1. | Experimental Assessment of the Viability of a GAN Model for Radar Data Generation Inproceedings Samuel Souza Alcântara Queiroz; Élcio Hideiti Shiguemori; Carlos Vinícius de Souza Augusto; Robson Porto de
Souza; Roberto d’Amore; Lester de Abreu Faria
@inproceedings{GAN2021Generative,
title = {Experimental Assessment of the Viability of a GAN Model for Radar Data Generation},
author = {Samuel Souza Alc\^{a}ntara Queiroz and \'{E}lcio Hideiti Shiguemori and Carlos Vin\'{i}cius de Souza Augusto and Robson Porto de
Souza and Roberto d’Amore and Lester de Abreu Faria
},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218769_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
urldate = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {In the Defense industry, radar target simulations are a major point of technologic independence for countries, once allows creating and evaluating Radar Signatures of complex targets, as aircraft, ships and armored cars, without the need of measuring them. It is a possibility of generating enemy’s signatures and defining the best approach to react and detect them. However, this kind of simulation is expensive, spend a lot of computational resources and demands a complex setup. This study proposes a proof of concept of a radar target simulation, based on a case study of automotive radars using Generative Adversarial Networks (GAN): an artificial intelligence technique that is used for generating realistic synthetic data. The achieved results show that it can generate realistic radar targets using low computational efforts, opening a new way to radar target simulations: AI-based simulations. Although being based on automotive targets, all results can be extrapolated to Defense scenarios.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
In the Defense industry, radar target simulations are a major point of technologic independence for countries, once allows creating and evaluating Radar Signatures of complex targets, as aircraft, ships and armored cars, without the need of measuring them. It is a possibility of generating enemy’s signatures and defining the best approach to react and detect them. However, this kind of simulation is expensive, spend a lot of computational resources and demands a complex setup. This study proposes a proof of concept of a radar target simulation, based on a case study of automotive radars using Generative Adversarial Networks (GAN): an artificial intelligence technique that is used for generating realistic synthetic data. The achieved results show that it can generate realistic radar targets using low computational efforts, opening a new way to radar target simulations: AI-based simulations. Although being based on automotive targets, all results can be extrapolated to Defense scenarios. |
2. | Análise Numérica Aplicada à Compressão Elasto- Plástica de Estruturas Biomiméticas do Tipo Brick- and-Mortar Inproceedings Lucas Rodrigo de Souza; Carlos Vinícios Opelt @inproceedings{Lucas2021Biomim\'{e}tica,
title = {An\'{a}lise Num\'{e}rica Aplicada \`{a} Compress\~{a}o Elasto- Pl\'{a}stica de Estruturas Biomim\'{e}ticas do Tipo Brick- and-Mortar},
author = {Lucas Rodrigo de Souza and Carlos Vin\'{i}cios Opelt},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218744_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Materiais criados pela natureza possuem propriedades \'{u}nicas, sendo, portanto, uma rica fonte de inspira\c{c}\~{a}o para o desenvolvimento de novas solu\c{c}\~{o}es em materiais. Neste estudo, foram avaliadas diferentes estruturas inspiradas no conceito brick-and-mortar, que comp\~{o}e a microestrutura da madrep\'{e}rola. Para isso, blocos s\'{o}lidos foram conectados por estruturas circulares, com o intuito de alcan\c{c}ar efeito similar de dissipa\c{c}\~{a}o de energia. Para essa avalia\c{c}\~{a}o, utilizou-se de um software MEF (M\'{e}todo de Elementos Finitos) para a simula\c{c}\~{a}o de ensaios de compress\~{a}o em amostras com diferentes geometrias de blocos internos, e analisada a absor\c{c}\~{a}o total de energia, bem como a energia absorvida espec\'{i}fica de cada amostra. Os resultados demonstram que a estrutura s\'{o}lida foi capaz de absorver 87 J/kg, enquanto as demais amostras com estruturas de liga\c{c}\~{a}o absorveram, em m\'{e}dia, 91% menos energia. Esta diferen\c{c}a parece ser resultado de concentra\c{c}\~{a}o de tens\~{o}es excessivas nos elementos de liga\c{c}\~{a}o provocaram falhas prematuras em regi\~{o}es cr\'{i}ticas das estruturas.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Materiais criados pela natureza possuem propriedades únicas, sendo, portanto, uma rica fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas soluções em materiais. Neste estudo, foram avaliadas diferentes estruturas inspiradas no conceito brick-and-mortar, que compõe a microestrutura da madrepérola. Para isso, blocos sólidos foram conectados por estruturas circulares, com o intuito de alcançar efeito similar de dissipação de energia. Para essa avaliação, utilizou-se de um software MEF (Método de Elementos Finitos) para a simulação de ensaios de compressão em amostras com diferentes geometrias de blocos internos, e analisada a absorção total de energia, bem como a energia absorvida específica de cada amostra. Os resultados demonstram que a estrutura sólida foi capaz de absorver 87 J/kg, enquanto as demais amostras com estruturas de ligação absorveram, em média, 91% menos energia. Esta diferença parece ser resultado de concentração de tensões excessivas nos elementos de ligação provocaram falhas prematuras em regiões críticas das estruturas. |
3. | Proposta de Framework para Seleção de Portfólio de Projetos utilizando Value-Focused Thinking e Otimização com Agregação de Inter- relacionamentos entre Projetos Inproceedings Gustavo Barbi Vieira; Mischel Carmen Neyra Belderrain @inproceedings{Gustavo2021Sele\c{c}\~{a}o,
