REVISÕES ENCERRADAS

 As revisões já foram encerradas, você receberá um email com o status de seu trabalho. Autores de trabalhos aceitos deverão preparar sua versão final, vídeo da apresentação e imagem de referência até o dia 15/09 (veja instruções). 

  • Na modalidade de Artigos Acadêmicos, recebemos artigos completos, os quais passarão pelo processo de revisão peer review, julgados em função do rigor científico, contribuição e originalidade do tema.
  • A modalidade de Apresentação em Pôster é destinada a trabalhos oriundos do setor operacional ou indústrias de defesa, cujos temas não constituem um artigo acadêmico, mas que sua divulgação seja relevante em um fórum técnico-científico focado em aplicações operacionais alinhadas as áreas temáticas do SIGE.

Datas Importantes

 

SUBMISSÕES (Prazo Estendido) :

24/07/2022

NOTIFICAÇÃO AOS AUTORES ATÉ:  

09/09/2022

DATA PARA ENVIO DAS VERSÕES FINAIS E APRESENTAÇÕES GRAVADAS:

15/09/2022

Modelo de Artigo Completo:

Modelo de Pôster:

ORIENTAÇÃO PARA A GRAVAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS

Tendo em vista o formato híbrido do evento, com o intuito de tornar o SIGE mais dinâmico e flexível, os autores com trabalhos aceitos deverão enviar uma gravação de suas apresentações para que sejam disponibilizadas com antecedência no site do evento.

Características do Vídeo de Apresentação:

– A apresentação dos trabalhos deverá adotar formatos consagrados para sessões técnicas presenciais, de modo que os participantes possam compreender com clareza os temas desenvolvidos antes das discussões nas sessões técnicas que acontecerão nos dias 28 e 29 de setembro.

– Tempo máximo do vídeo: Artigo Completo 15 minutos e Poster 5 minutos.

– O vídeo deverá ser no formato FullHD (1080p) ou HD (720p), com tamanho máximo de 250 MB.

– Recomenda-se uma câmera com resolução mínima HD (720p) que deverá ser exibida durante todo o vídeo, com exceção do primeiro slide, que deverá ser estático, contendo apenas o template fornecido, preenchido adequadamente.

– Apresentação deverá utilizar o aspecto 16:9 e ter como primeiro Slide o modelo fornecido inserindo autores e títulos conforme o trabalho. Este Slide deverá ser apresentado por 5 segundos, sem a exibição da câmera.

Para preenchimento do modelo, inserir o Título do trabalho centralizado na faixa azul e nomes dos autores no canto inferior direto, logo abaixo da barra de título.

MODELO PRIMEIRO SLIDE


Envio de Imagem para exibição do trabalho no site do evento:

Após o envio, os vídeos serão disponibilizados no site em uma galeria de apresentações com a exibição de uma imagem principal para cada trabalho. Solicitamos que os autores encaminhem juntamente com o vídeo uma imagem que julgue ser representativa de seu trabalho.

Esta imagem deverá ser na proporção de 16:9, resolução mínima de 800×450 e em formato JPG.

OBS: Esta imagem não precisa necessariamente constar no trabalho submetido, mas esteja atendo a direitos autorais ao selecioná-la.

EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM SELECIONADA


Ferramentas para Gravação:

O autor poderá usar a ferramenta de preferência para realizar a gravação. Caso não conheça ou disponha de alguma solução adequada, sugerimos a plataforma aberta OBS (Open Broadcast Software) ou próprio PowerPoint, para os quais preparamos tutorias que explicam passo a passo como criar seu vídeo.

Tutorial OBS Apresentação SIGE

Tutorial PowerPoint Apresentação SIGE


Para mais informações, assista o vÍdeo com recomendações e sugestões:


Como entregar seus arquivos?

Após a aceitação do trabalho, os autores deverão fazer o carregamento pela plataforma JEMS dos vídeos de suas apresentações e da imagem selecionada até o dia 15/09/2022.

A aceitação final dos trabalhos enviados estará condicionada a confirmação do envio da apresentação gravada adequadamente. Caso o vídeo não seja recebido até a data limite, a organização irá considerar automaticamente a desistência por parte dos autores.

Qualquer dúvida ou dificuldade contate submissao.sige@ita.br, estamos a disposição para ajudá-los.

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO ARTIGO OU POSTER

ARTIGO:

  • Os Modelos [Microsoft Word] ou Modelo [Latex] contém as instruções detalhadas de formatação para o artigo, que deverá conter no mínimo quatro (4) e o máximo seis (6) páginas.

  • Na primeira página do artigo, deve-se colocar somente o título do trabalho sem a identificação dos autores e suas afiliações. Apenas a versão final, após o aceite, deverá conter estas informações.
  • As páginas deste arquivo não deverão conter numeração nem qualquer cabeçalho ou rodapé.

PÔSTER:

  • O Modelo [Microsoft PowerPoint] pré-formatado em Microsoft Power Point contém as instruções detalhadas de formatação para o pôster.

  • O tamanho definido para o pôster é de 90×110 cm, com o logo do evento (XXIV SIGE) fixado na posição constante no modelo. Os logos das instituições dos autores devem ser colocados no espaço sugerido ao lado.
  • Também não deve haver a identificação dos autores e suas afiliações no pôster. Apenas a versão final, após o aceite, deverá conter estas informações.

INSTRUÇÕES PARA USO DO SISTEMA JEMS

Os trabalhos poderão ser submetidos apenas em formato “.pdf”, como artigo ou pôster, devendo a opção ser escolhida no momento da submissão.

As submissões de artigos para o SIGE dar-se-ão pelo sistema JEMS no link acima.

 

  • Caso ainda não possua uma conta no sistema JEMS, clique no link “create your account here”. Preencha os campos requeridos e depois clique em “New User” no final da página. Será enviada para o seu email informado a confirmação do cadastro no sistema e a sua senha inicial, que poderá ser modificada posteriormente.
  • Após realizar o login no sistema JEMS com sua conta de usuário, localize a opção “XXIV SIGE” na tabela “Accepting paper registration and upload”.
  • Escolha a modalidade de submissão entre as opções disponíveis (“Artigo Completo” ou “Apresentação Poster”), clicando no botão “submit paper” correspondente, destacado em laranja.
  • Na página que se abre, preencha os campos associados à: 1. Autores; 2. Paper title: deve ser informado apenas o título do trabalho, sem qualquer identificação dos autores ou suas instituições; 3. Paper abstract: deverá ser preenchido com o Resumo (Abstract) com, no máximo, 150 palavras, seguido por 3 palavras-chave, devendo a primeira destas coincidir com o nome da área de classificação principal do trabalho, escolhida entre aquelas assinaladas no campo “Paper Topics” abaixo; 4. Paper topics: marque a(s) área(s) relacionada(s) ao artigo submetido.
  • Confira se o campo Track corresponde à sua opção escolhida: “Artigo Completo” ou “Apresentação Pôster”.
  • Escolha o tipo de apresentação no item Category, entre as opções “Presencial ou Online” ou “Somente Online”. (Caso escolha a opção “Presencial ou Online”, o autor deverá estar ciente de que a Comissão Organizadora definirá os trabalhos a serem apresentados presencialmente ou virtualmente, e comunicará os autores antecipadamente).
  • Clique em “Submit”.
  • Na página que se abrirá, clique em:  1. Edit: caso deseje alterar os dados já preenchidos; ou 2. Upload: caso deseje realizar o upload do arquivo “.pdf” do seu trabalho.

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) - 2022

Configurado por Design 24 Horas - Arte, Criatividade e Serviços