1. | Avaliação da Eficiência de uma Medida de Ataque Eletrônico sobre um Radar Phased Array 3-D Inproceedings Bruno Abreu; Thales Raia @inproceedings{226673,
title = {Avalia\c{c}\~{a}o da Efici\^{e}ncia de uma Medida de Ataque Eletr\^{o}nico sobre um Radar Phased Array 3-D},
author = {Bruno Abreu and Thales Raia},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226673_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Nos cen\'{a}rios de Guerra Eletr\^{o}nica moderna, um radar do tipo "Phased Array" pode ser empregado para realizar in\'{u}meras tarefas. A avalia\c{c}\~{a}o da efici\^{e}ncia de Medidas de Ataque Eletr\^{o}nico (MAE) n\~{a}o destrutivas a um radar deste tipo, permite analisar que solu\c{c}\~{o}es de MAE podem ser melhor aplicadas a um determinado cen\'{a}rio. Neste trabalho, a avalia\c{c}\~{a}o da efici\^{e}ncia de um bloqueio de ponto, realizado por meio da transmiss\~{a}o de sinais banda estreita, modulados em amplitude (AM), perante um radar que possui capacidade de estima\c{c}\~{a}o da eleva\c{c}\~{a}o de alvos, foi realizada, utilizando-se de sinais simulados. Para esta avalia\c{c}\~{a}o, foram selecionados algoritmos cl\'{a}ssicos de estima\c{c}\~{a}o da dire\c{c}\~{a}o de chegada (DoA), no radar simulado. Os resultados demonstram que sinais interferidores desta natureza, s\~{a}o capazes de degradar o desempenho dos algoritmos de estima\c{c}\~{a}o de DoA, utilizando uma pot\^{e}ncia de pico comparativamente menor que a pot\^{e}ncia do eco incidente no receptor radar, para diferen\c{c}as angulares, relativamente grandes entre alvos.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Nos cenários de Guerra Eletrônica moderna, um radar do tipo "Phased Array" pode ser empregado para realizar inúmeras tarefas. A avaliação da eficiência de Medidas de Ataque Eletrônico (MAE) não destrutivas a um radar deste tipo, permite analisar que soluções de MAE podem ser melhor aplicadas a um determinado cenário. Neste trabalho, a avaliação da eficiência de um bloqueio de ponto, realizado por meio da transmissão de sinais banda estreita, modulados em amplitude (AM), perante um radar que possui capacidade de estimação da elevação de alvos, foi realizada, utilizando-se de sinais simulados. Para esta avaliação, foram selecionados algoritmos clássicos de estimação da direção de chegada (DoA), no radar simulado. Os resultados demonstram que sinais interferidores desta natureza, são capazes de degradar o desempenho dos algoritmos de estimação de DoA, utilizando uma potência de pico comparativamente menor que a potência do eco incidente no receptor radar, para diferenças angulares, relativamente grandes entre alvos. |
2. | Aplicando Engenharia de Sistema Baseada em Modelos para suportar Projetos Aeroespaciais Militares no Brasil Inproceedings Guilherme Moreira; Christopher Cerqueira; Daniel Pleffken @inproceedings{226668,
title = {Aplicando Engenharia de Sistema Baseada em Modelos para suportar Projetos Aeroespaciais Militares no Brasil},
author = {Guilherme Moreira and Christopher Cerqueira and Daniel Pleffken},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226668_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Os projetos aeroespaciais militares no Brasil precisam demonstrar o cumprimento dos requisitos relacionados \`{a} miss\~{a}o e \`{a} seguran\c{c}a durante a fase de certifica\c{c}\~{a}o. Tal demonstra\c{c}\~{a}o \'{e} realizada atrav\'{e}s de uma s\'{e}rie de m\'{e}todos de cumprimento de requisitos e.g an\'{a}lise, teste em solo, teste em voo, etc. A robustez do processo de certifica\c{c}\~{a}o, fomenta a necessidade dos desenvolvedores de projeto na ado\c{c}\~{a}o de estrat\'{e}gias para incrementar a precis\~{a}o e a confian\c{c}a nos resultados dos testes a fim de economizar tempo e reduzir custos. Neste sentido, a Engenharia de Sistemas Baseada em Modelos, demonstrou sua utilidade e praticidade para valida\c{c}\~{a}o de desempenho de sistemas cr\'{i}ticos de projetos aeroespaciais. Al\'{e}m disso, foi poss\'{i}vel verificar a utilidade do uso de metodologia baseada em modelos em tarefas de avalia\c{c}\~{a}o de falhas, seguran\c{c}a e processo de certifica\c{c}\~{a}o.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Os projetos aeroespaciais militares no Brasil precisam demonstrar o cumprimento dos requisitos relacionados à missão e à segurança durante a fase de certificação. Tal demonstração é realizada através de uma série de métodos de cumprimento de requisitos e.g análise, teste em solo, teste em voo, etc. A robustez do processo de certificação, fomenta a necessidade dos desenvolvedores de projeto na adoção de estratégias para incrementar a precisão e a confiança nos resultados dos testes a fim de economizar tempo e reduzir custos. Neste sentido, a Engenharia de Sistemas Baseada em Modelos, demonstrou sua utilidade e praticidade para validação de desempenho de sistemas críticos de projetos aeroespaciais. Além disso, foi possível verificar a utilidade do uso de metodologia baseada em modelos em tarefas de avaliação de falhas, segurança e processo de certificação. |
3. | Localização aérea por descritores locais de imagem baseados em inteligência artificial. Inproceedings Bruno Dantas; Elcio Shiguemori; Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães @inproceedings{226662,
title = {Localiza\c{c}\~{a}o a\'{e}rea por descritores locais de imagem baseados em intelig\^{e}ncia artificial.},