title = {Proposta de Framework para Sele\c{c}\~{a}o de Portf\'{o}lio de Projetos utilizando Value-Focused Thinking e Otimiza\c{c}\~{a}o com Agrega\c{c}\~{a}o de Inter- relacionamentos entre Projetos},
author = {Gustavo Barbi Vieira and Mischel Carmen Neyra Belderrain},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218701_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {O presente trabalho apresenta uma proposta de framework para sele\c{c}\~{a}o de portf\'{o}lio \'{o}timo das organiza\c{c}\~{o}es incorporando o inter-relacionamento entre projetos. \'{E} utilizado o m\'{e}todo Value-Focused Thinking (VFT) e um modelo de otimiza\c{c}\~{a}o. A motiva\c{c}\~{a}o para a utiliza\c{c}\~{a}o do VFT e a necessidade de integrar os relacionamentos entre projetos, na sele\c{c}\~{a}o de portf\'{o}lio, s\~{a}o apresentadas com base em revis\~{a}o da literatura. Por fim, o sequenciamento das etapas do framework proposto \'{e} apresentado, identificando suas diferen\c{c}as das abordagens tradicionais existentes na literatura para sele\c{c}\~{a}o de Portf\'{o}lio de Projetos.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente trabalho apresenta uma proposta de framework para seleção de portfólio ótimo das organizações incorporando o inter-relacionamento entre projetos. É utilizado o método Value-Focused Thinking (VFT) e um modelo de otimização. A motivação para a utilização do VFT e a necessidade de integrar os relacionamentos entre projetos, na seleção de portfólio, são apresentadas com base em revisão da literatura. Por fim, o sequenciamento das etapas do framework proposto é apresentado, identificando suas diferenças das abordagens tradicionais existentes na literatura para seleção de Portfólio de Projetos. |
4. | Detecção e Isolamento de Falhas em Sistemas Complexos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Inproceedings Marcelo Alexandre Martins da Conceição; André Benzi Baccarin; Oswaldo Segundo da Costa Neto; Adilson Marques da Cunha; Leonardo Ramos Rodrigues @inproceedings{Resumo2021Detec,
title = {Detec\c{c}\~{a}o e Isolamento de Falhas em Sistemas Complexos: Um Mapeamento Sistem\'{a}tico da Literatura},
author = {Marcelo Alexandre Martins da Concei\c{c}\~{a}o and Andr\'{e} Benzi Baccarin and Oswaldo Segundo da Costa Neto and Adilson Marques da Cunha and Leonardo Ramos Rodrigues},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218648_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
urldate = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {A \'{a}rea de manuten\c{c}\~{a}o vem exercendo pap\'{e}is es- trat\'{e}gicos em organiza\c{c}˜oes, sejam automobil\'{i}sticas, industriais ou militares. Com avanc¸os das capacidades de gera\c{c}\~{a}o, armazena- mento e processamento de dados, t\'{e}cnicas de Aprendizado de M\'{a}quina (AM) v\^{e}m sendo empregadas para detectar e localizar falhas em sistemas complexos, aumentando a disponibilidade e reduzindo custos operacionais desses sistemas. Por\'{e}m, sim- plesmente aplicar t\'{e}cnicas de AM aos dados de sensores n\~{a}o vem representando uma solu\c{c}\~{a}o para todos problemas, uma vez existirem barreiras ainda a serem transpostas. O objetivo deste artigo \'{e} apresentar um mapeamento sistem\'{a}tico da literatura sobre m\'{e}todos de AM aplicados \`{a} detec\c{c}\~{a}o e isolamento de falhas em sistemas complexos, por meio de uma abordagem dirigida a dados Data-Driven. Com essa abordagem, pretende-se propiciar uma melhor compreens\~{a}o de como m\'{e}todos propostos v\^{e}m abordando cen\'{a}rios real\'{i}sticos de sistemas complexos, em que novos modos de falhas podem surgir ap\'{o}s a constru\c{c}\~{a}o inicial de modelos de AM.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A área de manutenção vem exercendo papéis es- tratégicos em organizaç˜oes, sejam automobilísticas, industriais ou militares. Com avanc¸os das capacidades de geração, armazena- mento e processamento de dados, técnicas de Aprendizado de Máquina (AM) vêm sendo empregadas para detectar e localizar falhas em sistemas complexos, aumentando a disponibilidade e reduzindo custos operacionais desses sistemas. Porém, sim- plesmente aplicar técnicas de AM aos dados de sensores não vem representando uma solução para todos problemas, uma vez existirem barreiras ainda a serem transpostas. O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento sistemático da literatura sobre métodos de AM aplicados à detecção e isolamento de falhas em sistemas complexos, por meio de uma abordagem dirigida a dados Data-Driven. Com essa abordagem, pretende-se propiciar uma melhor compreensão de como métodos propostos vêm abordando cenários realísticos de sistemas complexos, em que novos modos de falhas podem surgir após a construção inicial de modelos de AM. |
5. | Breve Revisão sobre Missões de Formação em Voo de Veículos Espaciais Inproceedings Alan Pitthan Couto; Willer Gomes dos Santos; Josué Cardoso dos Santos @inproceedings{Alan2021Forma\c{c}\~{a}o,
title = {Breve Revis\~{a}o sobre Miss\~{o}es de Forma\c{c}\~{a}o em Voo de Ve\'{i}culos Espaciais},
