2015
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Relação custo benefício hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays Inproceedings Gustavo Farhat de Araujo; Roberto dAmore @inproceedings{Gustavo2015Integra\c{c}\~{a}o,
title = {Rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays},
author = {Gustavo Farhat de Araujo and Roberto dAmore},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_1_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho aborda quatro implementa\c{c}\~{o}es de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instru\c{c}\~{o}es dedicadas foram inclu\'{i}das no conjunto de instru\c{c}\~{o}es dispon\'{i}veis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de sa\'{i}da filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementa\c{c}\~{a}o. Na implementa\c{c}\~{a}o com mais recurso de hardware, o tempo de execu\c{c}\~{a}o foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necess\'{a}rio atingiu 14ms. Nas implementa\c{c}\~{o}es onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho aborda quatro implementações de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a relação custo benefício hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instruções dedicadas foram incluídas no conjunto de instruções disponíveis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de saída filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementação. Na implementação com mais recurso de hardware, o tempo de execução foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necessário atingiu 14ms. Nas implementações onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software. |
Plataforma e ambiente de simulação para testes de algoritmos de guiamento de VANTs Inproceedings Vitor C F Gomes; Felipe L L Medeiros; Márcia R C de Aquino; Diego Geraldo; Luiz H M Dias; Marcos @inproceedings{Vitor2015Integra\c{c}\~{a}o,
title = {Plataforma e ambiente de simula\c{c}\~{a}o para testes de algoritmos de guiamento de VANTs},
author = {Vitor C F Gomes and Felipe L L Medeiros and M\'{a}rcia R C de Aquino and Diego Geraldo and Luiz H M Dias and Marcos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_8_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta a estrutura\c{c}\~{a}o de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simula\c{c}\~{a}o para a realiza\c{c}\~{a}o de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas s\~{a}o estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplica\c{c}\~{o}es de guiamento de VANTs atuem no controle do ve\'{i}culo atrav\'{e}s do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e acelera\c{c}\~{a}o ao Piloto Autom\'{a}tico (PA). Para a comunica\c{c}\~{a}o entre PA e as aplica\c{c}\~{o}es de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunica\c{c}\~{a}o, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplica\c{c}\~{o}es embarcadas no VANT possam comandar o piloto autom\'{a}tico e monitorar os par\^{a}metros de v\^{o}o de maneira facilitada. Um teste com uma aplica\c{c}\~{a}o para pouso aut\^{o}nomo atrav\'{e}s da detec\c{c}\~{a}o de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta a estruturação de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simulação para a realização de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas são estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplicações de guiamento de VANTs atuem no controle do veículo através do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e aceleração ao Piloto Automático (PA). Para a comunicação entre PA e as aplicações de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunicação, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplicações embarcadas no VANT possam comandar o piloto automático e monitorar os parâmetros de vôo de maneira facilitada. Um teste com uma aplicação para pouso autônomo através da detecção de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada. |
Relação custo benefício hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays Inproceedings Gustavo Farhat de Araujo; Roberto dAmore @inproceedings{Gustavo2015Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays},
author = {Gustavo Farhat de Araujo and Roberto dAmore},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_1_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho aborda quatro implementa\c{c}\~{o}es de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instru\c{c}\~{o}es dedicadas foram inclu\'{i}das no conjunto de instru\c{c}\~{o}es dispon\'{i}veis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de sa\'{i}da filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementa\c{c}\~{a}o. Na implementa\c{c}\~{a}o com mais recurso de hardware, o tempo de execu\c{c}\~{a}o foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necess\'{a}rio atingiu 14ms. Nas implementa\c{c}\~{o}es onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho aborda quatro implementações de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a relação custo benefício hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instruções dedicadas foram incluídas no conjunto de instruções disponíveis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de saída filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementação. Na implementação com mais recurso de hardware, o tempo de execução foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necessário atingiu 14ms. Nas implementações onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software. |
Plataforma e ambiente de simulação para testes de algoritmos de guiamento de VANTs Inproceedings Vitor C F Gomes; Felipe L L Medeiros; Márcia R C de Aquino; Diego Geraldo; Luiz H M Dias; Marcos @inproceedings{Vitor2015Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Plataforma e ambiente de simula\c{c}\~{a}o para testes de algoritmos de guiamento de VANTs},
author = {Vitor C F Gomes and Felipe L L Medeiros and M\'{a}rcia R C de Aquino and Diego Geraldo and Luiz H M Dias and Marcos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_8_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta a estrutura\c{c}\~{a}o de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simula\c{c}\~{a}o para a realiza\c{c}\~{a}o de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas s\~{a}o estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplica\c{c}\~{o}es de guiamento de VANTs atuem no controle do ve\'{i}culo atrav\'{e}s do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e acelera\c{c}\~{a}o ao Piloto Autom\'{a}tico (PA). Para a comunica\c{c}\~{a}o entre PA e as aplica\c{c}\~{o}es de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunica\c{c}\~{a}o, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplica\c{c}\~{o}es embarcadas no VANT possam comandar o piloto autom\'{a}tico e monitorar os par\^{a}metros de v\^{o}o de maneira facilitada. Um teste com uma aplica\c{c}\~{a}o para pouso aut\^{o}nomo atrav\'{e}s da detec\c{c}\~{a}o de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
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tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta a estruturação de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simulação para a realização de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas são estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplicações de guiamento de VANTs atuem no controle do veículo através do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e aceleração ao Piloto Automático (PA). Para a comunicação entre PA e as aplicações de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunicação, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplicações embarcadas no VANT possam comandar o piloto automático e monitorar os parâmetros de vôo de maneira facilitada. Um teste com uma aplicação para pouso autônomo através da detecção de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada. |
2014
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Estudo de um Método de Baixo Custo para Identificação Paramétrica de Pequenas Aeronaves Inproceedings Guilherme N Barufaldi; Marcus H Victor Jr; Takashi Yoneyama; Luis C S Góes; Maurício A V Morales @inproceedings{Guilherme2014Integra\c{c}\~{a}o,
title = {Estudo de um M\'{e}todo de Baixo Custo para Identifica\c{c}\~{a}o Param\'{e}trica de Pequenas Aeronaves},
author = {Guilherme N Barufaldi and Marcus H Victor Jr and Takashi Yoneyama and Luis C S G\'{o}es and Maur\'{i}cio A V Morales},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2014/st/ST_4_3.pdf},
year = {2014},
date = {2014-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2014 (SIGE2014)},
abstract = {O crescimento do mercado de ve\'{i}culos a\'{e}reos n\~{a}o tripulados estimula a pesquisa para este tipo de aeronave. Entretanto, para muitos destes ve\'{i}culos, as pequenas dimens\~{o}es e a pequena capacidade de carga paga dispon\'{i}vel tornam muito dif\'{i}cil a instala\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados, o que dificulta tamb\'{e}m a medi\c{c}\~{a}o de par\^{a}metros em voo. A partir da reconstru\c{c}\~{a}o dos \^{a}ngulos aerodin\^{a}micos, \'{e} poss\'{i}vel, desenvolver um sistema de aquisi\c{c}\~{a}o de dados baseado em poucos sensores, o que torna pr\'{a}tica a sua utiliza\c{c}\~{a}o para a identifica\c{c}\~{a}o param\'{e}trica da aeronave. Este trabalho descreve um estudo factibilidade de uma metodologia de para verificar a reconstru\c{c}\~{a}o dos \^{a}ngulos aerodin\^{a}micos, a partir dos dados inerciais da aeronave. Simula\c{c}\~{o}es foram feitas utilizando-se modelos de aeronaves baseados em derivadas de estabilidade. Verificou-se, ent\~{a}o, a efic\'{a}cia do m\'{e}todo na aus\^{e}ncia de ru\'{i}do.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O crescimento do mercado de veículos aéreos não tripulados estimula a pesquisa para este tipo de aeronave. Entretanto, para muitos destes veículos, as pequenas dimensões e a pequena capacidade de carga paga disponível tornam muito difícil a instalação de sistemas embarcados, o que dificulta também a medição de parâmetros em voo. A partir da reconstrução dos ângulos aerodinâmicos, é possível, desenvolver um sistema de aquisição de dados baseado em poucos sensores, o que torna prática a sua utilização para a identificação paramétrica da aeronave. Este trabalho descreve um estudo factibilidade de uma metodologia de para verificar a reconstrução dos ângulos aerodinâmicos, a partir dos dados inerciais da aeronave. Simulações foram feitas utilizando-se modelos de aeronaves baseados em derivadas de estabilidade. Verificou-se, então, a eficácia do método na ausência de ruído. |
Estudo de um Método de Baixo Custo para Identificação Paramétrica de Pequenas Aeronaves Inproceedings Guilherme N Barufaldi; Marcus H Victor Jr; Takashi Yoneyama; Luis C S Góes; Maurício A V Morales @inproceedings{Guilherme2014Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Estudo de um M\'{e}todo de Baixo Custo para Identifica\c{c}\~{a}o Param\'{e}trica de Pequenas Aeronaves},
author = {Guilherme N Barufaldi and Marcus H Victor Jr and Takashi Yoneyama and Luis C S G\'{o}es and Maur\'{i}cio A V Morales},
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year = {2014},
date = {2014-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2014 (SIGE2014)},
abstract = {O crescimento do mercado de ve\'{i}culos a\'{e}reos n\~{a}o tripulados estimula a pesquisa para este tipo de aeronave. Entretanto, para muitos destes ve\'{i}culos, as pequenas dimens\~{o}es e a pequena capacidade de carga paga dispon\'{i}vel tornam muito dif\'{i}cil a instala\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados, o que dificulta tamb\'{e}m a medi\c{c}\~{a}o de par\^{a}metros em voo. A partir da reconstru\c{c}\~{a}o dos \^{a}ngulos aerodin\^{a}micos, \'{e} poss\'{i}vel, desenvolver um sistema de aquisi\c{c}\~{a}o de dados baseado em poucos sensores, o que torna pr\'{a}tica a sua utiliza\c{c}\~{a}o para a identifica\c{c}\~{a}o param\'{e}trica da aeronave. Este trabalho descreve um estudo factibilidade de uma metodologia de para verificar a reconstru\c{c}\~{a}o dos \^{a}ngulos aerodin\^{a}micos, a partir dos dados inerciais da aeronave. Simula\c{c}\~{o}es foram feitas utilizando-se modelos de aeronaves baseados em derivadas de estabilidade. Verificou-se, ent\~{a}o, a efic\'{a}cia do m\'{e}todo na aus\^{e}ncia de ru\'{i}do.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
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}
O crescimento do mercado de veículos aéreos não tripulados estimula a pesquisa para este tipo de aeronave. Entretanto, para muitos destes veículos, as pequenas dimensões e a pequena capacidade de carga paga disponível tornam muito difícil a instalação de sistemas embarcados, o que dificulta também a medição de parâmetros em voo. A partir da reconstrução dos ângulos aerodinâmicos, é possível, desenvolver um sistema de aquisição de dados baseado em poucos sensores, o que torna prática a sua utilização para a identificação paramétrica da aeronave. Este trabalho descreve um estudo factibilidade de uma metodologia de para verificar a reconstrução dos ângulos aerodinâmicos, a partir dos dados inerciais da aeronave. Simulações foram feitas utilizando-se modelos de aeronaves baseados em derivadas de estabilidade. Verificou-se, então, a eficácia do método na ausência de ruído. |