author = {Bruno Dantas and Elcio Shiguemori and Lamartine Nogueira Frutuoso Guimar\~{a}es},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226662_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Visando uma alternativa robusta ao sistema global de navega\c{c}\~{a}o por sat\'{e}lite(GNSS), foram propostas t\'{e}cnicas baseadas em redes neurais convolucionais para a tarefa de localiza\c{c}\~{a}o por imagens atrav\'{e}s da compara\c{c}\~{a}o entre cenas a\'{e}reas e satelitais. Por\'{e}m, a maioria dessas abordagens exige treinamento da rede antes de um novo voo. Assim, este trabalho comparou os descritores de imagens LOFTr, SuperGlue e D2NET, baseados em intelig\^{e}ncia artificial com os descritores: SIFT, ORB e AKAZE. Foram levantadas imagens de c\^{a}meras acopladas a aeronaves a 80 metros de altura e os descritores geraram pontos correspondentes ao mesmo local em imagens satelitais. Ap\'{o}s esse passo, foi estimada a homografia e selecionados os pontos comuns(hom\'{o}logos) utilizando o algoritmo RANSAC. Os descritores baseados em rede neural e mecanismo de aten\c{c}\~{a}o apresentaram um n\'{u}mero de pontos hom\'{o}logos muito superior aos descritores tradicionais, al\'{e}m de obter uma estimativa com erro m\'{e}dio inferior a um metro em rela\c{c}\~{a}o ao m\'{e}todo manual.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Visando uma alternativa robusta ao sistema global de navegação por satélite(GNSS), foram propostas técnicas baseadas em redes neurais convolucionais para a tarefa de localização por imagens através da comparação entre cenas aéreas e satelitais. Porém, a maioria dessas abordagens exige treinamento da rede antes de um novo voo. Assim, este trabalho comparou os descritores de imagens LOFTr, SuperGlue e D2NET, baseados em inteligência artificial com os descritores: SIFT, ORB e AKAZE. Foram levantadas imagens de câmeras acopladas a aeronaves a 80 metros de altura e os descritores geraram pontos correspondentes ao mesmo local em imagens satelitais. Após esse passo, foi estimada a homografia e selecionados os pontos comuns(homólogos) utilizando o algoritmo RANSAC. Os descritores baseados em rede neural e mecanismo de atenção apresentaram um número de pontos homólogos muito superior aos descritores tradicionais, além de obter uma estimativa com erro médio inferior a um metro em relação ao método manual. |
4. | Viabilização de Controle de Rolamento para Foguetes de Sondagem Inproceedings João Raphael Guimarães @inproceedings{226659,
title = {Viabiliza\c{c}\~{a}o de Controle de Rolamento para Foguetes de Sondagem},
author = {Jo\~{a}o Raphael Guimar\~{a}es},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226659_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Este trabalho apresenta o estudo da viabiliza\c{c}\~{a}o de controle de rolamento para um foguete de sondagem destinado \`{a} competi\c{c}\~{o}es universit\'{a}rias, podendo ser aplicado, tamb\'{e}m, no setor de defesa. Busca-se aqui demonstrar a modelagem matem\'{a}tica da din\^{a}mica do foguete em 6 graus de liberdade, seguido da proposi\c{c}\~{a}o de requisitos e desenvolvimento de um modelo de superf\'{i}cie de controle de rolamento para o foguete. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas de software comercial MATLAB/SIMULINK? e o Missile Data Compedium, Missile DATCOM. Palavras-Chave? Controle, Din\^{a}mica, Foguete},
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pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta o estudo da viabilização de controle de rolamento para um foguete de sondagem destinado à competições universitárias, podendo ser aplicado, também, no setor de defesa. Busca-se aqui demonstrar a modelagem matemática da dinâmica do foguete em 6 graus de liberdade, seguido da proposição de requisitos e desenvolvimento de um modelo de superfície de controle de rolamento para o foguete. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas de software comercial MATLAB/SIMULINK? e o Missile Data Compedium, Missile DATCOM. Palavras-Chave? Controle, Dinâmica, Foguete |
5. | A Utilização de Métodos de Apoio Multicritério à Decisão na Escolha de Sistemas Espaciais Inproceedings Ygor de Souza; Christopher Cerqueira; Mischel Carmen Neyra Belderrain; Pedro de Albuquerque @inproceedings{226654,
title = {A Utiliza\c{c}\~{a}o de M\'{e}todos de Apoio Multicrit\'{e}rio \`{a} Decis\~{a}o na Escolha de Sistemas Espaciais},
author = {Ygor de Souza and Christopher Cerqueira and Mischel Carmen Neyra Belderrain and Pedro de Albuquerque},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226654_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {O processo de engenharia de um sistema complexo leva \`{a} problemas de decis\~{a}o, por exemplo, para definir quais objetivos e necessidades devem ser incorporados \`{a} arquitetura do sistema e quais alternativas de tecnologias s\~{a}o mais adequadas em rela\c{c}\~{a}o aos requisitos do sistema elicitados. O problema de decis\~{a}o deste estudo \'{e} a escolha de um produto espacial e estrat\'{e}gico para a Defesa Nacional. Os sistemas espaciais s\~{a}o sistemas complexos; logo, o desempenho de sua arquitetura deve atingir os valores das partes interessadas. Este objetivo ser\'{a} alcan\c{c}ado utilizando o Value-Focused thnking (VFT) para estruturar o problema de decis\~{a}o e os m\'{e}todos Analytic Hierarchy Process (AHP) e Combinative Distance-Based Assessment (CODAS) par escolher o melhor produto espacial. Ao final, foi poss\'{i}vel concluir que a utiliza\c{c}\~{a}o de m\'{e}todos para Apoio Multicrit\'{e}rio \`{a} Decis\~{a}o (AMD) foi relevante para selecionar as tecnologias que melhor atendessem os requisitos do projeto Lessonia, previsto no Programa Estrat\'{e}gico de Sistemas Espaciais (PESE), considerando-os crit\'{e}rios e subcrit\'{e}rios, a hierarquia da decis\~{a}o em quest\~{a}o.},
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pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O processo de engenharia de um sistema complexo leva à problemas de decisão, por exemplo, para definir quais objetivos e necessidades devem ser incorporados à arquitetura do sistema e quais alternativas de tecnologias são mais adequadas em relação aos requisitos do sistema elicitados. O problema de decisão deste estudo é a escolha de um produto espacial e estratégico para a Defesa Nacional. Os sistemas espaciais são sistemas complexos; logo, o desempenho de sua arquitetura deve atingir os valores das partes interessadas. Este objetivo será alcançado utilizando o Value-Focused thnking (VFT) para estruturar o problema de decisão e os métodos Analytic Hierarchy Process (AHP) e Combinative Distance-Based Assessment (CODAS) par escolher o melhor produto espacial. Ao final, foi possível concluir que a utilização de métodos para Apoio Multicritério à Decisão (AMD) foi relevante para selecionar as tecnologias que melhor atendessem os requisitos do projeto Lessonia, previsto no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), considerando-os critérios e subcritérios, a hierarquia da decisão em questão. |
6. | O papel do ozônio no tratamento de água. Inproceedings Fabrizia Bonates; Argemiro Sobrinho; Marcio Pimentel @inproceedings{226653,
title = {O papel do oz\^{o}nio no tratamento de \'{a}gua.},
author = {Fabrizia Bonates and Argemiro Sobrinho and Marcio Pimentel},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226653_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {In military´s operations, water is essential for troop maintenance and the operation of the field hospital. Ozone plays an important role in water treatment, acting in taste and odor control, water color reduction, oxidation of compounds and water disinfection. The objective of this work is to investigate the physical-chemical and biological modifications of raw water, collected from four different sources, to understand the ozonation mechanism in waters with different characteristics. The results suggest the presence of different oxidative pathways, with better treatment efficiency found in DLK sample. The other samples showed less effectiveness in ozone´s action, possibly because they have an indirect oxidative profile, with greater destruction of ozone, due to the presence of ammonia or nitrate in the water sources.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
In military´s operations, water is essential for troop maintenance and the operation of the field hospital. Ozone plays an important role in water treatment, acting in taste and odor control, water color reduction, oxidation of compounds and water disinfection. The objective of this work is to investigate the physical-chemical and biological modifications of raw water, collected from four different sources, to understand the ozonation mechanism in waters with different characteristics. The results suggest the presence of different oxidative pathways, with better treatment efficiency found in DLK sample. The other samples showed less effectiveness in ozone´s action, possibly because they have an indirect oxidative profile, with greater destruction of ozone, due to the presence of ammonia or nitrate in the water sources. |
7. | Disponibilidade Versus Custos: Um estudo de caso de dimensionamento de frota para operações aéreas à luz sistêmica do Suporte Integrado do Produto Inproceedings Luciana De Oliveira; Fernando Abrahão @inproceedings{226650,
title = {Disponibilidade Versus Custos: Um estudo de caso de dimensionamento de frota para opera\c{c}\~{o}es a\'{e}reas \`{a} luz sist\^{e}mica do Suporte Integrado do Produto},
author = {Luciana De Oliveira and Fernando Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226650_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Um dos dilemas vividos por companhias a\'{e}reas est\'{a} na escolha de como melhor utilizar suas aeronaves. A opera\c{c}\~{a}o de uma frota com alta taxa de utiliza\c{c}\~{a}o de aeronaves parece ser uma melhor escolha sob o ponto de vista da dilui\c{c}\~{a}o dos custos fixos, mas que pode n\~{a}o ser v\'{a}lida no m\'{e}dio e longo prazo. A literatura n\~{a}o \'{e} clara quanto a um m\'{e}todo para o dimensionamento de uma frota por meio de uma vis\~{a}o sist\^{e}mica e de longo prazo levando em considera\c{c}\~{a}o todos os elementos do suporte log\'{i}stico integrado. Esse artigo modela, por meio de um estudo de caso, a utiliza\c{c}\~{a}o de uma frota com todo o seu sistema de suporte e \'{i}ndices de desempenho (disponibilidade versus custos) para comparar estrat\'{e}gias diferentes para o seu dimensionamento, considerando o ciclo de vida como um todo. Como resultado pode-se observar que um dimensionamento maior da frota leva a uma redu\c{c}\~{a}o nos custos do ciclo de vida. Palavras-Chave: suporte integrado do produto, dimensionamento da frota, custo do ciclo de vida.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Um dos dilemas vividos por companhias aéreas está na escolha de como melhor utilizar suas aeronaves. A operação de uma frota com alta taxa de utilização de aeronaves parece ser uma melhor escolha sob o ponto de vista da diluição dos custos fixos, mas que pode não ser válida no médio e longo prazo. A literatura não é clara quanto a um método para o dimensionamento de uma frota por meio de uma visão sistêmica e de longo prazo levando em consideração todos os elementos do suporte logístico integrado. Esse artigo modela, por meio de um estudo de caso, a utilização de uma frota com todo o seu sistema de suporte e índices de desempenho (disponibilidade versus custos) para comparar estratégias diferentes para o seu dimensionamento, considerando o ciclo de vida como um todo. Como resultado pode-se observar que um dimensionamento maior da frota leva a uma redução nos custos do ciclo de vida. Palavras-Chave: suporte integrado do produto, dimensionamento da frota, custo do ciclo de vida. |
8. | Estudo da influência do tratamento térmico na superfície de filmes finos metálicos como Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética Inproceedings Victoria Kohler; Larissa Martins Rivera; Rafael Gallina Delatorre; Moisés Parucker; Viviane Soethe @inproceedings{226648,
title = {Estudo da influ\^{e}ncia do tratamento t\'{e}rmico na superf\'{i}cie de filmes finos met\'{a}licos como Materiais Absorvedores de Radia\c{c}\~{a}o Eletromagn\'{e}tica},
author = {Victoria Kohler and Larissa Martins Rivera and Rafael Gallina Delatorre and Mois\'{e}s Parucker and Viviane Soethe},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226648_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Filmes finos de alum\'{i}nio e tit\^{a}nio, com espessuras da ordem de nan\^{o}metros, depositados sobre substrato de poli (tereftalato de etileno) e produzidos por meio da t\'{e}cnica de evapora\c{c}\~{a}o resistiva foram avaliados no presente estudo. A pesquisa visa verificar a efici\^{e}ncia dos filmes quanto \`{a} atenua\c{c}\~{a}o da energia da onda eletromagn\'{e}tica incidente na faixa de frequ\^{e}ncia microondas (8-12 GHz), visto que \'{e} a faixa compreendida pelos radares na ind\'{u}stria de defesa aeron\'{a}utica. O procedimento realizado consistia em submeter as amostras a processos de aquecimento controlado em diferentes temperaturas, variando de 80 ? 140°C. Verificou-se altera\c{c}\~{o}es na continuidade dos filmes e gera\c{c}\~{o}es de defeitos, que foram respons\'{a}veis por alterar suas propriedades de absor\c{c}\~{a}o.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Filmes finos de alumínio e titânio, com espessuras da ordem de nanômetros, depositados sobre substrato de poli (tereftalato de etileno) e produzidos por meio da técnica de evaporação resistiva foram avaliados no presente estudo. A pesquisa visa verificar a eficiência dos filmes quanto à atenuação da energia da onda eletromagnética incidente na faixa de frequência microondas (8-12 GHz), visto que é a faixa compreendida pelos radares na indústria de defesa aeronáutica. O procedimento realizado consistia em submeter as amostras a processos de aquecimento controlado em diferentes temperaturas, variando de 80 ? 140°C. Verificou-se alterações na continuidade dos filmes e gerações de defeitos, que foram responsáveis por alterar suas propriedades de absorção. |