author = {Alan Pitthan Couto and Willer Gomes dos Santos and Josu\'{e} Cardoso dos Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218629_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Este trabalho apresenta uma revis\~{a}o bibliogr\'{a}fica de alguns dos principais temas referentes a Forma\c{c}\~{o}es em Voo (FV) de ve\'{i}culos espaciais. S\~{a}o apresentados os diferentes tipos de modelos de din\^{a}mica relativa utilizados para a simula\c{c}\~{a}o de FV’s, em conjunto com as metodologias de coordena\c{c}\~{a}o e topologias de forma\c{c}\~{a}o comumente utilizadas al\'{e}m de diferentes tipos de sistemas de controle. Por fim, foi realizada a identifica\c{c}\~{a}o de 29 miss\~{o}es FV de pequenos sat\'{e}lites existentes entre o per\'{i}odo de 2015 at\'{e} hoje.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de alguns dos principais temas referentes a Formações em Voo (FV) de veículos espaciais. São apresentados os diferentes tipos de modelos de dinâmica relativa utilizados para a simulação de FV’s, em conjunto com as metodologias de coordenação e topologias de formação comumente utilizadas além de diferentes tipos de sistemas de controle. Por fim, foi realizada a identificação de 29 missões FV de pequenos satélites existentes entre o período de 2015 até hoje. |
6. | Proposta de Modelo para Avaliação de Capacidades no Contexto do PBC Inproceedings Roberto da Silveira Gomes; Mischel Carmen Neyra Belderrain; Mônica Maria de Marchi @inproceedings{Roberto2021PBC,
title = {Proposta de Modelo para Avalia\c{c}\~{a}o de Capacidades no Contexto do PBC},
author = {Roberto da Silveira Gomes and Mischel Carmen Neyra Belderrain and M\^{o}nica Maria de Marchi},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218627_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avalia\c{c}\~{a}o das capacidades no contexto do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). O PBC \'{e} uma metodologia de planejamento estrat\'{e}gico, que traduz as orienta\c{c}\~{o}es pol\'{i}tico- estrat\'{e}gicas em prioridades de defesa. Considera cen\'{a}rios prospectivos, onde s\~{a}o mapeadas as poss\'{i}veis atua\c{c}\~{o}es do poder militar, que devem ser suficientemente organizados em capacidades que cumpram metas. Essas capacidades s\~{a}o avaliadas, os gaps e excessos s\~{a}o mapeados e op\c{c}\~{o}es de desenvolvimento s\~{a}o propostas considerando as restri\c{c}\~{o}es or\c{c}ament\'{a}rias, os riscos e as prioridades de defesa. A proposta fundamenta-se no Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) e no Value-Focused Thinking (VFT) para estruturar o problema, identificar a rede de objetivos e crit\'{e}rios de avalia\c{c}\~{a}o de desempenho de uma capacidade, com foco no elemento de For\c{c}a. Para validar o modelo ser\~{a}o usadas situa\c{c}\~{o}es hipot\'{e}ticas e o modelo ser\'{a} submetido \`{a} especialistas.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação das capacidades no contexto do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). O PBC é uma metodologia de planejamento estratégico, que traduz as orientações político- estratégicas em prioridades de defesa. Considera cenários prospectivos, onde são mapeadas as possíveis atuações do poder militar, que devem ser suficientemente organizados em capacidades que cumpram metas. Essas capacidades são avaliadas, os gaps e excessos são mapeados e opções de desenvolvimento são propostas considerando as restrições orçamentárias, os riscos e as prioridades de defesa. A proposta fundamenta-se no Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) e no Value-Focused Thinking (VFT) para estruturar o problema, identificar a rede de objetivos e critérios de avaliação de desempenho de uma capacidade, com foco no elemento de Força. Para validar o modelo serão usadas situações hipotéticas e o modelo será submetido à especialistas. |
7. | Ranqueamento de drones de Guerra Eletrônica para a Marinha do Brasil por meio do método híbrido AHP-TOPSIS-2N Inproceedings Arthur Pinheiro de Araújo Costa; José Victor de Pina Corriça; Edgard Braz Alves; Sérgio Mitihiro do @inproceedings{Arthur2021Apoio,
title = {Ranqueamento de drones de Guerra Eletr\^{o}nica para a Marinha do Brasil por meio do m\'{e}todo h\'{i}brido AHP-TOPSIS-2N},
author = {Arthur Pinheiro de Ara\'{u}jo Costa and Jos\'{e} Victor de Pina Corri\c{c}a and Edgard Braz Alves and S\'{e}rgio Mitihiro do},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218593_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia capaz de auxiliar o processo de sele\c{c}\~{a}o de drones de Guerra Eletr\^{o}nica (GE) pela Marinha do Brasil (MB), com o m\'{e}todo AHP-TOPSIS-2N, um m\'{e}todo multicrit\'{e}rio h\'{i}brido composto pelos m\'{e}todos Analytic Hierarchy Process (AHP), Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). A aplica\c{c}\~{a}o da metodologia resultou em duas listas de ordena\c{c}\~{a}o e prioriza\c{c}\~{a}o de drones, proporcionando transpar\^{e}ncia e simplicidade ao processo de tomada de decis\~{a}o. Foram analisados nove modelos utilizados pelas For\c{c}as Armadas de pa\'{i}ses desenvolvidos, \`{a} luz de seis crit\'{e}rios operacionais, t\'{a}ticos e econ\^{o}micos. Ap\'{o}s a aplica\c{c}\~{a}o do m\'{e}todo, selecionou-se o MQ-9 Reaper como o drone mais adequado a ser adquirido pela MB. Este estudo traz valiosa contribui\c{c}\~{a}o \`{a} academia e a sociedade, pois representa a aplica\c{c}\~{a}o de um m\'{e}todo de Apoio Multicrit\'{e}rio \`{a} Decis\~{a}o (AMD) no estado da arte para apoiar o processo decis\'{o}rio em um problema real.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia capaz de auxiliar o processo de seleção de drones de Guerra Eletrônica (GE) pela Marinha do Brasil (MB), com o método AHP-TOPSIS-2N, um método multicritério híbrido composto pelos métodos Analytic Hierarchy Process (AHP), Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). A aplicação da metodologia resultou em duas listas de ordenação e priorização de drones, proporcionando transparência e simplicidade ao processo de tomada de decisão. Foram analisados nove modelos utilizados pelas Forças Armadas de países desenvolvidos, à luz de seis critérios operacionais, táticos e econômicos. Após a aplicação do método, selecionou-se o MQ-9 Reaper como o drone mais adequado a ser adquirido pela MB. Este estudo traz valiosa contribuição à academia e a sociedade, pois representa a aplicação de um método de Apoio Multicritério à Decisão (AMD) no estado da arte para apoiar o processo decisório em um problema real. |
