2020
|
Identificação de Linhas de Pesquisa em Aplicações Operacionais sob a Perspectiva do Valor Proceedings Article Silva, Mauro Guilherme Gazola B; Silva, Amanda Cecília Simões; Rebouças, Sérgio @inproceedings{Mauro2020VFTb,
title = {Identifica\c{c}\~{a}o de Linhas de Pesquisa em Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais sob a Perspectiva do Valor},
author = {Mauro Guilherme Gazola B Silva and Amanda Cec\'{i}lia Sim\~{o}es Silva and S\'{e}rgio Rebou\c{c}as},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_02_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O avan\c{c}o tecnol\'{o}gico tem mudado a forma como os pa\'{i}ses operam suas for\c{c}as a\'{e}reas, exigindo, cada vez mais, que capacidades operacionais sejam desenvolvidas para aumentar a qualidade e as potencialidades de emprego. Nesse contexto, pesquisas em aplica\c{c}\~{o}es operacionais ganham destaque como indutoras do desenvolvimento de capacidades na For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira (FAB). Este estudo tem como prop\'{o}sito a identifica\c{c}\~{a}o de linhas de pesquisa em aplica\c{c}\~{o}es operacionais, contribuindo para a converg\^{e}ncia das atividades de pesquisa na FAB com as suas necessidades operacionais. A unidade de an\'{a}lise foi uma campanha a\'{e}rea, que, estruturada pelo Value-Focused Thinking (VFT) por meio de 4 (quatro) etapas, proporcionou as bases para aplica\c{c}\~{a}o de um framework que identificou 44 (quarenta e quatro) linhas de pesquisa aptas a promover o desenvolvimento de capacidades, processos e sistemas aderentes \`{a}s demandas operacionais mais prementes da for\c{c}a.},
keywords = {campanha a\'{e}rea, linhas de pesquisa I INTRODU\c{C}\~{A}O, VFT},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O avanço tecnológico tem mudado a forma como os países operam suas forças aéreas, exigindo, cada vez mais, que capacidades operacionais sejam desenvolvidas para aumentar a qualidade e as potencialidades de emprego. Nesse contexto, pesquisas em aplicações operacionais ganham destaque como indutoras do desenvolvimento de capacidades na Força Aérea Brasileira (FAB). Este estudo tem como propósito a identificação de linhas de pesquisa em aplicações operacionais, contribuindo para a convergência das atividades de pesquisa na FAB com as suas necessidades operacionais. A unidade de análise foi uma campanha aérea, que, estruturada pelo Value-Focused Thinking (VFT) por meio de 4 (quatro) etapas, proporcionou as bases para aplicação de um framework que identificou 44 (quarenta e quatro) linhas de pesquisa aptas a promover o desenvolvimento de capacidades, processos e sistemas aderentes às demandas operacionais mais prementes da força. |
Convolutional Neural Networks for target detection in thermal images Proceedings Article Macedo, Henrique Eduardo; Oliveira, José Maria Parente; Máximo, Marcos Ricardo Omena Albuquerque @inproceedings{Henrique2020Targetb,
title = {Convolutional Neural Networks for target detection in thermal images},
author = {Henrique Eduardo Macedo and Jos\'{e} Maria Parente Oliveira and Marcos Ricardo Omena Albuquerque M\'{a}ximo},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_03_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {The use of thermal sensors embedded in remotely piloted aircraft constituted a remarkable advance in the oper- ational capacity of military forces. However, the amount of in- formation available alongside the regular workload overwhelms sensor operators. This study analyzes the performance of the YOLOv3 algorithm regarding target detection in a dataset of thermal images generated using the DcOMPASS sensor. The training method sought the configuration with the best performance conducting a hyperparameters search. Initially, training was carried out with the entire dataset, and then, separately with data only in blackhot or only whitehot. A software approach for the generation of images with inverted grayscale palette was also an option. The achieved results revealed training with images of opposite polarity (whitehot and blackhot) affects the final result negatively. The evaluation metrics were frame rate per second (FPS) and Mean Average Precision (mAP), and the finals scores demonstrate that YoloV3 can be successfully applied in the detection of targets in infrared images.},