9. | Simulation of an Interferometric Fiber Optic Gyroscope Applied to a Rocket Model Inproceedings Gabriel Nunes; Antônio Carvalho; Adalberto Tavares Júnior; Luis Vito; João Sakamoto; Neusa Oliveira @inproceedings{226646,
title = {Simulation of an Interferometric Fiber Optic Gyroscope Applied to a Rocket Model},
author = {Gabriel Nunes and Ant\^{o}nio Carvalho and Adalberto Tavares J\'{u}nior and Luis Vito and Jo\~{a}o Sakamoto and Neusa Oliveira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226646_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {In this work, a navigation and control algorithm of a microsatellite launch vehicle was simulated together with noise models representing real gyroscopes. Three gyroscope noise models were studied and validated by calculating the Allan variance. Then, the trajectory was simulated to compare two types of gyroscope, one interferometric optic fiber gyroscope and one micro-electro-mechanical system gyroscope. The difference between the reference trajectory and the trajectory calculated using an ideal gyroscope is 0.20 km (? 1% error). The difference between the reference trajectory and the trajectory with the IFOG is 4.66 km (? 16% error). The difference between the reference trajectory and the trajectory with the MEMS is 5.92 km (? 20% error). As for the final attitude, it showed a negligible error with both types of gyroscopes. The results showed that the navigation and control algorithm used was able to correctly stabilize the vehicle?s attitude. However, it still requires improvements to follow the desired trajectory and not just the attitude.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
In this work, a navigation and control algorithm of a microsatellite launch vehicle was simulated together with noise models representing real gyroscopes. Three gyroscope noise models were studied and validated by calculating the Allan variance. Then, the trajectory was simulated to compare two types of gyroscope, one interferometric optic fiber gyroscope and one micro-electro-mechanical system gyroscope. The difference between the reference trajectory and the trajectory calculated using an ideal gyroscope is 0.20 km (? 1% error). The difference between the reference trajectory and the trajectory with the IFOG is 4.66 km (? 16% error). The difference between the reference trajectory and the trajectory with the MEMS is 5.92 km (? 20% error). As for the final attitude, it showed a negligible error with both types of gyroscopes. The results showed that the navigation and control algorithm used was able to correctly stabilize the vehicle?s attitude. However, it still requires improvements to follow the desired trajectory and not just the attitude. |
10. | Influence of Cosmic Radiation on RF Signal Envelope Detectors Assisted by Microwave Photonics on Board CubeSats Inproceedings André Paim Gonçalves; Felipe Marins; Felipe Ivo; Ricardo Ribeiro; Olympio Coutinho; Heitor Albuquerque @inproceedings{226645,
title = {Influence of Cosmic Radiation on RF Signal Envelope Detectors Assisted by Microwave Photonics on Board CubeSats},
author = {Andr\'{e} Paim Gon\c{c}alves and Felipe Marins and Felipe Ivo and Ricardo Ribeiro and Olympio Coutinho and Heitor Albuquerque},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226645_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {This paper intends to make a brief analysis of the influence of cosmic radiation on RF signal envelope detectors implemented by Microwave Photonics (MWP) techniques on board CubeSats. Such satellites are small, can operate in low orbit, and have very stringent requirements regarding power consumption, volume, and weight. Receivers based on envelope detectors assisted by MWP are candidates for boarding CubeSats. Such receivers that employ Bragg grating on silica optical fiber are influenced by cosmic radiation and end up having their Bragg resonance frequency altered. This work proposes a numerical analysis from data obtained in the literature to simulate the photonic RF receiver behavior under the influence of a 2 krad cosmic radiation load accumulated over two years of satellite operation in low orbit. The accumulated cosmic radiation, for these conditions, can cause a 10 pm deviation in the Bragg grating, which does not impact the photonic RF receiver.},
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pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
This paper intends to make a brief analysis of the influence of cosmic radiation on RF signal envelope detectors implemented by Microwave Photonics (MWP) techniques on board CubeSats. Such satellites are small, can operate in low orbit, and have very stringent requirements regarding power consumption, volume, and weight. Receivers based on envelope detectors assisted by MWP are candidates for boarding CubeSats. Such receivers that employ Bragg grating on silica optical fiber are influenced by cosmic radiation and end up having their Bragg resonance frequency altered. This work proposes a numerical analysis from data obtained in the literature to simulate the photonic RF receiver behavior under the influence of a 2 krad cosmic radiation load accumulated over two years of satellite operation in low orbit. The accumulated cosmic radiation, for these conditions, can cause a 10 pm deviation in the Bragg grating, which does not impact the photonic RF receiver. |