2012
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Aspectos Comparativos entre os Barramentos de dados MIL-STD-1553B e CANBus Inproceedings Pedro Carlos da Silva Euphrásio; Irany de Andrade Azevedo; Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA; São José dos Campos - SP; Brasil @inproceedings{Pedro2012Integra\c{c}\~{a}o,
title = {Aspectos Comparativos entre os Barramentos de dados MIL-STD-1553B e CANBus},
author = {Pedro Carlos da Silva Euphr\'{a}sio and Irany de Andrade Azevedo and Divis\~{a}o de Engenharia Eletr\^{o}nica do ITA and S\~{a}o Jos\'{e} dos Campos - SP and Brasil},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2012/st/II_1.pdf},
year = {2012},
date = {2012-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2012 (SIGE2012)},
abstract = {A compara\c{c}\~{a}o entre dois barramentos de dados \'{e} uma tarefa dif\'{i}cil de ser realizada devido \`{a} exist\^{e}ncia de um grande n\'{u}mero de vari\'{a}veis envolvidas. O objetivo da aplica\c{c}\~{a}o, o custo do sistema e o n\'{i}vel de confiabilidade a ser atingida s\~{a}o alguns dos fatores que impactam no desenvolvimento do projeto. Buscou-se nesse trabalho realizar uma compara\c{c}\~{a}o entre as principais caracter\'{i}sticas das redes MIL-STD-1553B e CAN Bus que o projetista deve considerar. Uma tabela resume os aspectos considerados.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados, MIL-},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A comparação entre dois barramentos de dados é uma tarefa difícil de ser realizada devido à existência de um grande número de variáveis envolvidas. O objetivo da aplicação, o custo do sistema e o nível de confiabilidade a ser atingida são alguns dos fatores que impactam no desenvolvimento do projeto. Buscou-se nesse trabalho realizar uma comparação entre as principais características das redes MIL-STD-1553B e CAN Bus que o projetista deve considerar. Uma tabela resume os aspectos considerados. |
Aspectos Comparativos entre os Barramentos de dados MIL-STD-1553B e CANBus Inproceedings Pedro Carlos da Silva Euphrásio; Irany de Andrade Azevedo; Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA; São José dos Campos - SP; Brasil @inproceedings{Pedro2012Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Aspectos Comparativos entre os Barramentos de dados MIL-STD-1553B e CANBus},
author = {Pedro Carlos da Silva Euphr\'{a}sio and Irany de Andrade Azevedo and Divis\~{a}o de Engenharia Eletr\^{o}nica do ITA and S\~{a}o Jos\'{e} dos Campos - SP and Brasil},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2012/st/II_1.pdf},
year = {2012},
date = {2012-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2012 (SIGE2012)},
abstract = {A compara\c{c}\~{a}o entre dois barramentos de dados \'{e} uma tarefa dif\'{i}cil de ser realizada devido \`{a} exist\^{e}ncia de um grande n\'{u}mero de vari\'{a}veis envolvidas. O objetivo da aplica\c{c}\~{a}o, o custo do sistema e o n\'{i}vel de confiabilidade a ser atingida s\~{a}o alguns dos fatores que impactam no desenvolvimento do projeto. Buscou-se nesse trabalho realizar uma compara\c{c}\~{a}o entre as principais caracter\'{i}sticas das redes MIL-STD-1553B e CAN Bus que o projetista deve considerar. Uma tabela resume os aspectos considerados.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados, MIL-},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A comparação entre dois barramentos de dados é uma tarefa difícil de ser realizada devido à existência de um grande número de variáveis envolvidas. O objetivo da aplicação, o custo do sistema e o nível de confiabilidade a ser atingida são alguns dos fatores que impactam no desenvolvimento do projeto. Buscou-se nesse trabalho realizar uma comparação entre as principais características das redes MIL-STD-1553B e CAN Bus que o projetista deve considerar. Uma tabela resume os aspectos considerados. |