keywords = {Convolutional Neural Network, Target detection},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
The use of thermal sensors embedded in remotely piloted aircraft constituted a remarkable advance in the oper- ational capacity of military forces. However, the amount of in- formation available alongside the regular workload overwhelms sensor operators. This study analyzes the performance of the YOLOv3 algorithm regarding target detection in a dataset of thermal images generated using the DcOMPASS sensor. The training method sought the configuration with the best performance conducting a hyperparameters search. Initially, training was carried out with the entire dataset, and then, separately with data only in blackhot or only whitehot. A software approach for the generation of images with inverted grayscale palette was also an option. The achieved results revealed training with images of opposite polarity (whitehot and blackhot) affects the final result negatively. The evaluation metrics were frame rate per second (FPS) and Mean Average Precision (mAP), and the finals scores demonstrate that YoloV3 can be successfully applied in the detection of targets in infrared images. |
Avaliação Operacional de Sistemas Propulsivos: Possibilidades Futuras de Aplicação do Hidrojato nos Meios Navais da Marinha do Brasil Proceedings Article Costa, Igor Pinheiro Araújo; Maêda, Sérgio Mitihiro Nascimento; de, Luiz Frederico Horácio @inproceedings{Igor2020An\'{a}lisebb,
title = {Avalia\c{c}\~{a}o Operacional de Sistemas Propulsivos: Possibilidades Futuras de Aplica\c{c}\~{a}o do Hidrojato nos Meios Navais da Marinha do Brasil},
author = {Igor Pinheiro Ara\'{u}jo Costa and S\'{e}rgio Mitihiro Nascimento Ma\^{e}da and Luiz Frederico Hor\'{a}cio de},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_06_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este artigo tem por objetivo verificar a viabilidade do emprego da propuls\~{a}o por hidrojato em navios da Marinha do Brasil (MB), tendo em vista a limita\c{c}\~{a}o que a propuls\~{a}o convencional apresenta principalmente em regi\~{o}es de baixa profundidade e de dif\'{i}cil manobrabilidade, como regi\~{o}es ribeirinhas e pantaneiras. Para isso, foi utilizada Pesquisa Operacional (PO), por meio do m\'{e}todo Holtrop, para comparar as efici\^{e}ncias da propuls\~{a}o a hidrojato e convencional, al\'{e}m de suas caracter\'{i}sticas energ\'{e}ticas e operacionais. Foram exemplificados alguns casos de aplica\c{c}\~{a}o de hidrojato em navios militares, avaliando a viabilidade de implementa\c{c}\~{a}o desse tipo de propuls\~{a}o em outros meios navais da MB. Os resultados mostram que a propuls\~{a}o por hidrojato \'{e} mais eficiente que a convencional em determinadas situa\c{c}\~{o}es e pode ser muito \'{u}til \`{a} MB, principalmente em opera\c{c}\~{o}es ribeirinhas e pantaneiras, contribuindo para o aumento da capacidade de fiscaliza\c{c}\~{a}o nas \'{A}guas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).},
