Denel Dynamics (África do Sul) e da Força Aérea Brasileira (FAB) conduzirão a apresentação de quatro palestras convidadas e quatro minicursos, em temas atuais e de vanguarda científica e tecnológica.

Contamos também com o reconhecimento de sete renomadas empresas atuantes do setor de defesa, que demonstraram sua confiança no evento e estão participando como patrocinadores do SIGE este ano.

Por oportuno, cabe ressaltar a valorosa participação dos Oficiais-Alunos do PPGAO na organização do XX SIGE, que tradicionalmente se dedicam voluntariamente a esta atividade, em paralelo com a grande carga de atividades estabelecidas pelo regime acadêmico do ITA. Acrescenta-se ainda a essa força de trabalho que torna o SIGE possível, os integrantes do Laboratório de Guerra Eletrônica, do Laboratório de Comando e Controle e Defesa Cibernética, membros da Pós-graduação e da Associação de Pós-graduandos do ITA (APG), bem como servidores da administração do ITA e do DCTA.

Nesse contexto, a Comissão Organizadora do XX SIGE agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do evento deste ano, trabalhando para criar um ambiente propício para que todos os participantes, integrantes do setor operacional, acadêmico e industrial, possam discutir sobre temas relacionados com a Defesa Nacional.

Nosso especial agradecimento ao Ministério da Defesa e à Força Aérea Brasileira, que ao longo desses últimos vinte anos nos incentiva e oferece as condições para criar anualmente no ITA esse espaço para apresentar e discutir temas de ensino e pesquisa em prol da Defesa Nacional.

Sejam todos bem-vindos a São José dos Campos e ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Um bom simpósio a todos!

Comissão Organizadora do XX SIGE.

Menu
SIGE

Bem vindo ao XX SIGE!

SIMPÓSIO DE APLICAÇÕES OPERACIONAIS EM ÁREAS DE DEFESA

O Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) é promovido como parte das atividades de ensino e pesquisa em aplicações operacionais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dentre as quais se destacam o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), o Laboratório de Comando e Controle e Defesa Cibernética do ITA (LAB-C2-DC) e o Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE).