TRABALHOS PUBLICADOS
2023 |
Ribeiro, David R. G.; Dybal, Ângelo; Nunes, Renato; Andrade, Miguel Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235515_1, O Banco de Teste Hidráulico (BTH) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) tem como objetivo principal a capacitação técnica no desenvolvimento de tecnologias propulsivas alternativas à propulsão sólida. O BTH é equipado com um reservatório de água de 10.000 litros e com duas bombas centrifugas de 175 HP-cv e 250 HP-cv que atendem até 5 linhas de teste. O procedimento de ensaio é do tipo malha aberta ou fechada a depender das características do Corpo de Prova (CDP). O IAE conta com esta infraestrutura de ensaios localizada no Laboratório de Ensaios em Propulsão (LEPR), instrumentada com transdutores de pressão, medidores de vazão e sensores de temperatura para medir os fenômenos de vazão (velocidade e volume do fluido), diferença de pressões (ΔP) e as variações de temperatura dos processos. Neste contexto, o sistema de controle e aquisição de dados foi desenvolvido utilizando a linguagem gráfica LabVIEW e plataforma PXI em substituição a sua versão anterior. A instrumentação de ensaio baseia-se no sistema de aquisição de dados de tempo real da National Instruments (NI) composto pelo chassi PXI-1031, equipado com a controladora PXI-8184 e dois cartões PXI-6289. Além do PXI, foi introduzido na arquitetura um cRIO 9030 com cartões 9213 de 16 canais cada para aquisição de temperatura. Para operacionalizar o sistema foi adotado como requisito de desenvolvimento a arquitetura distribuída SCADA e o padrão de projeto QMH nativo do LabVIEW. Essa abordagem sistêmica resultou na consecução dos objetivos fixados pelos requisitos técnicos e operacionais que visam efetividade e segurança nos procedimentos de ensaio |
Sensoriamento Quântico com Aplicações em Defesa Miscellaneous Silva, Samuel Fernando F.; Alves, Warley Marcos S.; Ramos, Alexandre Ferreira Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{236005_1, Embora a teoria quântica tenha mais de um século, o desenvolvimento de aplicações das tecnologias baseadas em fenômenos eminentemente quânticos, como o emaranhamento, ainda é incipiente. O prospecto é promissor e vislumbram-se a criação de instrumentos capazes de afetar todas as cadeias produtivas civis e de defesa. O sensoriamento e a metrologia quânticas são relevantes pontos de partida, com alto potencial de uso dual em, e.g., caracterização de subsolos de uma região, imageamento para biomedicina e desenvolvimento de acelerômetros para navegação inercial. De fato, a recente detecção de ondas gravitacionais pelo grupo LIGO empregando um interferômetro baseado em emaranhamento demonstra a viabilidade dessa tecnologia. Neste trabalho, apresentamos uma revisão de possíveis aplicações duais de sensoriamento quântico, bem como uma simulação de interferometria com um sensor quântico baseado em circuitos com qubits emaranhados utilizando o Qiskit e a plataforma do IBM Quantum Experience. |
Library Proposal to Data Encoding in Quantum Machine Learning Miscellaneous Marim, Luccas Lanfranchi; de Barros, Fernando Augusto Caletti Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{236004_1, One of the primary stages in machine learning algorithms involves translating input data from the system into numerical information that can be manipulated by the model. In Quantum Machine Learning (QML) context, once the information has been transformed into numerical data a further transformation is required to convert them into quantum data, which can be interpreted by the model or the quantum algorithm. These methods are commonly referred in literature as data encoding or data embedding. One challenge is implementing these methods using currently provided Software Development Kits (SDKs) such as Qiskit (IBM), Pennylane (Xanadu) and Paddle Quantum (Baidu), which in some cases provides ready-made functions to perform data encoding. One way to do this is presented in this poster through the three most common methods: basis encoding, amplitude encoding and angle encoding. Therefore, a brief conceptual overview of the subject is presented and a python library is created and explained implementing a solution to the data encoding problem |