keywords = {An\'{a}lise de efici\^{e}ncia, aplica\c{c}\~{a}o militar, propuls\~{a}o a hidrojato},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo tem por objetivo verificar a viabilidade do emprego da propulsão por hidrojato em navios da Marinha do Brasil (MB), tendo em vista a limitação que a propulsão convencional apresenta principalmente em regiões de baixa profundidade e de difícil manobrabilidade, como regiões ribeirinhas e pantaneiras. Para isso, foi utilizada Pesquisa Operacional (PO), por meio do método Holtrop, para comparar as eficiências da propulsão a hidrojato e convencional, além de suas características energéticas e operacionais. Foram exemplificados alguns casos de aplicação de hidrojato em navios militares, avaliando a viabilidade de implementação desse tipo de propulsão em outros meios navais da MB. Os resultados mostram que a propulsão por hidrojato é mais eficiente que a convencional em determinadas situações e pode ser muito útil à MB, principalmente em operações ribeirinhas e pantaneiras, contribuindo para o aumento da capacidade de fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). |
Aplicação do Método Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors (SAPEVO-M) para Seleção do Navio da Marinha do Brasil Mais Adequado a Ser Empregado no Combate ao COVID-19 Proceedings Article Costa, Igor Pinheiro Araújo; Maêda, Sérgio Mitihiro Nascimento; Teixeira, Luiz Frederico Horácio Barros; Costa, Arthur Pinheiro Araújo; Castro, Marcos Alexandre Pinto; Amleida, Isaque David Pereira; Gomes, Carlos Francisco Simões; Santos, Marcos @inproceedings{Igor2020An\'{a}lisec,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o do M\'{e}todo Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors (SAPEVO-M) para Sele\c{c}\~{a}o do Navio da Marinha do Brasil Mais Adequado a Ser Empregado no Combate ao COVID-19},
author = {Igor Pinheiro Ara\'{u}jo Costa and S\'{e}rgio Mitihiro Nascimento Ma\^{e}da and Luiz Frederico Hor\'{a}cio Barros Teixeira and Arthur Pinheiro Ara\'{u}jo Costa and Marcos Alexandre Pinto Castro and Isaque David Pereira Amleida and Carlos Francisco Sim\~{o}es Gomes and Marcos Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_06_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este artigo tem por objetivo aplicar o m\'{e}todo SAPEVO-M a fim de selecionar o Navio da Marinha do Brasil (MB) mais indicado a ser empregado no apoio ao combate \`{a} pandemia de COVID-19. Para a an\'{a}lise proposta, foram comparados os tr\^{e}s navios da Esquadra mais comumente empregados em a\c{c}\~{o}es de ajuda humanit\'{a}ria: PHM “Atl\^{a}ntico”, NDM “Bahia” e NDCC “Saboia”. O navio escolhido seria empregado como Navio-Hospital, focando seus atendimentos m\'{e}dicos em casos menos graves, de doen\c{c}as n\~{a}o- contagiosas, ajudando a aliviar o sistema hospitalar do pa\'{i}s, que corre o risco de colapsar devido ao elevado n\'{u}mero de casos de COVID-19. Os navios tiveram suas caracter\'{i}sticas operacionais e instala\c{c}\~{o}es hospitalares avaliadas por Oficiais M\'{e}dicos e operativos da MB, levando em considera\c{c}\~{a}o os crit\'{e}rios mobilidade, capacidade hospitalar. Este trabalho traz uma valiosa contribui\c{c}\~{a}o para a academia e sociedade, uma vez que representa a aplica\c{c}\~{a}o de um m\'{e}todo de aux\'{i}lio \`{a} decis\~{a}o multicrit\'{e}rio no estado da arte para contribuir com a solu\c{c}\~{a}o de um problema real que afeta milh\~{o}es de pessoas no mundo. Ap\'{o}s a aplica\c{c}\~{a}o do m\'{e}todo, o NDM “Bahia” foi selecionado para ser empregado como Navio-Hospital no combate \`{a} pandemia.},
keywords = {An\'{a}lise multicrit\'{e}rio, COVID-19, Marinha do Brasil},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo tem por objetivo aplicar o método SAPEVO-M a fim de selecionar o Navio da Marinha do Brasil (MB) mais indicado a ser empregado no apoio ao combate à pandemia de COVID-19. Para a análise proposta, foram comparados os três navios da Esquadra mais comumente empregados em ações de ajuda humanitária: PHM “Atlântico”, NDM “Bahia” e NDCC “Saboia”. O navio escolhido seria empregado como Navio-Hospital, focando seus atendimentos médicos em casos menos graves, de doenças não- contagiosas, ajudando a aliviar o sistema hospitalar do país, que corre o risco de colapsar devido ao elevado número de casos de COVID-19. Os