11. | Análise de Métodos de Pesquisa Operacional para Redução do Tempo e Custo das Tarefas de Teste em Voo de Sistemas Aeroespaciais Inproceedings João Almeida; Fernando Abrahão @inproceedings{226642,
title = {An\'{a}lise de M\'{e}todos de Pesquisa Operacional para Redu\c{c}\~{a}o do Tempo e Custo das Tarefas de Teste em Voo de Sistemas Aeroespaciais},
author = {Jo\~{a}o Almeida and Fernando Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226642_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Os testes em voo do processo de certifica\c{c}\~{a}o aeron\'{a}utica, al\'{e}m de complexos e demorados, representam um dos maiores custos devido a diversos elementos como: m\~{a}o de obra qualificada, infraestrutura e recursos computacionais espec\'{i}ficos. Estes s\~{a}o cruciais para garantir que os dados coletados estejam de acordo com os requisitos requeridos pelas autoridades de avia\c{c}\~{a}o. Os m\'{e}todos de condu\c{c}\~{a}o dos testes influenciam diretamente no planejamento. Com isso, este artigo analisa as tarefas de testes em voo, utilizando pesquisa operacional, aplicando os requisitos com as restri\c{c}\~{o}es e rela\c{c}\~{o}es l\'{o}gicas envolvidas para verificar a compatibilidade, sequenciamento, custo e an\'{a}lise qualitativa.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Os testes em voo do processo de certificação aeronáutica, além de complexos e demorados, representam um dos maiores custos devido a diversos elementos como: mão de obra qualificada, infraestrutura e recursos computacionais específicos. Estes são cruciais para garantir que os dados coletados estejam de acordo com os requisitos requeridos pelas autoridades de aviação. Os métodos de condução dos testes influenciam diretamente no planejamento. Com isso, este artigo analisa as tarefas de testes em voo, utilizando pesquisa operacional, aplicando os requisitos com as restrições e relações lógicas envolvidas para verificar a compatibilidade, sequenciamento, custo e análise qualitativa. |
12. | Gerenciamento da defasagem na capacitação de pessoal do Exército Brasileiro em Guerra Eletrônica utilizando o Value-Focused Thinking (VFT) Inproceedings Ezequiel Bastos; Mischel Carmen Neyra Belderrain @inproceedings{226639,
title = {Gerenciamento da defasagem na capacita\c{c}\~{a}o de pessoal do Ex\'{e}rcito Brasileiro em Guerra Eletr\^{o}nica utilizando o Value-Focused Thinking (VFT)},
author = {Ezequiel Bastos and Mischel Carmen Neyra Belderrain},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226639_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {A fim de se obter as capacidades operacionais associadas \`{a} Guerra Eletr\^{o}nica (GE), o Ex\'{e}rcito Brasileiro (EB) deve manter atualizado e com altos n\'{i}veis de capacita\c{c}\~{a}o seu pessoal. Entretanto, h\'{a} um desafio a ser gerenciado, o problema de defasagem no desenvolvimento de compet\^{e}ncias devido \`{a} cont\'{i}nua evolu\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica de Sistemas e Material de Emprego Militar. O objetivo deste trabalho \'{e} a estrutura\c{c}\~{a}o do problema descrito com base nos valores do EB. Foi aplicado o Value-Focused Thinking (VFT) para a compreens\~{a}o do problema, defini\c{c}\~{a}o do seu contexto e levantamento de informa\c{c}\~{o}es de stakeholders da \'{a}rea de GE, orientando a cria\c{c}\~{a}o de linhas de a\c{c}\~{a}o para o melhor gerenciamento poss\'{i}vel da quest\~{a}o. Logo, p\^{o}de-se verificar a pertin\^{e}ncia do VFT como ferramenta de estrutura\c{c}\~{a}o do problema, a qual apresentou aos decisores alternativas para a efetiva redu\c{c}\~{a}o da defasagem na capacita\c{c}\~{a}o de recursos humanos em GE com base em objetivos focados em valores, permitindo a posterior tomada de decis\~{a}o com menos riscos.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A fim de se obter as capacidades operacionais associadas à Guerra Eletrônica (GE), o Exército Brasileiro (EB) deve manter atualizado e com altos níveis de capacitação seu pessoal. Entretanto, há um desafio a ser gerenciado, o problema de defasagem no desenvolvimento de competências devido à contínua evolução tecnológica de Sistemas e Material de Emprego Militar. O objetivo deste trabalho é a estruturação do problema descrito com base nos valores do EB. Foi aplicado o Value-Focused Thinking (VFT) para a compreensão do problema, definição do seu contexto e levantamento de informações de stakeholders da área de GE, orientando a criação de linhas de ação para o melhor gerenciamento possível da questão. Logo, pôde-se verificar a pertinência do VFT como ferramenta de estruturação do problema, a qual apresentou aos decisores alternativas para a efetiva redução da defasagem na capacitação de recursos humanos em GE com base em objetivos focados em valores, permitindo a posterior tomada de decisão com menos riscos. |
13. | Método de Apoio à Decisões de Projeto Baseado no Custo do Ciclo de Vida e na Estrutura de Suporte Inproceedings Daniel Buch @inproceedings{226637,
title = {M\'{e}todo de Apoio \`{a} Decis\~{o}es de Projeto Baseado no Custo do Ciclo de Vida e na Estrutura de Suporte},
author = {Daniel Buch},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226637_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Resumo - Este trabalho modela uma estrat\'{e}gia de solu\c{c}\~{a}o para sele\c{c}\~{a}o de defini\c{c}\~{o}es de projeto, na fase de desenvolvimento, com base no reflexo destas no custo do ciclo de vida, por meio da modelagem dos aspectos de suportabilidade e empregando otimiza\c{c}\~{a}o simult\^{a}nea da estrat\'{e}gia de suporte, da aloca\c{c}\~{a}o de recursos, da localiza\c{c}\~{a}o de estoques e de seus n\'{i}veis, permitindo compara\c{c}\~{o}es de custo detalhadas. Um estudo de caso, avaliou a integra\c{c}\~{a}o do conceito modular a um motor aeron\'{a}utico, identificando vantagens e desvantagens, apontando que o conceito modular traz uma redu\c{c}\~{a}o global no custo de suporte, mas pode ter um desempenho inferior nos custos com manuten\c{c}\~{a}o preventiva, al\'{e}m de gerar uma concentra\c{c}\~{a}o de esfor\c{c}os no segundo escal\~{a}o de manuten\c{c}\~{a}o. O estudo aponta que a otimiza\c{c}\~{a}o da estrat\'{e}gia de suporte resulta em ganhos expressivos no desempenho do suporte log\'{i}stico, mostrando ser relevante seu emprego na avalia\c{c}\~{a}o