UA-124819122-1 Minicursos – SIGE
 

MINICURSOS

Data: 24/09/19, 13h15 – 17h15
Minicurso: Introdução ao aprendizado de máquina com aplicações em processamento de imagens
Resumo: O minicurso explorará aspectos práticos das principais técnicas de aprendizado de máquina (machine learning), exemplificando seus usos e aplicações em problemas de processamento de imagens. Em uma primeira parte, serão apresentados e discutidos conceitos básicos sobre aprendizados supervisionado e não-supervisionado, assim como algumas das suas principais técnicas. Em um segundo momento, serão exploradas e discutidas aplicações a dados reais utilizando o software livre R.
Palestrante: Prof. Fábio Mariano Bayer, PhD
Instituto: Universidade Federal de Santa Maria
País: Brasil
Minicurso: Incerteza em fusão de dados de alto nível
Resumo: Este minicurso irá enfocar técnicas de gerenciamento de incerteza em aplicações de fusão de informações de alto nível. A parte inicial irá apresentar o problema de forma geral e abordar as técnicas mais usadas nesta área. Em seguida, duas técnicas irão ser exploradas em maior detalhe, redes Bayesianas e teoria Dempster-Shafer, as quais receberão um embasamento teórico que permita sua aplicação em exemplos a serem tratados no minicurso. Os exemplos serão de caráter geral, incluindo segurança cyber, análise de mídia social, consciência situacional e comando e controle – este último será explorado com maior detalhes. O assunto será exposto de forma a não assumir conhecimento prévio das duas técnicas, porém é aconselhável que a plateia possua noção básica de probabilidade e estatística. Conhecimento prévio em teoria de grafos é recomendado para obter um melhor nível de retenção do material.
Palestrante: Prof. Paulo Cesar Guerreiro Costa, PhD
Instituto: George Mason University
País: EUA
Minicurso: Introdução a sistemas Power over Fiber Systems para monitoramento remoto de sensores
Resumo: O principal objetivo deste curso é introduzir os sistemas Power over Fiber (PoF) recentemente desenvolvidos para monitoramento de sensores remotos. Será apresentada uma visão geral de um típicp enlace de comunicação óptica, incluindo a descrição dos principais dispositivos utilizados. Será dado um foco específico sobre os sistemas PoF usados para transmitir energia e para trocar dados com uma rede de sensores, o que é uma solução atraente em ambientes hostis.
Palestrante: Prof. André Pérennou, PhD
Instituto: École Nationale d’Ingénieurs de Brest
País: França
Minicurso: Semiconductor optical amplifier (SOA) – Principais características e aplicações
Resumo: Neste curso, será feita uma revisão sobre a estrutura, as principais características estáticas e dinâmicas dos SOAs e suas aplicações em redes de comunicação óptica no domínio de microondas e no domínio de fotônica.
Palestrante: Prof. Ammar Sharaiha, PhD
Instituto: École Nationale d’Ingénieurs de Brest
País: França
Minicurso: Questões acerca da velocidade de queima em propulsão sólida por motores foguete
Resumo: Este minicurso é direcionado para engenheiros que trabalham com propulsão sólida e é organizado em três partes. Na primeira parte, serão abordados os fundamentos da velocidade de queima, abrangendo desde as definições padrões (espessura ao longo do tempo e balanço de massa) até as várias leis empíricas encontradas na literatura, e desde os mais representativos modelos de chama de propelente sólido até o fenômeno de estabilidade de queima. Na segunda parte do curso, serão descritos dispositivos práticos usados para medir velocidades de queima estável, abrangendo desde queimadores vertentes até bombas de volume fechado (bomba crowford), além de motores de teste em pequena escala. Na terceira parte do curso, são discutidas estratégias específicas tipicamente empregadas para prever velocidades de queima estável em motores de foguetes de grandes dimensões, tais como veículos lançadores de satélites artificiais. Em cada tópico, serão dados diversos exemplos de forma detalhada.
Palestrante: Prof. Luigi DeLuca, PhD
Instituto: Politecnico di Milano
País: Itália

ATENÇÃO !!

Informamos que o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 30 de junho de 2019. Aproveite para incluir seu artigo ou poster no evento.