navios tiveram suas características operacionais e instalações hospitalares avaliadas por Oficiais Médicos e operativos da MB, levando em consideração os critérios mobilidade, capacidade hospitalar. Este trabalho traz uma valiosa contribuição para a academia e sociedade, uma vez que representa a aplicação de um método de auxílio à decisão multicritério no estado da arte para contribuir com a solução de um problema real que afeta milhões de pessoas no mundo. Após a aplicação do método, o NDM “Bahia” foi selecionado para ser empregado como Navio-Hospital no combate à pandemia. |
Projeto Conceitual da Missão PIMSat (Pluviometric Index Monitoring Satellite) Proceedings Article Azevedo, Jéssica; Franco, Thais Cardoso; Crucioli, Breno; Porto, Fabrício; Merladet, Antonio Vinicius Diniz; João, @inproceedings{J\'{e}ssica2020CEMADENb,
title = {Projeto Conceitual da Miss\~{a}o PIMSat (Pluviometric Index Monitoring Satellite)},
author = {J\'{e}ssica Azevedo and Thais Cardoso Franco and Breno Crucioli and Fabr\'{i}cio Porto and Antonio Vinicius Diniz Merladet and Jo\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_04_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O risco associado \`{a}s chuvas \'{e} um dos maiores contribuintes de desastres naturais no Brasil devido as dimens\~{o}es continentais que permitem uma gama de varia\c{c}\~{o}es clim\'{a}ticas no territ\'{o}rio. O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) utiliza como parte da estrat\'{e}gia criada para o monitoramento desses desastres no pa\'{i}s, uma rede de PCDs (Plataformas de Coleta de Dados), instaladas nas \'{a}reas de riscos de v\'{a}rios munic\'{i}pios, que coleta os dados pluviom\'{e}tricos e transmite via sistema de telefonia celular GSM/GSK. Visto que a transmiss\~{a}o de dados no sistema atual apresenta falhas em condi\c{c}\~{o}es de chuvas intensas, este trabalho descreve o projeto conceitual do desenvolvimento de uma solu\c{c}\~{a}o satelital de baixo custo, para se tornar o principal meio de transmiss\~{a}o de dados, ou como um sistema complementar de apoio a outras Ag\^{e}ncias e Institutos, como a ANA (Ag\^{e}ncia Nacional de \'{A}guas) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).},
keywords = {CEMADEN, CubeSat, PCDs},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O risco associado às chuvas é um dos maiores contribuintes de desastres naturais no Brasil devido as dimensões continentais que permitem uma gama de variações climáticas no território. O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) utiliza como parte da estratégia criada para o monitoramento desses desastres no país, uma rede de PCDs (Plataformas de Coleta de Dados), instaladas nas áreas de riscos de vários municípios, que coleta os dados pluviométricos e transmite via sistema de telefonia celular GSM/GSK. Visto que a transmissão de dados no sistema atual apresenta falhas em condições de chuvas intensas, este trabalho descreve o projeto conceitual do desenvolvimento de uma solução satelital de baixo custo, para se tornar o principal meio de transmissão de dados, ou como um sistema complementar de apoio a outras Agências e Institutos, como a ANA (Agência Nacional de Águas) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). |
Transmissão de Dados Radar por meio de Rádio Frequência na Faixa de HF Proceedings Article Ramos, Márcio Gonçalves; Arraes, Pablo Pontes @inproceedings{M\'{a}rcio2020n\~{a}ob,
title = {Transmiss\~{a}o de Dados Radar por meio de R\'{a}dio Frequ\^{e}ncia na Faixa de HF},
author = {M\'{a}rcio Gon\c{c}alves Ramos and Pablo Pontes Arraes},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_05_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {No protocolo de dados radar ASTERIX s\~{a}o trans- mitidas mensagens codificadas que cont\'{e}m informa\c{c}\~{o}es t\'{e}cnicas e operacionais que s\~{a}o interpretadas pelos sistemas de tratamen- to e visualiza\c{c}\~{a}o de dados radar, aplicados nos servi\c{c}os de con- trole de tr\'{a}fego a\'{e}reo e atividades de defesa a\'{e}rea. Visando a aplica\c{c}\~{a}o do r\'{a}dio enlace de dados radar na faixa de HF (High Frequency) como meio de comunica\c{c}\~{o}es seguras entre um deter- minado s\'{i}tio radar e uma bateria de artilharia de defesa antia\'{e}- rea desdobrada, foi desenvolvido um conversor de barramento serial RS-232 para ethernet e uma aplica\c{c}\~{a}o em software para compatibilizar o protocolo ASTERIX de modo que os dados ra- dar sejam trafegados de forma \'{i}ntegra e segura por um canal de banda estreita, sem afetar o desempenho operacional da miss\~{a}o de defesa antia\'{e}rea. Este artigo descreve a metodologia aplicada durante o desenvolvimento do projeto, bem como o desempenho do sistema em uma miss\~{a}o conjunta, coordenada pelo Minist\'{e}rio da Defesa.},
keywords = {ASTERIX, HFDL, n\~{a}o dispon\'{i}vel, Radar},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
No protocolo de dados radar ASTERIX são trans- mitidas mensagens codificadas que contém informações técnicas e operacionais que são interpretadas pelos sistemas de tratamen- to e visualização de dados radar, aplicados nos serviços de con- trole de tráfego aéreo e atividades de defesa aérea. Visando a aplicação do rádio enlace de dados radar na faixa de HF (High Frequency) como meio de comunicações seguras entre um deter- minado sítio radar e uma bateria de artilharia de defesa antiaé- rea desdobrada, foi desenvolvido um conversor de barramento serial RS-232 para ethernet e uma aplicação em software para compatibilizar o protocolo ASTERIX de modo que os dados ra- dar sejam trafegados de forma íntegra e segura por um canal de banda estreita, sem afetar o desempenho operacional da missão de defesa antiaérea. Este artigo descreve a metodologia aplicada durante o desenvolvimento do projeto, bem como o desempenho do sistema em uma missão conjunta, coordenada pelo Ministério da Defesa. |
Identificação e quantificação de riscos na aviação militar utilizando os métodos Value Focused Thinking e Inference Fuzzy System Proceedings Article Silva, Mário Henrique; Macêdo, Thiago Fontes; Júnior, Moacyr Machado Cardoso; Urbina, Ligia Maria Soto @inproceedings{M\'{a}rio2020Riscob,
title = {Identifica\c{c}\~{a}o e quantifica\c{c}\~{a}o de riscos na avia\c{c}\~{a}o militar utilizando os m\'{e}todos Value Focused Thinking e Inference Fuzzy System},
author = {M\'{a}rio Henrique Silva and Thiago Fontes Mac\^{e}do and Moacyr Machado Cardoso J\'{u}nior and Ligia Maria Soto Urbina},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_06_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Atualmente, o processo de avalia\c{c}\~{a}o do risco, no contexto da avia\c{c}\~{a}o militar, carece de ferramentas eficazes de identifica\c{c}\~{a}o dos fatores de risco e, \'{e} pautado, muitas vezes, em avalia\c{c}\~{o}es subjetivas dos atores do processo. O objetivo deste estudo \'{e} analisar a utiliza\c{c}\~{a}o de m\'{e}todos para identifica\c{c}\~{a}o dos riscos, como o Value Focused Thinking (VFT), e de quantifica\c{c}\~{a}o de riscos, como o Inference Fuzzy System, para diminui\c{c}\~{a}o das incertezas humanas associadas a avalia\c{c}\~{a}o destes riscos. A aplica\c{c}\~{a}o integrada destas duas ferramentas possibilitou a identifica\c{c}\~{a}o dos principais fatores de risco e da avalia\c{c}\~{a}o destes, em um estudo de caso de uma campanha de certifica\c{c}\~{a}o do par de aeronaves SC-105 e KC-130 para a atividade de reabastecimento em voo. Ao final, com a metodologia proposta, identificou-se o n\'{i}vel de risco m\'{e}dio, pressupondo-se que a an\'{a}lise ganhar\'{a} em robustez e credibilidade, oferecendo ao decisor elementos fundamentais para a sele\c{c}\~{a}o de estrat\'{e}gias mais adequadas.},
keywords = {Inference Fuzzy, Risco operacional, VFT},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Atualmente, o processo de avaliação do risco, no contexto da aviação militar, carece de ferramentas eficazes de identificação dos fatores de risco e, é pautado, muitas vezes, em avaliações subjetivas dos atores do processo. O objetivo deste estudo é analisar a utilização de métodos para identificação dos riscos, como o Value Focused Thinking (VFT), e de quantificação de riscos, como o Inference Fuzzy System, para diminuição das incertezas humanas associadas a avaliação destes riscos. A aplicação integrada destas duas ferramentas possibilitou a identificação dos principais fatores de risco e da avaliação destes, em um estudo de caso de uma campanha de certificação do par de aeronaves SC-105 e KC-130 para a atividade de reabastecimento em voo. Ao final, com a metodologia proposta, identificou-se o nível de risco médio, pressupondo-se que a análise ganhará em robustez e credibilidade, oferecendo ao decisor elementos fundamentais para a seleção de estratégias mais adequadas. |
Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais (PEmSE): Modelo Matemático e Adaptações Proceedings Article Pinto, Maria José; Marchi, Mônica Maria De; Iwazaki, Ana Cláudia @inproceedings{Maria2020Planejamentob,
title = {Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais (PEmSE): Modelo Matem\'{a}tico e Adapta\c{c}\~{o}es},
author = {Maria Jos\'{e} Pinto and M\^{o}nica Maria De Marchi and Ana Cl\'{a}udia Iwazaki},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_11_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Com o aumento do n\'{u}mero de sat\'{e}lites e seu emprego em diferentes contextos cresce tamb\'{e}m a necessidade do desenvolvimento de ferramentas e/ou metodologias para apoiar o processo de tomada de decis\~{a}o dentro do contexto espacial visando o planejamento para emprego deste sistemas. Desta forma, dado um horizonte de planejamento e uma constela\c{c}\~{a}o de sat\'{e}lites de observa\c{c}\~{a}o da terra e de esta\c{c}\~{o}es de solo heterog\^{e}neas, este trabalho tem como objetivo gerar o planejamento para aquisi\c{c}\~{a}o e download de dados espaciais para o monitoramento de \'{a}reas de interesse (alvos) com diferentes prioridades. O objetivo do planejamento ser\'{a} maximizar o atendimento dos alvos de acordo com a prioridade, lidando com requisitos operacionais e com os requisitos dos cen\'{a}rios de aplica\c{c}\~{a}o. Neste trabalho, o modelo matem\'{a}tico desenvolvido at\'{e} o momento para gerar este planejamento ser\'{a} apresentado juntamente com algumas adapta\c{c}\~{o}es. Um exemplo ilustrativo ser\'{a} utilizado para mostrar a import\^{a}ncia de considerar as adapta\c{c}\~{o}es propostas.},
keywords = {Aquisi\c{c}\~{a}o e Download de, planejamento},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com o aumento do número de satélites e seu emprego em diferentes contextos cresce também a necessidade do desenvolvimento de ferramentas e/ou metodologias para apoiar o processo de tomada de decisão dentro do contexto espacial visando o planejamento para emprego deste sistemas. Desta forma, dado um horizonte de planejamento e uma constelação de satélites de observação da terra e de estações de solo heterogêneas, este trabalho tem como objetivo gerar o planejamento para aquisição e download de dados espaciais para o monitoramento de áreas de interesse (alvos) com diferentes prioridades. O objetivo do planejamento será maximizar o atendimento dos alvos de acordo com a prioridade, lidando com requisitos operacionais e com os requisitos dos cenários de aplicação. Neste trabalho, o modelo matemático desenvolvido até o momento para gerar este planejamento será apresentado juntamente com algumas adaptações. Um exemplo ilustrativo será utilizado para mostrar a importância de considerar as adaptações propostas. |