8. | EFEITOS FÍSICO-QUÍMICOS DA APLICAÇÃO DE OZÔNIO EM ÁGUA POTÁVEL Inproceedings Fabrizia Henriques Bonates; Rodrigo Pessoa @inproceedings{Fabrizia2021qualidade,
title = {EFEITOS F\'{I}SICO-QU\'{I}MICOS DA APLICA\c{C}\~{A}O DE OZ\^{O}NIO EM \'{A}GUA POT\'{A}VEL},
author = {Fabrizia Henriques Bonates and Rodrigo Pessoa},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218515_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {A qualidade da \'{a}gua deve ser monitorada sobretudo nas atividades de campanha, tanto por seu importante papel de subsist\^{e}ncia, quanto pela sua possibilidade de contamina\c{c}\~{a}o de forma intencional ou espont\^{a}nea. Os par\^{a}metros f\'{i}sico-qu\'{i}micos podem auxiliar na comprova\c{c}\~{a}o da potabilidade da \'{a}gua, de forma r\'{a}pida e eficiente, ap\'{o}s a sua desinfec\c{c}\~{a}o pelo oz\^{o}nio. O presente estudo avaliou os par\^{a}metros de condutividade el\'{e}trica, o pH, o potencial de oxirredu\c{c}\~{a}o (ORP) e os s\'{o}lidos totais dissolvidos em \'{a}gua (TDS) em \'{a}gua pot\'{a}vel, antes e ap\'{o}s a aplica\c{c}\~{a}o de oz\^{o}nio em diferentes concentra\c{c}\~{o}es, demonstrando mudan\c{c}as no perfil f\'{i}sico-qu\'{i}mico da \'{a}gua que evidenciam a a\c{c}\~{a}o desinfetante do oz\^{o}nio e sugerem que esse tipo de avalia\c{c}\~{a}o pode ser utilizada com a finalidade de obter um monitoramento simples, em tempo real, para verificar a acur\'{a}cia do tratamento realizado.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A qualidade da água deve ser monitorada sobretudo nas atividades de campanha, tanto por seu importante papel de subsistência, quanto pela sua possibilidade de contaminação de forma intencional ou espontânea. Os parâmetros físico-químicos podem auxiliar na comprovação da potabilidade da água, de forma rápida e eficiente, após a sua desinfecção pelo ozônio. O presente estudo avaliou os parâmetros de condutividade elétrica, o pH, o potencial de oxirredução (ORP) e os sólidos totais dissolvidos em água (TDS) em água potável, antes e após a aplicação de ozônio em diferentes concentrações, demonstrando mudanças no perfil físico-químico da água que evidenciam a ação desinfetante do ozônio e sugerem que esse tipo de avaliação pode ser utilizada com a finalidade de obter um monitoramento simples, em tempo real, para verificar a acurácia do tratamento realizado. |
9. | Orbital analysis of the satellite formation establishment for the ITASAT#2 mission Inproceedings Caio Nahuel Sousa Fagonde; Thais Cardoso Franco; Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado; Willer Gomes dos Santos @inproceedings{is2021CubeSat,
title = {Orbital analysis of the satellite formation establishment for the ITASAT#2 mission},
author = {Caio Nahuel Sousa Fagonde and Thais Cardoso Franco and Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado and Willer Gomes dos Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218457_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
urldate = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {The.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
|
10. | Abordagens Exata e Heurística na Otimização do Problema do Caixeiro Viajante com Drone Inproceedings André Rossi Kuroswiski; Humberto Baldessarini Pires; Angelo Passaro; Lamartine Nogueira Frutuoso @inproceedings{Andr\'{e}2021Drone,
title = {Abordagens Exata e Heur\'{i}stica na Otimiza\c{c}\~{a}o do Problema do Caixeiro Viajante com Drone},
author = {Andr\'{e} Rossi Kuroswiski and Humberto Baldessarini Pires and Angelo Passaro and Lamartine Nogueira Frutuoso},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218394_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {O aumento na utiliza\c{c}\~{a}o de drones para cumprir as mais variadas tarefas tem motivado um crescimento exponencial de pesquisas que buscam otimizar o emprego desses meios, beneficiando tanto aplica\c{c}\~{o}es militares quanto civis, dentre as quais a log\'{i}stica de entregas. Nesse sentido, o uso conjugado de caminh\~{o}es e drones v\^{e}m sendo explorado com bastante interesse pela Pesquisa Operacional. Este trabalho apresenta formula\c{c}\~{o}es matem\'{a}ticas em Programa\c{c}\~{a}o Linear Inteira Mista e prop\~{o}e um Algoritmo Gen\'{e}tico h\'{i}brido (HGenFS) para a otimiza\c{c}\~{a}o de uma varia\c{c}\~{a}o do Problema do Caixeiro Viajante (Traveling Salesman Problem, TSP) chamada de Flying Sidekick TSP (FSTSP), em que caminh\~{a}o e drone atuam cooperativamente. Os resultados obtidos confirmaram que a formula\c{c}\~{a}o adotada para a solu\c{c}\~{a}o exata \'{e} adequada para resolver problemas de at\'{e} dez clientes e o HGenFS demonstrou ser capaz de encontrar solu\c{c}\~{o}es \'{o}timas para o FSTSP, em poucos segundos, ao incorporar heur\'{i}sticas espec\'{i}ficas e uma fase de busca local.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O aumento na utilização de drones para cumprir as mais variadas tarefas tem motivado um crescimento exponencial de pesquisas que buscam otimizar o emprego desses meios, beneficiando tanto aplicações militares quanto civis, dentre as quais a logística de entregas. Nesse sentido, o uso conjugado de caminhões e drones vêm sendo explorado com bastante interesse pela Pesquisa Operacional. Este trabalho apresenta formulações matemáticas em Programação Linear Inteira Mista e propõe um Algoritmo Genético híbrido (HGenFS) para a otimização de uma variação do Problema do Caixeiro Viajante (Traveling Salesman Problem, TSP) chamada de Flying Sidekick TSP (FSTSP), em que caminhão e drone atuam cooperativamente. Os resultados obtidos confirmaram que a formulação adotada para a solução exata é adequada para resolver problemas de até dez clientes e o HGenFS demonstrou ser capaz de encontrar soluções ótimas para o FSTSP, em poucos segundos, ao incorporar heurísticas específicas e uma fase de busca local. |