de solu\c{c}\~{o}es de projeto. Palavras-Chave -Suportabilidade de Sistemas Complexos, Engenharia Log\'{i}stica, Estrat\'{e}gia de Suporte},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Resumo - Este trabalho modela uma estratégia de solução para seleção de definições de projeto, na fase de desenvolvimento, com base no reflexo destas no custo do ciclo de vida, por meio da modelagem dos aspectos de suportabilidade e empregando otimização simultânea da estratégia de suporte, da alocação de recursos, da localização de estoques e de seus níveis, permitindo comparações de custo detalhadas. Um estudo de caso, avaliou a integração do conceito modular a um motor aeronáutico, identificando vantagens e desvantagens, apontando que o conceito modular traz uma redução global no custo de suporte, mas pode ter um desempenho inferior nos custos com manutenção preventiva, além de gerar uma concentração de esforços no segundo escalão de manutenção. O estudo aponta que a otimização da estratégia de suporte resulta em ganhos expressivos no desempenho do suporte logístico, mostrando ser relevante seu emprego na avaliação de soluções de projeto. Palavras-Chave -Suportabilidade de Sistemas Complexos, Engenharia Logística, Estratégia de Suporte |
14. | Modelos alternativos para predição do alcance máximo de mísseis Ar-Ar em simulações de alta fidelidade Inproceedings Andre Kuroswiski; Diego Geraldo; Andre Negrao Costa; Angelo Passaro @inproceedings{226634,
title = {Modelos alternativos para predi\c{c}\~{a}o do alcance m\'{a}ximo de m\'{i}sseis Ar-Ar em simula\c{c}\~{o}es de alta fidelidade},
author = {Andre Kuroswiski and Diego Geraldo and Andre Negrao Costa and Angelo Passaro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226634_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {A predi\c{c}\~{a}o da efic\'{a}cia de m\'{i}sseis ar-ar em um combate a\'{e}reo \'{e} um fator determinante para as decis\~{o}es de engajamento de uma aeronave. Modelos propostos na literatura buscam equilibrar a precis\~{a}o nas predi\c{c}\~{o}es com o desempenho computacional, visando c\'{a}lculos em tempo real, seja para sistemas embarcados na aeronave ou para a representa\c{c}\~{a}o em simuladores de alta fidelidade. Este trabalho apresenta uma nova proposta de modelagem baseada em regress\~{a}o polinomial que, apesar da simplicidade, foi capaz de superar modelos no estado da arte baseados em redes neurais na predi\c{c}\~{a}o do alcance m\'{a}ximo de lan\c{c}amento. Os resultados encontrados indicaram um erro absoluto m\'{e}dio de apenas 0,35 milhas n\'{a}uticas nas predi\c{c}\~{o}es do alcance m\'{a}ximo em dados com uma dist\^{a}ncia m\'{e}dia de 17,9 milhas n\'{a}uticas.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A predição da eficácia de mísseis ar-ar em um combate aéreo é um fator determinante para as decisões de engajamento de uma aeronave. Modelos propostos na literatura buscam equilibrar a precisão nas predições com o desempenho computacional, visando cálculos em tempo real, seja para sistemas embarcados na aeronave ou para a representação em simuladores de alta fidelidade. Este trabalho apresenta uma nova proposta de modelagem baseada em regressão polinomial que, apesar da simplicidade, foi capaz de superar modelos no estado da arte baseados em redes neurais na predição do alcance máximo de lançamento. Os resultados encontrados indicaram um erro absoluto médio de apenas 0,35 milhas náuticas nas predições do alcance máximo em dados com uma distância média de 17,9 milhas náuticas. |
15. | Análise estatística das Missões de Busca por aeronaves desaparecidas: construção de áreas de probabilidade Inproceedings Fernando Afonso Fabian; Filipe Moreira; Thales Araújo @inproceedings{226628,
title = {An\'{a}lise estat\'{i}stica das Miss\~{o}es de Busca por aeronaves desaparecidas: constru\c{c}\~{a}o de \'{a}reas de probabilidade},
author = {Fernando Afonso Fabian and Filipe Moreira and Thales Ara\'{u}jo},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226628_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {As Miss\~{o}es de Busca e Salvamento s\~{a}o tarefas realizadas sempre em momentos de crise, pois comumente adv\'{e}m decorrentes de um acidente a\'{e}reo. Sendo assim, a determina\c{c}\~{a}o da \'{a}rea de busca se torna dif\'{i}cil em muitos casos, devido \`{a} dificuldade de estabelecer a Last Known Position (LKP). Tamb\'{e}m existem outros fatores que prejudicam o planejamento, como o relevo da regi\~{a}o, a dist\^{a}ncia do ponto de apoio das equipes para o local da busca e a densidade da cobertura vegetal, dificultando assim o trabalho das equipes. Logo, s\~{a}o necess\'{a}rias ferramentas que auxiliem o planejamento das Miss\~{o}es de Busca (MBU), para que assim seja poss\'{i}vel encontrar a aeronave desaparecida. Logo, esse trabalho buscou elaborar \'{a}reas de probabilidade, com os dados estat\'{i}sticos das miss\~{o}es que lograram \^{e}xito no passado, por meio da constru\c{c}\~{a}o de intervalos de previs\~{a}o com o apoio da simula\c{c}\~{a}o Bootstrap. Portanto, esse trabalho gerou informa\c{c}\~{o}es para nortear o planejamento das MBU.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
As Missões de Busca e Salvamento são tarefas realizadas sempre em momentos de crise, pois comumente advém decorrentes de um acidente aéreo. Sendo assim, a determinação da área de busca se torna difícil em muitos casos, devido à dificuldade de estabelecer a Last Known Position (LKP). Também existem outros fatores que prejudicam o planejamento, como o relevo da região, a distância do ponto de apoio das equipes para o local da busca e a densidade da cobertura vegetal, dificultando assim o trabalho das equipes. Logo, são necessárias ferramentas que auxiliem o planejamento das Missões de Busca (MBU), para que assim seja possível encontrar a aeronave desaparecida. Logo, esse trabalho buscou elaborar áreas de probabilidade, com os dados estatísticos das missões que lograram êxito no passado, por meio da construção de intervalos de previsão com o apoio da simulação Bootstrap. Portanto, esse trabalho gerou informações para nortear o planejamento das MBU. |
16. | FPGA-Based Implementation of a Multichannel FFT Parallel Processor Inproceedings Canisio Barth; Edgard Cansio @inproceedings{226624,
