PALESTRAS

O papel das Forças Armadas no desenvolvimento tecnológico do Brasil

Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges MALTA

Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges MALTA

Vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica

O Major-Brigadeiro Malta é piloto de asas rotativas com mais de 4.500 horas do voo, possui todos os cursos de carreira da FAB e diversas condecorações. Assumiu diversas funções de destaque na FAB como Comandante do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na África do Sul, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Vice-Secretário da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.

Empreendedorismo e Inovação em Defesa e Segurança

Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni

Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni

Reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

O Professor Edson da Costa Bortoni tem formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e possui Doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador do programa de mestrado em Engenharia da Energia da UNIFEI, Editor Chefe da Revista Brasileira de Energia, e Diretor do EXCEN – Centro de Excelência em Eficiência Energética. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético e Secretário do Comitê de Máquinas Elétricas do IEEE. Possui cinco livros publicados, nove capítulos em outros livros, duas patentes obtidas, e quase de 400 artigos técnicos publicados em congressos e em periódicos. Desde 2020 ocupa o cargo de Reitor da Universidade Federal de Itajubá.

Desenvolvimento de Aplicações Espaciais no Âmbito da
Defesa: Previsão do Tempo Troposférico e no Espaço

Dr. Clezio Marcos De Nardin

Dr. Clezio Marcos De Nardin

Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

O Doutor Clezio Marcos De Nardin tem formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui doutorado em Geofísica Espacial em 2003 pelo Instituto Nacional de Pesquisas (INPE). Foi Gerente Geral do Programa Embrace (o Centro de Previsão de Clima Espacial do Brasil) entre 2012 e 2018, foi presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) entre 2013 e 2016, e foi vice-diretor do International Space Environment Service (ISES, um organismo internacional dedicado ao Clima Espacial) entre 2016 e 2019. Atualmente, ele é o Coordenador-Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE e vice-presidente da Latinamerican Association of Space Geophysics (ALAGE).

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE) - 2022

Configurado por Design 24 Horas - Arte, Criatividade e Serviços