11. | Classificação de Imagens Utilizando Fusão de Sensores Termal e Visível Inproceedings Raoni Avilez Fiedler; Francisco Bernardo Lovato Eick @inproceedings{Raoni2021sensoriamento,
title = {Classifica\c{c}\~{a}o de Imagens Utilizando Fus\~{a}o de Sensores Termal e Vis\'{i}vel},
author = {Raoni Avilez Fiedler and Francisco Bernardo Lovato Eick},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/218041_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Utilizando uma c\^{a}mera com sensor duplo (vis\'{i}vel e termal), este trabalho avalia a altera\c{c}\~{a}o na exatid\~{a}o global de quatro classes de interesse utilizando-se diferentes composi\c{c}\~{o}es de canais nas imagens analisadas. S\~{a}o testadas as composi\c{c}\~{o}es RGB e RGBI (composi\c{c}\~{a}o RGB mais canal infravermelho). Os resultados s\~{a}o comparados utilizando os algoritmos k vizinhos mais pr\'{o}ximos (k-NN) e m\'{a}quina de vetores de suporte (SVM). Os resultados experimentais indicam que o uso da composi\c{c}\~{a}o RGBI aumenta a acur\'{a}cia na classifica\c{c}\~{a}o em 9,7%, no k-NN, e 1,9% no SVM.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Utilizando uma câmera com sensor duplo (visível e termal), este trabalho avalia a alteração na exatidão global de quatro classes de interesse utilizando-se diferentes composições de canais nas imagens analisadas. São testadas as composições RGB e RGBI (composição RGB mais canal infravermelho). Os resultados são comparados utilizando os algoritmos k vizinhos mais próximos (k-NN) e máquina de vetores de suporte (SVM). Os resultados experimentais indicam que o uso da composição RGBI aumenta a acurácia na classificação em 9,7%, no k-NN, e 1,9% no SVM. |
12. | A Tecnologia de Plasma Não-Térmico Aplicada à Proteção Individual e Coletiva DQBRN Inproceedings Rodrigo Maracajá Vaz de Lima; Edison Bittencourt; Gilberto Petraconi Filho; Fernando Gasi @inproceedings{Rodrigo2021DQBRN,
title = {A Tecnologia de Plasma N\~{a}o-T\'{e}rmico Aplicada \`{a} Prote\c{c}\~{a}o Individual e Coletiva DQBRN},
author = {Rodrigo Maracaj\'{a} Vaz de Lima and Edison Bittencourt and Gilberto Petraconi Filho and Fernando Gasi},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217825_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {H\'{a} duas vertentes de pesquisas em Prote\c{c}\~{a}o DQBRN (Defesa Qu\'{i}mica, Biol\'{o}gica, Radiol\'{o}gica, Nuclear): individual e coletiva. A primeira tem por objetivo a inova\c{c}\~{a}o novas tecnologias de materiais e nanopart\'{i}culas. A segunda est\'{a} relacionada com novos beneficiamentos de materiais e processos de esteriliza\c{c}\~{a}o. A tecnologia de Plasma N\~{a}o-T\'{e}rmico pode ser aplicada tanto para o desenvolvimento de Prote\c{c}\~{a}o Individual, com uso de nanopart\'{i}culas e sistemas h\'{i}bridos de eletrofia\c{c}\~{a}o com deposi\c{c}\~{a}o de part\'{i}culas em reator de Plasma DBD, quanto na esteriliza\c{c}\~{a}o de EPI e sistemas de HVAC e ventila\c{c}\~{a}o em edif\'{i}cios e ve\'{i}culos, contribuindo para a prote\c{c}\~{a}o DQBRN em ambientes p\'{u}blicos e nas opera\c{c}\~{o}es de Defesa.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Há duas vertentes de pesquisas em Proteção DQBRN (Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear): individual e coletiva. A primeira tem por objetivo a inovação novas tecnologias de materiais e nanopartículas. A segunda está relacionada com novos beneficiamentos de materiais e processos de esterilização. A tecnologia de Plasma Não-Térmico pode ser aplicada tanto para o desenvolvimento de Proteção Individual, com uso de nanopartículas e sistemas híbridos de eletrofiação com deposição de partículas em reator de Plasma DBD, quanto na esterilização de EPI e sistemas de HVAC e ventilação em edifícios e veículos, contribuindo para a proteção DQBRN em ambientes públicos e nas operações de Defesa. |
13. | Tecnologias habilitadoras para pesquisas em 5G-V2X Inproceedings Fernando da Silva Dutra; Rodolfo I Meneguette; Lourenco Alves Pereira Jr @inproceedings{Fernando2021Vehicle-to-everything,
title = {Tecnologias habilitadoras para pesquisas em 5G-V2X},
author = {Fernando da Silva Dutra and Rodolfo I Meneguette and Lourenco Alves Pereira Jr},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217819_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {As.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
|
14. | STPA Analysis over the earlier phases of military products life cycle Inproceedings Guilherme M B Moreira; Willian Limonge; Carlos H N Lahoz; Christopher S Cerqueira; Willer G Santos @inproceedings{Guilherme2021STPA,
title = {STPA Analysis over the earlier phases of military products life cycle},
author = {Guilherme M B Moreira and Willian Limonge and Carlos H N Lahoz and Christopher S Cerqueira and Willer G Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217813_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Airworthiness Certification is a globally accepted process to attest civil aircraft safety over the compliance with a set of requirements (certification basis) that aims to avoid the occurrence of aeronautical accidents due to design issues. Considering military airworthiness, in a similar way, the mission accomplishment verification process, in a product development contracted by the Brazilian Air Force (FAB), should seek to meet the needs and capacities to be acquired by FAB to support operational units. Therefore, clear mission requirements are key points for a good contract execution. This study has made use of a robust hazard analysis technique (STPA - System-Theoretic Accident Model and Processes) in order to investigate the causal factors which leads to negative impacts on the contract elaboration process for aeronautical military products in Brazil. STPA uses System Theory to model any process as a feedback- control structure. Focusing on losses we want to avoid, the method considers the hazards, safety constraints, unsafe control actions, causal factors and based on that, proposes requirements (which can be understood as recommendations), showing a path throughout the earlier phases of Brazilian military products life cycle to improve the contract elaboration process.