title = {FPGA-Based Implementation of a Multichannel FFT Parallel Processor},
author = {Canisio Barth and Edgard Cansio},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226624_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {A flexible and scalable architecture for a multichannel fast Fourier transform (FFT) processor, to be implemented on field-programmable gate arrays (FPGAs), is proposed in this paper. The main purpose is to evaluate the feasibility of a design that uses multiple FFT intellectual properties (IPs) to process small portions of a larger signal. Additionally, this work aims to explore the parallelism and high-speed processing intrinsic to an FPGA in the context of electronic warfare applications. Therefore, this study intends to provide a solution capable of straightly interact with the high throughput originated by radio frequency front-ends, and quickly supply frequency domain information of the incoming signals to the detection and estimation units. The proposed architecture was implemented and tested on a Zybo Z7-20 development board. The experiments show that the parallel bank of FFT IPs is realizable and in fact delivers higher performance when compared to a software-based implementation.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A flexible and scalable architecture for a multichannel fast Fourier transform (FFT) processor, to be implemented on field-programmable gate arrays (FPGAs), is proposed in this paper. The main purpose is to evaluate the feasibility of a design that uses multiple FFT intellectual properties (IPs) to process small portions of a larger signal. Additionally, this work aims to explore the parallelism and high-speed processing intrinsic to an FPGA in the context of electronic warfare applications. Therefore, this study intends to provide a solution capable of straightly interact with the high throughput originated by radio frequency front-ends, and quickly supply frequency domain information of the incoming signals to the detection and estimation units. The proposed architecture was implemented and tested on a Zybo Z7-20 development board. The experiments show that the parallel bank of FFT IPs is realizable and in fact delivers higher performance when compared to a software-based implementation. |
17. | Avaliação de Algoritmos de Machine Learning na Classificação de Alvos Marítimos em Imagens SAR Inproceedings Fabiano da Silva; Lucas Ramos; Bruna G. Palm; Renato Machado @inproceedings{226621,
title = {Avalia\c{c}\~{a}o de Algoritmos de Machine Learning na Classifica\c{c}\~{a}o de Alvos Mar\'{i}timos em Imagens SAR},
author = {Fabiano da Silva and Lucas Ramos and Bruna G. Palm and Renato Machado},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226621_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Recentemente, a disponibilidade de dados p\'{u}blicos de sensoriamento remoto obtidos atrav\'{e}s de sistemas orbitais t\^{e}m aumentado significativamente, tornando poss\'{i}vel a avalia\c{c}\~{a}o de t\'{e}cnicas de intelig\^{e}ncia artificial para obten\c{c}\~{a}o de diversos produtos, como detec\c{c}\~{a}o, discrimina\c{c}\~{a}o e detec\c{c}\~{a}o de alvos. Este artigo avalia os algoritmos de machine learning (ML) para classificar alvos (plataformas petrol\'{i}feras e navios) em imagens polarim\'{e}tricas VH de radar de abertura sint\'{e}tica (SAR), obtidas pelo sistema Sentinel-1 operando na banda C. Para isso, os algoritmos random forest (RF) e k-Nearest-Neighbours (kNN) dispon\'{i}veis nas bibliotecas Python de ML, Orange e Scikit-learn, s\~{a}o considerados. Estes algoritmos operam atrav\'{e}s de atributos gerados pela rede neural convolucional (CNN, convolutional neural network) VGG-16. Como m\'{e}tricas de avalia\c{c}\~{a}o, utilizaram-se a acur\'{a}cia e a \'{a}rea abaixo da curva. Os maiores resultados s\~{a}o obtidos com a biblioteca Orange com acur\'{a}cia m\'{e}dia de 81,8% e 79,2% para o RF e kNN, respectivamente. J\'{a} com o Scikit-learn, a acur\'{a}cia m\'{e}dia \'{e} 81,2% e 77,4% para o RF e kNN, respectivamente. Os resultados desta pesquisa se mostram competitivos com os alcan\c{c}ados na literatura.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Recentemente, a disponibilidade de dados públicos de sensoriamento remoto obtidos através de sistemas orbitais têm aumentado significativamente, tornando possível a avaliação de técnicas de inteligência artificial para obtenção de diversos produtos, como detecção, discriminação e detecção de alvos. Este artigo avalia os algoritmos de machine learning (ML) para classificar alvos (plataformas petrolíferas e navios) em imagens polarimétricas VH de radar de abertura sintética (SAR), obtidas pelo sistema Sentinel-1 operando na banda C. Para isso, os algoritmos random forest (RF) e k-Nearest-Neighbours (kNN) disponíveis nas bibliotecas Python de ML, Orange e Scikit-learn, são considerados. Estes algoritmos operam através de atributos gerados pela rede neural convolucional (CNN, convolutional neural network) VGG-16. Como métricas de avaliação, utilizaram-se a acurácia e a área abaixo da curva. Os maiores resultados são obtidos com a biblioteca Orange com acurácia média de 81,8% e 79,2% para o RF e kNN, respectivamente. Já com o Scikit-learn, a acurácia média é 81,2% e 77,4% para o RF e kNN, respectivamente. Os resultados desta pesquisa se mostram competitivos com os alcançados na literatura. |
18. | PESAT - Sistema de Pedidos de Enlace Satelital - Etapa Inicial Inproceedings Jorge Calvelli; Rogeria Leandro; Anderson De Oliveira; Tomás de Aquino Botelho @inproceedings{226619,
title = {PESAT - Sistema de Pedidos de Enlace Satelital - Etapa Inicial},