Estudo da variação do número total de satélites em constelações Walker para monitoramento da fronteira terrestre brasileira Proceedings Article Silva, Mateus Castro; Santos, Willer Gomes; Gonçalves, Liana @inproceedings{Mateus2020Constela\c{c}\~{a}ob,
title = {Estudo da varia\c{c}\~{a}o do n\'{u}mero total de sat\'{e}lites em constela\c{c}\~{o}es Walker para monitoramento da fronteira terrestre brasileira},
author = {Mateus Castro Silva and Willer Gomes Santos and Liana Gon\c{c}alves},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_07_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho apresenta um estudo de caso da varia\c{c}\~{a}o do n\'{u}mero total de pequenos sat\'{e}lites organizados em uma constela\c{c}\~{a}o do tipo Walker. Buscou-se verificar a varia\c{c}\~{a}o dos tempos de revisita m\'{e}dio, tendo como resultado um comportamento que se assemelha a uma curva exponencial. Dessa forma, quanto maior a quantidade de sat\'{e}lites utilizados, menor \'{e} a influ\^{e}ncia do aumento de artefatos totais no tempo de revisita m\'{e}dio.},
keywords = {Constela\c{c}\~{a}o de sat\'{e}lites, Tempo de revisita},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta um estudo de caso da variação do número total de pequenos satélites organizados em uma constelação do tipo Walker. Buscou-se verificar a variação dos tempos de revisita médio, tendo como resultado um comportamento que se assemelha a uma curva exponencial. Dessa forma, quanto maior a quantidade de satélites utilizados, menor é a influência do aumento de artefatos totais no tempo de revisita médio. |
Evaluation of netfilter and eBPF/XDP to filter TCP flag-based probing attacks Proceedings Article Bertoli, Gustavo Carvalho; Pereira, Lourenço A; Marcondes, Cesar; Saotome, Osamu @inproceedings{Gustavo2020n\~{a}ob,
title = {Evaluation of netfilter and eBPF/XDP to filter TCP flag-based probing attacks},
author = {Gustavo Carvalho Bertoli and Louren\c{c}o A Pereira and Cesar Marcondes and Osamu Saotome},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_03_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {This paper presents a signature-based approach to secure networks by blocking TCP flag-based (Null, FIN, XMAS) probing attacks performed with the well-known Nmap security tool. Through packet filtering, this approach considers the deployment on Linux operating systems by low-level filtering through Linux Kernel Module (LKM) and Netfilter to directly operate at network stack. It also presents an alternative approach for packet filtering using the extended-Berkeley Packet Filter (eBPF) / eXpress Data Path (XDP) solution, which allows performing filtering at a lower level (network device driver), improving network filtering performance by 5% in comparison with the LKM/Netfilter solution. It also makes available an open- source baseline for packet filtering using both LKM/Netfilter and eBPF/XDP approaches.},
keywords = {n\~{a}o dispon\'{i}vel},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
This paper presents a signature-based approach to secure networks by blocking TCP flag-based (Null, FIN, XMAS) probing attacks performed with the well-known Nmap security tool. Through packet filtering, this approach considers the deployment on Linux operating systems by low-level filtering through Linux Kernel Module (LKM) and Netfilter to directly operate at network stack. It also presents an alternative approach for packet filtering using the extended-Berkeley Packet Filter (eBPF) / eXpress Data Path (XDP) solution, which allows performing filtering at a lower level (network device driver), improving network filtering performance by 5% in comparison with the LKM/Netfilter solution. It also makes available an open- source baseline for packet filtering using both LKM/Netfilter and eBPF/XDP approaches. |
MEGA-RCD: Um Método de Gerenciamento de Ameac¸as em Rede de Comunicação de Dados Proceedings Article Dias, Miquelângelo Souza; Marcondes, Cesar A C; Cunha, Adilson Marques @inproceedings{Miquel\^{a}ngelo2020Cibersegurancab,