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Airworthiness Certification is a globally accepted process to attest civil aircraft safety over the compliance with a set of requirements (certification basis) that aims to avoid the occurrence of aeronautical accidents due to design issues. Considering military airworthiness, in a similar way, the mission accomplishment verification process, in a product development contracted by the Brazilian Air Force (FAB), should seek to meet the needs and capacities to be acquired by FAB to support operational units. Therefore, clear mission requirements are key points for a good contract execution. This study has made use of a robust hazard analysis technique (STPA - System-Theoretic Accident Model and Processes) in order to investigate the causal factors which leads to negative impacts on the contract elaboration process for aeronautical military products in Brazil. STPA uses System Theory to model any process as a feedback- control structure. Focusing on losses we want to avoid, the method considers the hazards, safety constraints, unsafe control actions, causal factors and based on that, proposes requirements (which can be understood as recommendations), showing a path throughout the earlier phases of Brazilian military products life cycle to improve the contract elaboration process. |
15. | Compensação da Não-linearidade do Modulador de Mach-Zehnder Dual-Drive em Enlaces a Fibra Óptica por meio da Dispersão Cromática Inproceedings Luiz Carlos dos Santos Barbosa; José Edimar Barbosa Oliveira @inproceedings{Luiz2021N\~{a}o-linearidade,
title = {Compensa\c{c}\~{a}o da N\~{a}o-linearidade do Modulador de Mach-Zehnder Dual-Drive em Enlaces a Fibra \'{O}ptica por meio da Dispers\~{a}o Crom\'{a}tica},
author = {Luiz Carlos dos Santos Barbosa and Jos\'{e} Edimar Barbosa Oliveira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217803_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Apresentou-se uma an\'{a}lise mostrando os efeitos da n\~{a}o-linearidade do modulador de Mach-Zehnder dual-drive para \'{i}ndices de modula\c{c}\~{a}o baixos e elevados. Foi abordado como compensar os efeitos n\~{a}o-lineares do modulador por interm\'{e}dio da dispers\~{a}o crom\'{a}tica, utilizando um modulador em quadratura e configurado para gerar sinais modulados em banda lateral dupla. Por fim, foi demonstrado a compensa\c{c}\~{a}o da n\~{a}o-linearidade do modulador com a dispers\~{a}o crom\'{a}tica, utilizando uma transmiss\~{a}o numa constela\c{c}\~{a}o digital de amplitude em quadratura.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Apresentou-se uma análise mostrando os efeitos da não-linearidade do modulador de Mach-Zehnder dual-drive para índices de modulação baixos e elevados. Foi abordado como compensar os efeitos não-lineares do modulador por intermédio da dispersão cromática, utilizando um modulador em quadratura e configurado para gerar sinais modulados em banda lateral dupla. Por fim, foi demonstrado a compensação da não-linearidade do modulador com a dispersão cromática, utilizando uma transmissão numa constelação digital de amplitude em quadratura. |
16. | Análise de Métricas de Eficiência Operacional em Missões de Ressuprimento Aéreo Inproceedings Pedro Henrique Amancio de Carvalho; Mauri Aparecido de Oliveira; Caio Augusto de Melo Silvestre @inproceedings{Pedro2021Operacional,
title = {An\'{a}lise de M\'{e}tricas de Efici\^{e}ncia Operacional em Miss\~{o}es de Ressuprimento A\'{e}reo},
author = {Pedro Henrique Amancio de Carvalho and Mauri Aparecido de Oliveira and Caio Augusto de Melo Silvestre},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217793_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {O ressuprimento a\'{e}reo \'{e} uma a\c{c}\~{a}o de For\c{c}a A\'{e}rea destinada a apoiar tropas terrestres com o lan\c{c}amento de materiais de interesse por vetores a\'{e}reos em locais de acesso dificultado, seja por causa de restri\c{c}\~{o}es f\'{i}sicas ou situacionais. Para que uma miss\~{a}o de ressuprimento a\'{e}reo seja bem sucedida, a carga lan\c{c}ada deve atingir o solo a uma determinada dist\^{a}ncia do centro da zona de lan\c{c}amento, por\'{e}m, em um cen\'{a}rio operacional com dimens\~{o}es menores que as estipuladas nos manuais de doutrina da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira, a taxa de acerto do lan\c{c}amento fica comprometida. Este trabalho teve como objetivo analisar as m\'{e}tricas de efici\^{e}ncia dos lan\c{c}amentos a\'{e}reos por meio dos dados coletados de esquadr\~{o}es de transporte. Os resultados obtidos foram a identifica\c{c}\~{a}o do intervalo de confian\c{c}a para os lan\c{c}amentos realizados por esses esquadr\~{o}es e a probabilidade de sucesso dada uma dimens\~{a}o espec\'{i}fica da zona de lan\c{c}amento.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O ressuprimento aéreo é uma ação de Força Aérea destinada a apoiar tropas terrestres com o lançamento de materiais de interesse por vetores aéreos em locais de acesso dificultado, seja por causa de restrições físicas ou situacionais. Para que uma missão de ressuprimento aéreo seja bem sucedida, a carga lançada deve atingir o solo a uma determinada distância do centro da zona de lançamento, porém, em um cenário operacional com dimensões menores que as estipuladas nos manuais de doutrina da Força Aérea Brasileira, a taxa de acerto do lançamento fica comprometida. Este trabalho teve como objetivo analisar as métricas de eficiência dos lançamentos aéreos por meio dos dados coletados de esquadrões de transporte. Os resultados obtidos foram a identificação do intervalo de confiança para os lançamentos realizados por esses esquadrões e a probabilidade de sucesso dada uma dimensão específica da zona de lançamento. |