Uma Aplicação do VFT como PSM ao Projeto PEmSE Miscellaneous Pola, Hiawata; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; Pinto, Maria José Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235501_1, O projeto PEmSE (Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais) tem por objetivo conceber um ambiente, em nível de protótipo, que ofereça alternativas para o planejamento para aquisição e download de imagens obtidas por satélites. O projeto busca auxiliar o processo de tomada de decisão no contexto espacial ao otimizar o emprego dos sistemas espaciais disponíveis. Para isso, uma série de ações devem ser identificadas para viabilizar o desenvolvimento do projeto como idealizado. O objetivo deste trabalho foi estruturar estas ações, baseadas nos anseios dos stakeholders. Foi aplicado o Value-Focused Thinking (VFT) como PSM (do inglês, Problem Structuring Methods), por possuir a capacidade de extrair dos stakeholders seus valores e desejos, transformando-os em ações e objetivos concretos para aplicação no contexto decisório. O resultado foi a identificação de ações que refletem a perspectiva dos envolvidos no projeto, as quais são potenciais alternativas a serem implementadas pelos decisores |
Colaboração Acadêmica e Militar: Avanços nas Tecnologias Quânticas com Ênfase em Emissores Quânticos Miscellaneous Rodrigues, Augusto R.; ulio C. V. Chagas,; Ferrão, Luiz F. A.; Fernandes, Gabriel F. S.; Machado, Francisco B. C.; Spada, Rene F. K.; Chaves, André J. C. Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235126_1, O trabalho apresenta pesquisas recentes no âmbito do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que podem se relacionar com as tecnologias quânticas. O foco foi em emissores quânticos que emitem um único fóton por ciclo. Foram explorados materiais bidimensionais derivados do grafeno, como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), propostos como emissores ideais. O estudo destacou as propriedades e aplicações do grafeno e dos PAHs, evidenciando seu potencial para o desenvolvimento de novos materiais e dispositivos. O phenalenyl, um tipo de PAH com propriedades promissoras para armazenamento de energia e eletrônica orgânica, também foi abordado. O estudo ressaltou a importância da colaboração entre academia, indústria e governo na formação de especialistas e investimentos em infraestrutura adequada para impulsionar o desenvolvimento das tecnologias quânticas |
de Souza, Rachel Camilly Soares; de Paula, Murilo Gustavo; de Oliveira, Thays Felipe David Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{234459_1, Quais lições sobre Defesa Cibernética no que tange aos ataques às Infraestruturas Críticas podem ser retiradas do conflito entre Rússia e Ucrânia para o Exército Brasileiro? Com a evolução do uso do ciberespaço, houve um aumento significativo de ataques que visam afetar as Infraestruturas Críticas de um Estado. O objetivo deste trabalho é analisar quais lições que o Exército Brasileiro pode obter a partir dos ataques russos às Infraestruturas Críticas ucraniana. Desse modo, através da metodologia exploratória, o texto concentra-se em entender quais foram os antecedentes do conflito, quais ações estão sendo utilizadas pela Rússia para afetar a Ucrânia e como as ações dentro do teatro de operações podem ser relacionadas com a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Brasil. Portanto, o texto aponta as mudanças na estratégia russa ligadas ao uso e à adaptação dos ataques cibernéticos às infraestruturas críticas, abordando, possíveis lições que o Exército Brasileiro pode absorver. |
Modelo de Estimativa de Força para Interdição de Pistas por Sistemas de Armas Ar-Superfície Miscellaneous dos Santos, Jean Marcel Knapp; Motta, Matheus Becker Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{232630_1, Aeródromos podem ser interditados por meio de crateras na pista, de forma que o comprimento máximo e a largura máxima desimpedidos não permitam a decolagem de aeronaves. Este trabalho estabelece uma metodologia para estimativa de força para interdição de pistas por sistemas de armas ar-superfície, por meio do cálculo do raio das crateras formadas, das dimensões do alvo, do comprimento e da largura efetiva para cálculo da probabilidade de impacto de tiro único, do espaçamento entre impactos, e da quantidade de DMPIs, de surtidas e de armamentos lançados por surtida. Pela metodologia proposta, foram obtidas dimensões do alvo semelhantes àquelas disponíveis em publicações aeronáuticas, bem como foi possível obter a quantidade ideal de DMPIs, surtidas e armamentos necessários para interditar um aeródromo, com a mínima necessidade de interação do usuário ao longo do processo. |
