Palestrantes

Tenente Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues

Diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues é o atual diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nascido em 18 de abril de 1962, tomou posse no atual cargo em 14 de abril de 2020.
Natural de Mirandópolis (SP), o Brigadeiro possui formação nas áreas de Tática Aérea, Piloto de Caça e Defesa Aérea, Líder de Esquadrilha, Preparação de Instrutores de Voo, Criptografia e Contra-Inteligência, tráfego Aéreo Internacional, Simulador de Combate Aéreo, Guerra Eletrônica, além dos cursos de carreira. Cursou “Negociação de Contratos Internacionais”, “Gestão Pela Qualidade Total”, “Pós-Graduação em Projetos” na Fundação Getúlio Vargas, “Altos Estudos de Política e Estratégia”, na Escola Superior de Guerra.
Entre seus principais cargos, foi comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea; oficial da Assessoria de Recursos Humanos do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; chefe da Comissão de Fiscalização e Execução de Contratos Junto à Força Aérea Francesa; chefe da Assessoria de Logística e Patrimônio do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; vice-chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; subsecretário de Contratos e Convênios do Comando da Aeronáutica; subsecretário de Administração Financeira do Comando da Aeronáutica; vice-secretário da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica; diretor da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica; e vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. O Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa, Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Naval, Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Militar, Grau Grande-Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Grande-Oficial e Ordem de Rio Branco, Grau Grande Oficial.

Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara

Diretor-Geral Interino do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

O Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara é o atual Diretor-Geral Interino do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Nascido em 08 de maio de 1962. Assumiu a Direção Geral do DCTA em 29 de janeiro de 2020.
Natural de Cáceres (MT), o Oficial General possui todos os cursos de carreira e entre outros, destacam-se, MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos com Ênfase em Política e Defesa (UFF); Curso “MANAGING SECURITY AND DEFENSE”, (WILLIAM J. PERRY CENTER FOR HEMISPHERIC DEFENSE STUDIES, Washington-DC, EUA) e Preparação para Recebimento de Aeronaves (IPEV). Possui mais de 4.000 horas de voo, sendo 1.800 na aviação de Caça.
Entre seus principais cargos assumidos, foi Assessor Aerotático da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai; Adjunto do Gerente de Projeto de Modernização da Aeronave F-5E/F no Subdepartamento de Desenvolvimento e Projetos do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Aeronáutica; Assessor Militar para Assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Comandante da Base Aérea de São Paulo; Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante da Primeira Força Aérea; Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O Brigadeiro Hudson Costa Potiguara possui quatorze condecorações entre nacionais e estrangeiras.

Carlos Américo Pacheco

Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

Engenheiro eletrônico (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, 1979), mestre (1988) e doutor (1996) em Economia (Unicamp) e pós-doutorado em Economia (Columbia University, 2005). Carlos Pacheco é professor de economia na Unicamp.
Foi secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho de Administração da Finep (1999-2002). Foi subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015), e diretor geral do CNPEM (2015-2016).
Tem experiência em economia, com foco em desenvolvimento urbano e regional, e políticas industrial e tecnológica

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) - 2020 | Developed by 

Configurado por Design 24 Horas - Arte, Criatividade e Serviços