17. | Disponibilidade Versus Custos de Suporte: Aplicação de Modelagem e Otimização no Problema de Suporte Logístico para Aeronaves Militares Inproceedings Lucas Sales Martins; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Lucas2021Suporteb,
title = {Disponibilidade Versus Custos de Suporte: Aplica\c{c}\~{a}o de Modelagem e Otimiza\c{c}\~{a}o no Problema de Suporte Log\'{i}stico para Aeronaves Militares},
author = {Lucas Sales Martins and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217788_2.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Este artigo trata de suporte log\'{i}stico para o ciclo de vida de sistemas de armas. S\~{a}o apresentadas uma abordagem do tema no contexto de aeronaves militares e uma revis\~{a}o bibliogr\'{a}fica dos assuntos “Apoio Integrado ao Produto”, “Disponibilidade” e “Custos de Suporte”. Os v\'{i}nculos identificados entre a aplica\c{c}\~{a}o operacional e a fundamenta\c{c}\~{a}o te\'{o}rica s\~{a}o destacados durante a exposi\c{c}\~{a}o. Mais adiante, uma sequ\^{e}ncia de procedimentos t\'{e}cnicos e gerenciais \'{e} proposta para otimizar o desempenho log\'{i}stico de uma frota de aeronaves militares, em termos de Disponibilidade e Custos de Suporte, mediante o emprego de ferramentas computacionais de gerenciamento do ciclo de vida de sistemas t\'{e}cnicos complexos. Ao final do trabalho, uma aplica\c{c}\~{a}o de modelagem e otimiza\c{c}\~{a}o \'{e} realizada, tomando-se como exemplo um caso did\'{a}tico simplificado, para demonstrar os resultados e permitir um posicionamento conclusivo.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo trata de suporte logístico para o ciclo de vida de sistemas de armas. São apresentadas uma abordagem do tema no contexto de aeronaves militares e uma revisão bibliográfica dos assuntos “Apoio Integrado ao Produto”, “Disponibilidade” e “Custos de Suporte”. Os vínculos identificados entre a aplicação operacional e a fundamentação teórica são destacados durante a exposição. Mais adiante, uma sequência de procedimentos técnicos e gerenciais é proposta para otimizar o desempenho logístico de uma frota de aeronaves militares, em termos de Disponibilidade e Custos de Suporte, mediante o emprego de ferramentas computacionais de gerenciamento do ciclo de vida de sistemas técnicos complexos. Ao final do trabalho, uma aplicação de modelagem e otimização é realizada, tomando-se como exemplo um caso didático simplificado, para demonstrar os resultados e permitir um posicionamento conclusivo. |
18. | Disponibilidade Versus Custos de Suporte: Aplicação de Modelagem e Otimização no Problema de Suporte Logístico para Aeronaves Militares Inproceedings Lucas Sales Martins; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Lucas2021Suporte,
title = {Disponibilidade Versus Custos de Suporte: Aplica\c{c}\~{a}o de Modelagem e Otimiza\c{c}\~{a}o no Problema de Suporte Log\'{i}stico para Aeronaves Militares},
author = {Lucas Sales Martins and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217788_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Este artigo trata de suporte log\'{i}stico para o ciclo de vida de sistemas de armas. S\~{a}o apresentadas uma abordagem do tema no contexto de aeronaves militares e uma revis\~{a}o bibliogr\'{a}fica dos assuntos “Apoio Integrado ao Produto”, “Disponibilidade” e “Custos de Suporte”. Os v\'{i}nculos identificados entre a aplica\c{c}\~{a}o operacional e a fundamenta\c{c}\~{a}o te\'{o}rica s\~{a}o destacados durante a exposi\c{c}\~{a}o. Mais adiante, uma sequ\^{e}ncia de procedimentos t\'{e}cnicos e gerenciais \'{e} proposta para otimizar o desempenho log\'{i}stico de uma frota de aeronaves militares, em termos de Disponibilidade e Custos de Suporte, mediante o emprego de ferramentas computacionais de gerenciamento do ciclo de vida de sistemas t\'{e}cnicos complexos. Ao final do trabalho, uma aplica\c{c}\~{a}o de modelagem e otimiza\c{c}\~{a}o \'{e} realizada, tomando-se como exemplo um caso did\'{a}tico simplificado, para demonstrar os resultados e permitir um posicionamento conclusivo.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo trata de suporte logístico para o ciclo de vida de sistemas de armas. São apresentadas uma abordagem do tema no contexto de aeronaves militares e uma revisão bibliográfica dos assuntos “Apoio Integrado ao Produto”, “Disponibilidade” e “Custos de Suporte”. Os vínculos identificados entre a aplicação operacional e a fundamentação teórica são destacados durante a exposição. Mais adiante, uma sequência de procedimentos técnicos e gerenciais é proposta para otimizar o desempenho logístico de uma frota de aeronaves militares, em termos de Disponibilidade e Custos de Suporte, mediante o emprego de ferramentas computacionais de gerenciamento do ciclo de vida de sistemas técnicos complexos. Ao final do trabalho, uma aplicação de modelagem e otimização é realizada, tomando-se como exemplo um caso didático simplificado, para demonstrar os resultados e permitir um posicionamento conclusivo. |
19. | Análise do efeito do vento, como fator não controlado, nas Ações de Ressuprimento Aéreo na Força Aérea Brasileira Inproceedings Mauro G Gazola; Denise B Ferrari @inproceedings{Mauro2021Ressuprimento,