Confecção de algoritmo de detecção autônoma de embarcações em imagens orbitais de radar de abertura sintética (SAR) Miscellaneous Vito, Luis G. R.; Passaro, Angelo Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{232604_1, Neste estudo, foi desenvolvido e apresentado um algoritmo inovador destinado à detecção autônoma de embarcações utilizando imagens SAR (Radar de Abertura Sintética). Para atingir essa finalidade, foram implementadas modificações na consagrada rede neural U-Net, além da integração de um código de índice de probabilidade, otimizando a segmentação e elevando a precisão da detecção subsequente. Ao submeter o algoritmo a testes em um conjunto selecionado de imagens SAR processadas, observou-se um desempenho notável, com índices de 78% de precisão, 99% de acurácia, 73% de F1-score, 68% de IoU, e uma impressionante probabilidade de detecção de embarcações excedendo 95%, superando algumas referências [1], [11]. Os resultados confirmam a eficácia do algoritmo, e também sua versatilidade em identificar embarcações de variadas dimensões, seja em águas calmas ou em cenários marítimos mais desafiadores. Os avanços tangíveis demonstrados neste estudo abrem caminho para expectativas otimistas quanto ao futuro da detecção marítima baseada em SAR. Além disso, os resultados apontam para a possibilidade real de se ter um sistema de monitoramento marítimo mais eficiente, de resposta ágil, e que, simultaneamente, requer menos recursos computacionais, tornando-o uma ferramenta valiosa para aplicações práticas em gestão e segurança marítima. |
Caracterização em Voo de Sistemas de Detecção Passiva Miscellaneous da Costa, Leandro Geraldo; Antreich, Felix Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235541_1, istemas de detecção passiva que empregam a técnica de comparação de amplitude de sinal apresentam baixa acurácia nas medições de Direction-of-Arrival (DOA), se comparados com aqueles que empregam as técnicas de análise de tempo de chega e de diferença de fase. Essa deficiência pode ser agravada quando tais sistemas não são caracterizados após a instalação, permanecendo sujeitos ao desbalanceamento permanente entre os canais. A proposta é compensar os erros de medições desses sistemas com base em dados coletados em voos de teste. Os resultados obtidos por meio da compensação das medições de DOA ao erro médio e da seleção de Line-Of-Bearings (LOBs) que proporcionam maior concentração da amostra, conforme fundamentação teórica apresentada por Costa (2018), revelam melhora significativa na construção das elipses de probabilidade. |
Análise em Larga Escala de Vulnerabilidades em Roteadores Wi-Fi: Ampliando a Consciência Situacional Cibernética Miscellaneous Taffarel, Françoa; Freitas, Osmany; de Almeida, Felipe Silveira; Jr, Lourenco Alves Pereira Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{234720_1, Os roteadores sem-fio progrediram para garantir a conectividade entre os dispositivos IoT à Internet. Essa evolução também aumentou a importância de análises de segurança, devido aos crescentes ataques cibernéticos direcionados ou em massa por agentes maliciosos. No entanto, uma restrição na realização dessas análises em larga escala é a necessidade de acesso ao dispositivo físico. Neste artigo, apresentamos uma metodologia semiautomatizada que combina a emulação de imagens de firmware de roteadores com o web-fuzzing da interface web utilizando o Nuclei. Os resultados iniciais foram a identificação de 6.293 possíveis falhas, a criação de 27 templates do Nuclei e a validação do CVE-2022-46552. |
Santos, Pedro Henrique; da Silva Araújo, Rodolfo Antônio; Marques, Eleandro Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235510_1, A constante dielétrica de substratos presentes nas placas de circuito impresso utilizadas em sistemas eletrônicos de RF que operam na região micro-ondas, como filtros, antenas e Amplificadores de Potência de Estado Sólido (SSPA,s), são de extrema importância para a análise, otimização e devida implementação física destes sistemas. Para isso, este trabalho demonstra a caracterização elétrica da permissividade dielétrica efetiva de uma placa utilizada em SSPA,s utilizados em satélites. São demonstrados os resultados obtidos na caracterização para, posteriormente, a realização de uma comparação com trabalhos anteriores de outros autores, o que confere a eficiência da técnica adotada. Os dados obtidos serão utilizados em futuros projetos de RF, para a devida otimização e melhoria dos mesmos, bem como na geração de condições de contorno necessárias para melhor performance do sistema a ser desenvolvido para testes |
Aplicação de rádios IP de alta capacidade no comando e controle de uma operação militar Miscellaneous de Souza, Marcelo Silva; de Barros Martins, Lincoln Lisboa; de Barros, Iury Justo Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235489_1, Os rádios de alta capacidade, que possuem protocolo de internet, apresentam uma alternativa eficiente para as comunicações de dados táticos, fator que contribui com o incremento da consciência situacional durante uma operação militar. Neste trabalho, foi realizada uma prova de conceito utilizando o rádio RF-7800M-MP para transmissão de dados, áudio e vídeo, de forma integrada com o sistema de comando e controle, para o monitoramento de meios operativos durante um exercício de assalto anfíbio. Pela alta complexidade das operações anfíbias, é necessário cumprir os requisitos de confiabilidade e flexibilidade no estabelecimento das comunicações, com o propósito de garantir um perfeito funcionamento dos sistemas de monitoramento, sejam eles de navegação eletrônica ou mapeamento do deslocamento terrestre. Para atender esta demanda, foi estabelecida uma rede de rádios, criptografada, de forma integrada com os sistemas de navegação eletrônica com largura de banda de 1,2 Mbps. |
Detecção Automática de Pistas Não Homologadas em Imagens SAR na Região da Amazônia Miscellaneous da Silva Gomes, Leandro; Shiguemori, Elcio Hideiti; Kuck, Tahisa; Alves, Dimas I Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235467_1, ste trabalho apresenta um estudo inicial de um método para a detecção automática de pistas não homologadas na floresta amazônica brasileira, uma região vasta e de vegetação densa, que tem sido palco de atividades ilegais que utilizam esse tipo de pista, como o garimpo e o tráfico de drogas. Como primeira parte do trabalho, tem-se a criação de um banco de dados contendo os alvos de interesse nas imagens SAR. Após, um experimento foi realizado utilizando imagens de radar de abertura sintética (SAR) do Sentinel-1. Um banco de dados com 91 pistas distribuídas em 60 imagens foi estruturado com o uso da plataforma Earth Engine, que foi utilizada para acessar as imagens do Sentinel-1. Utilizando-se esse dataset, foi feito o treinamento com a rede neural convolucional YOLOv4. Para o teste de generalização, escolheu-se 9 imagens desse banco de dados, contendo ao todo 10 pistas. O algoritmo apresentou uma taxa de detecção de 40% dos alvos. A abordagem apresentada neste trabalho mostra um potencial significativo para o uso de Inteligência Artificial (IA) na detecção de pistas em região de selva amazônica, bem como aponta futuras melhorias para se alcançar melhores índices de detecção |
Falqueto, Leonan Entringer; Villani, Emilia; Cerqueira, Christopher Shneider Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235461_1, O Projeto Virtual Demonstrator (VD) tem como objetivo estruturar cenários operacionais em uma arena de simulação construtiva para testar as tecnologias desenvolvidas na cooperação Brasil Suécia Air Domain Study de forma conjunta e simultânea. Um dos cenários propostos é a execução da missão de Patrulha Marítima com uso de Unmanned Air Vehicles, o qual será estudado por meio da metodologia de Engenharia de Sistemas Baseada em Modelo (MBSE) Arcadia. O comportamento dos entes será modelado por eventos discretos (autômatos ou máquinas de estado) utilizando os diagramas statechart da ferramenta Capella. Os efeitos serão mensurados na simulação construtiva obtida com o VR Forces. Como o Capella ainda não possui a capacidade de simulação simbólica, uma modelagem inicial foi elaborada com a ferramenta UPPAAL. Após a modelagem da missão e a integração com a simulação construtiva, objetiva-se analisá-la e otimizar a respectiva arquitetura, considerando algumas medidas de eficiência e restrições típicas dessa atividade operacional. |
