TRABALHOS PUBLICADOS
2023 |
Proposta de integração de sistemas para soluções de dados em sistema HF do Ministério da Defesa Proceedings Article Habermann, Danilo; Cardoso, Fabbryccio; Prandel, Paulo; Bramigk, Victor; Lopes, José Resumo | Links | BibTeX | Tags: GE-SR RDS E MATERIAIS ABSORVEDORES DE OEM @inproceedings{235064, Este artigo propõe uma integração de dois sistemas de comunicação em HF (alta frequência) do Ministério da Defesa: o Terminal Integrado de Dados (TID) e o Tráfego de Dados do Exército em HF (TDEx). A integração se beneficia da forma de onda HF do projeto RDS, que emprega tecnologia SCA para oferecer transmissão de dados e robustez contra interferências e variações ionosféricas. Também possibilita o roteamento de tráfego de correio eletrônico pelo TDEx, mesmo quando as estações de rádio HF não estão diretamente ao alcance umas das outras. O artigo descreve as características, funcionalidades e importância dos sistemas TID e TDEx, bem como os equipamentos e etapas necessários para implementar a proposta de integração. O artigo evidencia ainda o potencial dessa iniciativa para melhorar a eficiência e a capacidade das comunicações da RECAF com otimização de custos, utilizando recursos existentes e adicionando serviços de dados digitais. |
Capacidade de Detecção da Aeronave UAV X-47B em Função da Predição da RCS Estática Proceedings Article Gomes, Newton A S; Richter, Renan Miranda; Lopes, Braulio Haruo Kondo; Baldan, Maurício Resumo | Links | BibTeX | Tags: GE-SR RDS E MATERIAIS ABSORVEDORES DE OEM @inproceedings{235529, O pilar doutrinário "Sobrevivência em Combate" ganha dia a dia mais notoriedade no meio militar. Os recentes conflitos, tais como a Guerra da Ucrânia, bem como o embate entre Azerbaijão e Armênia, denotam o crescente uso de loitering munitions e UAVs (Unmanned Aerial Vehicles - Veículos Aéreos Não Tripulados) como plataformas aéreas deataque, diminuindo o contato humanos nas linhas de combate. Este trabalho realiza a predição radar do UAV X-47B baseado em sua RCS (Radar Cross Section - Seção Reta Radar) estática nas bandas de frequência VHF, L, S, C e X através de simulações eletromagnéticas. Emprega-se um radar hipotético para avaliar os maiores alcances de detecção entre as bandas supracitadas. Os resultados demonstram que a banda VHF obteve o maior alcance de detecção, com um ganho de 272,2% em relação à banda L. Dessa forma, a análise da RCS de uma plataforma aérea com uma geometria do tipo asa voadora em forma de delta, como o UAV X-47B, sem materiais absorvedores eletromagnéticos, não apresenta características furtivas nas bandas do espectro eletromagnético analisadas. |
Interferência Eletromagnética entre Radares de Emprego Naval Proceedings Article Tavares, Mário D. A.; Gomes, Newton A S; Richter, Renan Miranda; Gonçalves, André P; Baldan, Maurício Resumo | Links | BibTeX | Tags: GE-SR RDS E MATERIAIS ABSORVEDORES DE OEM @inproceedings{235528, O uso de radares no ambiente marítimo possui uma aplicação civil e militar. O efeito da interferência co-canal entre radares, implantados em embarcações distintas, ocorre com frequência em várias marinhas. Esse trabalho propõe desenvolver uma metodologia para atenuar o efeito da interferência entre radares que operam na mesma frequência. Um radar hipotético é empregado para simular o efeito de interferência co-canal entre embarcações, variando o ângulo de engajamento azimutal e a distância entre as embarcações. No final, é obtida uma topologia de disposição das embarcações em coluna, com uma distância máxima de 5, 95 NM e uma disposição em linha com um valor máximo de 37, 01 NM. Este trabalho evidencia que a interferência ocorre entre os radares, sendo demasiadamente dependente da condição angular de engajamento devido ao efeito da RCS (Radar Cross Section - Seção Reta Radar) da embarcação interferidora. |