title = {An\'{a}lise do efeito do vento, como fator n\~{a}o controlado, nas A\c{c}\~{o}es de Ressuprimento A\'{e}reo na For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira},
author = {Mauro G Gazola and Denise B Ferrari},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217787_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {A capacidade da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira de apoiar tropas \'{e} fator distintivo nas campanhas militares desenvolvidas em teatros de guerra. Manter o fator surpresa das unidades infiltradas para explorar o \^{e}xito sobre o oponente exige t\'{a}ticas inovadoras e precis\~{a}o nos lan\c{c}amentos de carga nas A\c{c}\~{o}es de Ressuprimento A\'{e}reo. Nesse contexto, pesquisas em aplica\c{c}\~{o}es operacionais ganham destaque como indutoras de t\'{e}cnicas de lan\c{c}amento de carga em ambientes noturnos pelas aeronaves SC- 105 Amazonas. Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da a\c{c}\~{a}o do vento, enquanto fator n\~{a}o controlado, sobre o lan\c{c}amento de fardos em paraquedas n\~{a}o guiado de \'{u}nico est\'{a}gio. Para esse prop\'{o}sito, registros hist\'{o}ricos de caracter\'{i}sticas do vento, em um per\'{i}odo de 4 anos, foram modelados pela distribui\c{c}\~{a}o de probabilidade Weibull, que conjugada com os par\^{a}metros bal\'{i}sticos do paraquedas RAC-LS, foi implementada em Simula\c{c}\~{o}es de Monte Carlo para a mensura\c{c}\~{a}o dos desvios em rela\c{c}\~{a}o ao ponto de impacto desejado.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A capacidade da Força Aérea Brasileira de apoiar tropas é fator distintivo nas campanhas militares desenvolvidas em teatros de guerra. Manter o fator surpresa das unidades infiltradas para explorar o êxito sobre o oponente exige táticas inovadoras e precisão nos lançamentos de carga nas Ações de Ressuprimento Aéreo. Nesse contexto, pesquisas em aplicações operacionais ganham destaque como indutoras de técnicas de lançamento de carga em ambientes noturnos pelas aeronaves SC- 105 Amazonas. Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da ação do vento, enquanto fator não controlado, sobre o lançamento de fardos em paraquedas não guiado de único estágio. Para esse propósito, registros históricos de características do vento, em um período de 4 anos, foram modelados pela distribuição de probabilidade Weibull, que conjugada com os parâmetros balísticos do paraquedas RAC-LS, foi implementada em Simulações de Monte Carlo para a mensuração dos desvios em relação ao ponto de impacto desejado. |
20. | Comparação dos Requisitos de Suportabilidade com os de Aeronavegabilidade de um Sistema Aeroespacial Complexo Inproceedings João Henrique Amorim de Almeida; Cel Dr Fernando T M Abrahão @inproceedings{Jo\~{a}o2021Aeronavegabilidade,
title = {Compara\c{c}\~{a}o dos Requisitos de Suportabilidade com os de Aeronavegabilidade de um Sistema Aeroespacial Complexo},
author = {Jo\~{a}o Henrique Amorim de Almeida and Cel Dr Fernando T M Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217786_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {O cumprimento dos requisitos de um sistema ae- roespacial complexo como a aeronave \'{e} fundamental para ga- rantir um n\'{i}vel aceit\'{a}vel de seguran\c{c}a e tamb\'{e}m outros fatores relativos \`{a} suportabilidade, como confiabilidade e manutenibili- dade. Por\'{e}m, ainda faltam an\'{a}lises em ferramentas e metodolo- gias para viabilizar e adequar o conceito de suportabilidade em aeronaves da Categoria Normal, bem como estudos que possam avaliar os impactos que a aplica\c{c}\~{a}o desse conceito poder\'{a} trazer aos fabricantes e operadores. Com isso, este artigo apresenta uma compara\c{c}\~{a}o dos Requisitos de Aeronavegabilidade utiliza- dos pelas principais Autoridades de Avia\c{c}\~{a}o Civil Internacio- nais, dentre elas, a Federal Aviation Administration - FAA, a European Aviation Safety Agency - EASA e Ag\^{e}ncia Nacional de Avia\c{c}\~{a}o Civil - ANAC, com os requisitos de Suportabilidade do Integrated Product Support - IPS em todo o ciclo de vida, identi- ficando os principais inputs, elementos, atividades e outputs. Com a an\'{a}lise comparativa dos requisitos nas fases do ciclo de vida, foi poss\'{i}vel identificar a necessidade de aplicar o conceito de suporte concomitante ao processo de certifica\c{c}\~{a}o, pois poder\'{a} impactar na maturidade do produto ao adentrar na fase de opera\c{c}\~{a}o.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O cumprimento dos requisitos de um sistema ae- roespacial complexo como a aeronave é fundamental para ga- rantir um nível aceitável de segurança e também outros fatores relativos à suportabilidade, como confiabilidade e manutenibili- dade. Porém, ainda faltam análises em ferramentas e metodolo- gias para viabilizar e adequar o conceito de suportabilidade em aeronaves da Categoria Normal, bem como estudos que possam avaliar os impactos que a aplicação desse conceito poderá trazer aos fabricantes e operadores. Com isso, este artigo apresenta uma comparação dos Requisitos de Aeronavegabilidade utiliza- dos pelas principais Autoridades de Aviação Civil Internacio- nais, dentre elas, a Federal Aviation Administration - FAA, a European Aviation Safety Agency - EASA e Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, com os requisitos de Suportabilidade do Integrated Product Support - IPS em todo o ciclo de vida, identi- ficando os principais inputs, elementos, atividades e outputs. Com a análise comparativa dos requisitos nas fases do ciclo de vida, foi possível identificar a necessidade de aplicar o conceito de suporte concomitante ao processo de certificação, pois poderá impactar na maturidade do produto ao adentrar na fase de operação. |