author = {Jorge Calvelli and Rogeria Leandro and Anderson De Oliveira and Tom\'{a}s de Aquino Botelho},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226619_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {O presente artigo apresenta o resultado da implementa\c{c}\~{a}o do PESAT (Sistema de Pedidos de Enlace Satelital), que tem como prop\'{o}sito, possibilitar a solicita\c{c}\~{a}o de forma eletr\^{o}nica de pedidos de enlace satelital, otimizando a tramita\c{c}\~{a}o e disponibilidade de enlaces. Encerrado o primeiro ciclo de desenvolvimento, foi realizado um treinamento aos usu\'{a}rios e disponibilizada uma vers\~{a}o preliminar para homologa\c{c}\~{a}o. Com o emprego do PESAT, os Comandos Operacionais poder\~{a}o fazer suas solicita\c{c}\~{o}es de servi\c{c}o de enlace, informando os dados necess\'{a}rios ao Minist\'{e}rio da Defesa (MD) para um tr\^{a}mite de autoriza\c{c}\~{o}es operacional e t\'{e}cnica. Esses pedidos ser\~{a}o encaminhados ao Centro de Opera\c{c}\~{o}es Espaciais (COPE) para que sejam realizados estudos de viabilidade e seu planejamento. Todo esse processo ocorre com o apoio de uma solu\c{c}\~{a}o automatizada aplicando t\'{e}cnicas de integra\c{c}\~{a}o de sistemas.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente artigo apresenta o resultado da implementação do PESAT (Sistema de Pedidos de Enlace Satelital), que tem como propósito, possibilitar a solicitação de forma eletrônica de pedidos de enlace satelital, otimizando a tramitação e disponibilidade de enlaces. Encerrado o primeiro ciclo de desenvolvimento, foi realizado um treinamento aos usuários e disponibilizada uma versão preliminar para homologação. Com o emprego do PESAT, os Comandos Operacionais poderão fazer suas solicitações de serviço de enlace, informando os dados necessários ao Ministério da Defesa (MD) para um trâmite de autorizações operacional e técnica. Esses pedidos serão encaminhados ao Centro de Operações Espaciais (COPE) para que sejam realizados estudos de viabilidade e seu planejamento. Todo esse processo ocorre com o apoio de uma solução automatizada aplicando técnicas de integração de sistemas. |
19. | Using blockchain to meet the security requirements of a messaging system identified by the extended STPA method Inproceedings Júlio Leitão Albuquerque de Farias; Celso Hirata @inproceedings{226617,
title = {Using blockchain to meet the security requirements of a messaging system identified by the extended STPA method},
author = {J\'{u}lio Leit\~{a}o Albuquerque de Farias and Celso Hirata},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226617_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Blockchain is a growing list of records, called blocks, that are securely linked together using cryptography. Blockchain is employed in different types of applications, such as money transfer, secure sharing of medical data, supply chain and logistics monitoring, voting mechanism, and original content creation. The defense applications have specific security requirements such as integrity, availability, and trust. STPA extended with STRIDE is a method that has been used to identify not only safety requirements but also security requirements. We investigate how blockchain can be used to meet the security requirements, identified by STPA with STRIDE, of a messaging system in a defense organization.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Blockchain is a growing list of records, called blocks, that are securely linked together using cryptography. Blockchain is employed in different types of applications, such as money transfer, secure sharing of medical data, supply chain and logistics monitoring, voting mechanism, and original content creation. The defense applications have specific security requirements such as integrity, availability, and trust. STPA extended with STRIDE is a method that has been used to identify not only safety requirements but also security requirements. We investigate how blockchain can be used to meet the security requirements, identified by STPA with STRIDE, of a messaging system in a defense organization. |
20. | Aplicação da Comunicação Óptica Inter-Satélite na Formação em Voo em Missão de Geolocalização Inproceedings Alessandro R. Santos; Thais Franco; Willer Gomes dos Santos; Vilson Almeida @inproceedings{226613,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o da Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica Inter-Sat\'{e}lite na Forma\c{c}\~{a}o em Voo em Miss\~{a}o de Geolocaliza\c{c}\~{a}o},
author = {Alessandro R. Santos and Thais Franco and Willer Gomes dos Santos and Vilson Almeida},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2022/st/226613_1.pdf},
year = {2022},
date = {2022-09-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2022 (SIGE2022)},
abstract = {Com a forma\c{c}\~{a}o em voo de sat\'{e}lites \'{e} poss\'{i}vel realizar a geolocaliza\c{c}\~{a}o de alvos na superf\'{i}cie terrestre. Baseado na miss\~{a}o ITASAT-2 um estudo te\'{o}rico foi realizado para verificar a precis\~{a}o da geolocaliza\c{c}\~{a}o em cada tipo de forma\c{c}\~{a}o em voo por meio de simula\c{c}\~{o}es computacionais que envolveram t\'{e}cnicas de localiza\c{c}\~{a}o eletr\^{o}nica. Este artigo complementa o estudo considerando o emprego da Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica Inter-Sat\'{e}lite (Inter-sat\'{e}lite Optical Communication ISOC) nas topologias de forma\c{c}\~{a}o em voo, a fim de determinar a m\'{i}nima pot\^{e}ncia de transmiss\~{a}o \'{o}ptica a ser empregada em fun\c{c}\~{a}o da dist\^{a}ncia relativa entre sat\'{e}lites na ocasi\~{a}o que foi obtida a melhor precis\~{a}o de geolocaliza\c{c}\~{a}o do alvo. Os resultados deste artigo mostram que a m\'{i}nima pot\^{e}ncia \'{o}ptica transmitida \'{e} influenciada pela precis\~{a}o da geolocaliza\c{c}\~{a}o e pelo erro de precis\~{a}o de apontamento do feixe \'{o}ptico entre os sat\'{e}lites.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com a formação em voo de satélites é possível realizar a geolocalização de alvos na superfície terrestre. Baseado na missão ITASAT-2 um estudo teórico foi realizado para verificar a precisão da geolocalização em cada tipo de formação em voo por meio de simulações computacionais que envolveram técnicas de localização eletrônica. Este artigo complementa o estudo considerando o emprego da Comunicação Óptica Inter-Satélite (Inter-satélite Optical Communication ISOC) nas topologias de formação em voo, a fim de determinar a mínima potência de transmissão óptica a ser empregada em função da distância relativa entre satélites na ocasião que foi obtida a melhor precisão de geolocalização do alvo. Os resultados deste artigo mostram que a mínima potência óptica transmitida é influenciada pela precisão da geolocalização e pelo erro de precisão de apontamento do feixe óptico entre os satélites. |