Simpósio de aplicações operacionais em áreas de defesa

Resumo acadêmico dos palestrantes

Dr. Olov Candell possui experiência profissional em Engenharia de Operação e Manutenção e tema mais de 25 anos de serviços na indústria de defesa e de aviação, principalmente nas áreas Engenharia de Operação e Manutenção e Suporte Logístico. Atualmente, ele está trabalhando como especialista em Pesquisa e Tecnologia e como líder em Projeto de Pesquisa no Grupo de Suporte da Aeronave de Caça Gripen na Empresa Sueca Saab. Dr. Olov tem experiência como pesquisar e líder de projeto nos programas VINNOVA NFFP, é Palestrante Senior Adjunto do departamento de Engenharia de Operação e Manutenção da Universidade de Tecnologia de Lulea (Suécia), e também é INCOSE Certified Systems Engineering Professional (CSEP).

Dr Nabil recebeu seu PhD pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), em 2012. Ele tem sido um cientista do Conselho de Pesquisa Nacional do Canadá e também Professor Assistente-Adjunto da Universidade Concordia (Canadá). Dr. Nabil está liderando o Grupo de Autonomia e Sinais com o tema de pesquisa em autonomia de fusão de sensores e imageamento. Ele também é o pesquisador-chefe do Centro de Guerra Eletrônica e Informação Cibernética (CEWIC) e membro-fundador do fórum de pesquisa da Cranfield Defense and Security (CDS), o qual definiu a estratégia de pesquisa da CDS. Dr. Nabil é um Editor Associado do International Journal of Distributed Sensor Networks e do International Journal of Computational Intelligence in Control.

Dr. Girum Urgessa é Professor Associado da Engenharia Civil e Afiliado da Faculdade C4I & Cyber Center da George Mason University (GMU). Dr. Urgessa têm mestrado e doutorado pela University of New Mexico, e bacharelado pela Addis Ababa University. Antes de se juntar à George Mason University em 2007, ele era engenheiro pesquisador na Divisão de Ciências Aplicadas da Weidlinger Associates, e engenheiro estrutural na Dekker/Perich/Sabatini, ambas em Albuquerque, NM-EUA. Seus interesses de pesquisa incluem resposta dinâmica de estruturas sujeitas a cargas extremas (explosão e impacto), uso de fibra de compósitos poliméricos reforçados em projetos estruturais e aplicações retrofit, e estabilidade estrutural de estruturas temporárias. Dr. Urgessa é membro do comitê técnico ASCE/SEI em efeitos dinâmicos e do subcomitê de retrofit de estruturas sob cargas dinâmicas. Dr. Urgessa é membro votante do comitê técnico do ACI em efeitos de carga sob explosão e impacto (ACI 370) e do comitê técnico do TRB em testes de campo e avaliação não-destrutiva de estruturas de transporte (AFF 40). Dr. Urgessa é engenheiro profissional licenciado.

Paulo Cesar G. Costa, Ph.D, é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Sistemas e Operações e co-diretor do Laboratório de Engenharia de Rádio e Radar, ambos na George Mason University. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de segurança cibernética, sistemas de auxílio à decisão, projeto de sistemas e integração, fusão de dados multissensorial, representação probabilística e lógica. Como pesquisador, ele tornou-se expert em integração de tecnologias semânticas e gerenciamento de incertezas, e é pioneiro no campo de ontologias probabilísticas. Dr. Costa desenvolveu PR-OWL, uma linguagem de ontologia probabilística para Web Semântica, e é um colaborador do UnBBayes-MEBN, uma implementação em código livre, baseada em Java, de redes bayesianas multi-entidades e de linguagem PR-OWL. Suas pesquisas incluem trabalhos como expert convidado da W3C na área de lógica da incerteza. A atuação acadêmica do Prof. Costa inclui participações em programas técnicos em diversas revistas e conferências acadêmicas, bem como membro do corpo de revisores da NSF, National Academies of Engineering, e outros. Ele é membro senior da IEEE e membro eletivo do Board of Directors da International Society of Information Fusion (tenure 2016-2018).