Modelagem em UML dos Acordos de Compensação no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) Miscellaneous Viscardi, Marco Antonio; Marques, Johnny Cardoso Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235441_1, O Acordo de Compensação é um contrato que versa sobre as compensações que a Ofertante prestará às Beneficiárias. No âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a concepção e emissão de requisitos de compensação ocorre por meio do preenchimento pelos potenciais beneficiários das Fichas de Necessidades Setoriais de Compensação (FNSC). Para compreender como o atual método pode ser desenvolvido, este trabalho apoiou-se na modelagem com diagramas da linguagem de modelagem unificada (UML). As legislações sobre offset foram traduzidas para diagramas de classes, de estado e de casos de uso e tabelas de descrição de casos de uso, que foram submetidos a revisão por especialistas. Por meio da leitura das tabelas de descrição de casos de uso é possível identificar os relacionamentos mais frágeis entre os atores envolvidos e quais os processos padrões e alternativos que podem ser aprimorados. A modelagem em diagramas permite visualizar pontos fortes e fracos, estruturando as interações e funcionalidades do sistema. |
Herculano, Artur T.; Pereira, Cláudia A.; de Moraes, João C. B Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235095_1b, Do sistema de infraestrutura aeroportuária, o pavimento é o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aeródromos em regiões isoladas, esses custos são ainda mais elevados, devido às dificuldades logísticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manutenção dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resistência à tração de corpos de concreto de cimento Portland com adição de fibras de aço, porém pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avaliação do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportuários de concreto. O principal ensaio a ser executado é o de resistência à fadiga em idade de 28 dias. Serão testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adição de fibras). |
Investigação cientométrica sobre aplicações de Redes Neurais em Hipersônica Miscellaneous Herculano, Artur T.; Pereira, Cláudia A.; de Moraes, João C. B Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{235095_1, Do sistema de infraestrutura aeroportuária, o pavimento é o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aeródromos em regiões isoladas, esses custos são ainda mais elevados, devido às dificuldades logísticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manutenção dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resistência à tração de corpos de concreto de cimento Portland com adição de fibras de aço, porém pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avaliação do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportuários de concreto. O principal ensaio a ser executado é o de resistência à fadiga em idade de 28 dias. Serão testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adição de fibras) |
Estudo Teórico de Novos Materiais Energéticos: O Complexo Hidrazina Borano como Alternativa à Hidrazina Miscellaneous Paulino, Ângelo C; Passaro, Angelo Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pôsteres-2023 @misc{234995_1, As tecnologias hipersônicas desempenham um papel importante para a supremacia do Poder Aeroespacial nos próximos anos. Muitos países empreendem esforços enormes para dominar as complexidades intrínsecas associadas ao voo hipersônico. Essas complexidades abrangem metodologias avançadas de controle e orientação, bem como uma compreensão profunda das não-linearidades inerentes ao escoamento hipersônico, incluindo efeitos de camada limite e química de alta temperatura. O veículo hipersônico deve ser desenvolvido do ponto de vista de um sistema integrado, com o emprego de cálculos computacionais e estruturas otimizadas para a obtenção da viabilidade de um voo seguro e do sucesso da missão. Para tanto, o uso da Inteligência Artificial tem se consolidado como uma valiosíssima ferramenta capaz de tratar diversos problemas relacionados a veículos hipersônicos, sobretudo dadas as características dinâmicas de sua operação que inviabilizam soluções globais meramente analíticas. Este trabalho apresenta uma análise cientométrica das aplicações de Inteligência Artificial à área de Hipersônica — em particular das Redes Neurais — avaliando-se os dados de 244 diferentes publicações relacionadas desde 1993. São apresentadas análises dos principais temas de pesquisa e palavras-chave, principais autores e instituições, cenário mundial das pesquisas em esenvolvimento, bem como tendências identificadas, fazendo-se predições para o andamento das pesquisas nos próximos anos. |