EVENTO HÍBRIDO!

Este ano o evento será híbrido, permitindo que os autores com artigos aprovados possam apresentá-los online, seguindo determinadas condições detalhadas abaixo nesta página, em “INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO REMOTA DOS TRABALHOS”.

SUBMISSÕES ENCERRADAS

As submissões encontram-se encerradas. Os melhores artigos e pôsteres serão selecionados pelos nossos revisores para apresentação no SIGE. Após a notificação final dos autores, estes deverão enviar um vídeo de suas apresentações, juntamente com a respectiva miniatura (thumbnail), conforme orientações específicas.

Lembre-se de que a apresentação oral dos artigos deverá ser conduzida presencialmente (ou online, para papers selecionados para a apresentação remota) em 15 minutos, com mais 5 minutos para perguntas. Já a sessão específica para pôsteres, deverá ter pelo menos um dos autores disponível presencialmente para apresentar o trabalho ao público interessado.

Datas Importantes

 

 

SUBMISSÕES ATÉ :

30/06/2024

07/07/2024

 

NOTIFICAÇÃO AOS AUTORES:  

28/08/2024

 

ENVIO DAS VERSÕES FINAIS ATÉ: 

05/09/2024

 

NOTIFICAÇÃO FINAL AOS AUTORES:

10/09/2024

 

PRAZO PARA ENVIO DAS APRESENTAÇÕES EM VÍDEO + THUMBNAIL:

17/09/2024

 

Modelo de Artigo Completo:

Modelo de Pôster:

Modelo de Apresentação de Slides:

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

ARTIGO:

  • Os Modelos [Microsoft Word] ou Modelo [Latex] contém as instruções detalhadas de formatação para o artigo, que deverá conter no mínimo quatro (4) e o máximo seis (6) páginas.

  • Na primeira página do artigo, deve-se colocar somente o título do trabalho sem a identificação dos autores e suas afiliações. Apenas a versão final, após o aceite, deverá conter estas informações.
  • As páginas deste arquivo não deverão conter numeração nem qualquer cabeçalho ou rodapé.

PÔSTER:

  • O Modelo [Microsoft PowerPoint] pré-formatado em Microsoft Power Point contém as instruções detalhadas de formatação para o pôster.

  • O tamanho definido para o pôster é de 90×110 cm, com o logo do evento fixado na posição que consta do modelo. Os logos das instituições dos autores devem ser colocados no espaço sugerido ao lado.
  • Também não deve haver a identificação dos autores e suas afiliações no pôster. Apenas a versão após a primeira revisão, nos pôsteres que forem aceitos, deverá conter essas informações.

  • Os autores deverão trazer o pôster impresso, no formato definido, e com a estrutura de banner para ser pendurado nos suportes que serão fornecidos, para apresentar na Sessão de Pôsteres que ocorrerá durante o evento.

APRESENTAÇÕES GRAVADAS:

  • As apresentações dos trabalhos no formato de vídeo, 15 minutos para Artigos e 5 minutos para Pôsteres, serão necessárias para o aceite final, instruções mais específicas serão compartilhadas  oportunamente.
  • ATENÇÃO: O envio das apresentações gravadas não excluí a necessidade da participação presencial de ao menos um dos autores, seja na Sessão Técnica do Artigo ou na Sessão de Pôsteres.

Veja como foram as Apresentações dos anos anteriores clicando aqui!

 

INSTRUÇÕES PARA A GRAVAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS

Tendo em vista o formato híbrido do evento, com o intuito de tornar o SIGE mais dinâmico e flexível, os autores com trabalhos aceitos deverão enviar uma gravação de suas apresentações para que sejam disponibilizadas com antecedência no site do evento.

Características do Vídeo de Apresentação:

– A apresentação dos trabalhos deverá adotar formatos consagrados para sessões técnicas presenciais, de modo que os participantes possam compreender com clareza os temas desenvolvidos antes das discussões nas sessões técnicas e sessão de pôsteres.

– Tempo máximo do vídeo: Artigo Completo 15 minutos e Pôster 5 minutos.

– O vídeo deverá ser no formato FullHD (1080p) ou HD (720p), com tamanho máximo de 250 MB.

– Recomenda-se uma câmera com resolução mínima HD (720p) que deverá ser exibida durante todo o vídeo, com exceção do primeiro slide, que deverá ser estático, contendo apenas o template fornecido, preenchido adequadamente.

– Apresentação deverá utilizar o aspecto 16:9 e ter como primeiro Slide o modelo fornecido inserindo autores e títulos conforme o trabalho. Este Slide deverá ser apresentado por 5 segundos, sem a exibição da câmera.

Para preenchimento do modelo, inserir o Título do trabalho centralizado na faixa azul e nomes dos autores no canto inferior direto, logo abaixo da barra de título.

BAIXE AQUI O MODELO DE SLIDES PARA AS APRESENTAÇÕES, TANTO DE ARTIGOS QUANTO DE PÔSTERES.


Envio de Imagem para exibição do trabalho no site do evento:

Após o envio, os vídeos serão disponibilizados no site em uma galeria de apresentações com a exibição de uma imagem principal para cada trabalho. Solicitamos que os autores encaminhem juntamente com o vídeo uma imagem que julgue ser representativa de seu trabalho.

Esta imagem deverá ser na proporção de 16:9, resolução mínima de 800×450 e em formato JPG.

OBS: Esta imagem não precisa necessariamente constar no trabalho submetido, mas esteja atento a direitos autorais ao selecioná-la.

EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM SELECIONADA


Ferramentas para Gravação:

O autor poderá usar a ferramenta de preferência para realizar a gravação. Caso não conheça ou disponha de alguma solução adequada, sugerimos a plataforma aberta OBS (Open Broadcast Software) ou o próprio PowerPoint, para os quais preparamos tutorias que explicam passo a passo como criar seu vídeo.

Tutorial OBS Apresentação SIGE

Tutorial PowerPoint Apresentação SIGE


Para mais informações, assista o vÍdeo com recomendações e sugestões:


Como entregar seus arquivos?

Após a aceitação do trabalho, os autores deverão fazer o carregamento pela plataforma JEMS dos vídeos de suas apresentações e da imagem selecionada até o prazo informado acima na seção “DATAS IMPORTANTES”.

A aceitação final dos trabalhos enviados estará condicionada a confirmação do envio da apresentação gravada adequadamente. Caso o vídeo não seja recebido até a data limite, a organização irá considerar automaticamente a desistência por parte dos autores.

Qualquer dúvida ou dificuldade contate submissao.sige@ita.br, estamos a disposição para ajudá-los.

INSTRUÇÕES PARA USO DO SISTEMA JEMS

 

Os trabalhos poderão ser submetidos apenas em formato “.pdf”, como artigo ou pôster, devendo a opção ser escolhida no momento da submissão.

As submissões de artigos para o SIGE dar-se-ão pelo sistema JEMS no link acima.

Caso ainda não possua uma conta no sistema JEMS, clique no link “create your account here”. Preencha os campos requeridos e depois clique em “New User” no final da página. Será enviada para o seu email informado a confirmação do cadastro no sistema e a sua senha inicial, que poderá ser modificada posteriormente.

Após realizar o login no sistema JEMS com sua conta de usuário, localize a opção “XXVI SIGE” na tabela “Accepting paper registration and upload”.

Escolha a modalidade de submissão entre as opções disponíveis (“Artigo Completo” ou “Apresentação Poster”), clicando no botão “submit paper” correspondente, destacado em laranja.

Na página que se abre, preencha os campos associados à:

1. Autores (todos os autores envolvidos na confecção do trabalho devem estar cadastrados no JEMS bem como serem incluídos neste campo);
2. Paper title: deve ser informado apenas o título do trabalho, sem qualquer identificação dos autores ou suas instituições;
3. Paper abstract: deverá ser preenchido com o Resumo (Abstract) com, no máximo, 150 palavras, seguido por 3 palavras-chave, devendo a primeira destas coincidir com o nome da área de classificação principal do trabalho, escolhida entre aquelas assinaladas no campo “Paper Topics” abaixo; e
4. Paper topics: marque a(s) área(s) relacionada(s) ao artigo submetido.

Confira se o campo Track corresponde à sua opção escolhida: “Artigo Completo” ou “Apresentação Pôster”.

Escolha o tipo de apresentação no item Category, entre as opções “Presencial ou Online” ou “Somente Online”. (Caso escolha a opção “Presencial ou Online”, o autor deverá estar ciente de que a Comissão Organizadora definirá os trabalhos a serem apresentados presencialmente ou virtualmente, e comunicará os autores antecipadamente).

Clique em “Submit”.

Na página que se abrirá, clique em:
1. Edit: caso deseje alterar os dados já preenchidos; ou
2. Upload: caso deseje realizar o upload do arquivo “.pdf” do seu trabalho.

INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

Para garantir a inclusão do seu artigo nos prestigiosos Proceedings do SIGE, é imprescindível que, no mínimo, um dos autores efetue o registro no website oficial do evento (https://www.sige.ita.br/home-inscricao/), elabore uma apresentação (oral ou pôster, conforme apropriado) para ser compartilhada durante o simpósio e também produza uma apresentação em vídeo. Este vídeo deverá ser submetido até o prazo informado acima na seção “DATAS IMPORTANTES” por meio da plataforma JEMS, juntamente com a respectiva miniatura (thumbnail).

A apresentação oral dos artigos deverá ser conduzida presencialmente em 15 minutos, com mais 5 minutos para perguntas. Já a sessão específica para pôsteres, deverá ter pelo menos um dos autores disponível presencialmente para apresentar o trabalho ao público interessado.

Qualquer dúvida ou dificuldade, contate submissao.sige@ita.br. Estamos à disposição para ajudá-los.

INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO REMOTA DOS TRABALHOS

Os autores podem pleitear pela defesa online, mas estará sujeita a alguns critérios internos da coordenação do SIGE:

Prioridade 1 – Autor reside fora da região sudeste.
Prioridade 2 – Autor possui alguma necessidade especial relacionada à locomoção.
Prioridade 3 – Autor é hipossuficiente, ou seja, não tem condições de custear seu próprio deslocamento até o evento.

O Formulário de Solicitação Prévia de Defesa Online deve ser enviado até o dia 17/09/2024, indicando o artigo e demais situações sobre as prioridades acima.

Após o preenchimento deste Formulário, você receberá um e-mail de confirmação para finalizar o seu envio. Caso não o receba, solicitamos que entre em contato com a equipe de TI do evento: webti.sige@ita.br.

Disponibilizamos em nosso site todas as informações acerca da condução do evento, inclusive um menu de SUBMISSÕES, onde poderão ser encontradas instruções para formatação dos trabalhos, para a gravação das apresentações, para o uso do sistema JEMS e para a apresentação oral dos trabalhos.

Caso ainda possua dúvidas acerca da condução do evento, solicitamos que entre em contato com a secretaria do evento: sige@ita.br.

ATENÇÃO!

Pôsteres não são contemplados na modalidade online.

ISSN : 1983-7402 (Proceedings)

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE)

ENTRE EM CONTATO