title = {MEGA-RCD: Um M\'{e}todo de Gerenciamento de Ameac¸as em Rede de Comunica\c{c}\~{a}o de Dados},
author = {Miquel\^{a}ngelo Souza Dias and Cesar A C Marcondes and Adilson Marques Cunha},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_03_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {No mundo moderno, principalmente a partir de 2020, per\'{i}odo da pandemia e p\'{o}s-pandemia do V\'{i}rus COVID- 19 (SARS-CoV-2), vem ocorrendo um crescimento de ameac¸as cibern\'{e}ticas devido ao aumento na utiliza\c{c}\~{a}o de Portais da Internet, aplicativos de compra online e outras tecnologias com vulnerabilidades, visando oportunizar e intensificar acessos, via Internet,aos produtos e servic¸os. Neste contexto, ameac¸as ori- ginadas de Agentes Maliciosos para explorar vulnerabilidades em produtos v\^{e}m representando o principal foco deste trabalho de pesquisa, ainda em fase inicial de investiga\c{c}\~{a}o envolvendo a concep\c{c}\~{a}o, modelagem e implementa\c{c}\~{a}o de um M\'{e}todo de Gerenciamento de Ameac¸as em Rede de Comunica\c{c}\~{a}o de Dados denominado MEGA-RCD, com o prop\'{o}sito de mitigar vulnera- bilidades, como medida preventiva contra ataques cibern\'{e}ticos. Os resultados iniciais desta pesquisa apontam para a concep\c{c}\~{a}o de um m\'{e}todo de identifica\c{c}\~{a}o de vulnerabilidades composto por Plataforma de Orquestra\c{c}\~{a}o integrada \`{a} Intelig\^{e}ncia de Ameac¸as. Assim, propiciando a mitiga\c{c}\~{a}o de vulnerabilidades.},
keywords = {Ciberseguranca},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
No mundo moderno, principalmente a partir de 2020, período da pandemia e pós-pandemia do Vírus COVID- 19 (SARS-CoV-2), vem ocorrendo um crescimento de ameac¸as cibernéticas devido ao aumento na utilização de Portais da Internet, aplicativos de compra online e outras tecnologias com vulnerabilidades, visando oportunizar e intensificar acessos, via Internet,aos produtos e servic¸os. Neste contexto, ameac¸as ori- ginadas de Agentes Maliciosos para explorar vulnerabilidades em produtos vêm representando o principal foco deste trabalho de pesquisa, ainda em fase inicial de investigação envolvendo a concepção, modelagem e implementação de um Método de Gerenciamento de Ameac¸as em Rede de Comunicação de Dados denominado MEGA-RCD, com o propósito de mitigar vulnera- bilidades, como medida preventiva contra ataques cibernéticos. Os resultados iniciais desta pesquisa apontam para a concepção de um método de identificação de vulnerabilidades composto por Plataforma de Orquestração integrada à Inteligência de Ameac¸as. Assim, propiciando a mitigação de vulnerabilidades. |
Microwave photonic Radar Warning Receiver (RWR) airborne antenna over fiber optic Proceedings Article Bastos, Paulo Henrique Kiohara A; Ivo, Felipe Streitenberger; Coutinho, Olympio Lucchini @inproceedings{Paulo2020Electronicb,
title = {Microwave photonic Radar Warning Receiver (RWR) airborne antenna over fiber optic},
author = {Paulo Henrique Kiohara A Bastos and Felipe Streitenberger Ivo and Olympio Lucchini Coutinho},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_09_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Electronic warfare was of great importance mainly in the second world war. Radar was one of the greatest inventions in the area at that time, reinventing the way war was viewed until then. Today, modern combat aircraft have sophisticated warfare systems, one of which is known as the Radar Warning Receiver (RWR), responsible for alert pilots to possible radar detection and guiding the direction in which it is being radiated. Technological the interaction of the Microwave and optoelectronics area, thus emerging an area known as Microwave Photonics (MWP). This article presents a photonic link to replace the copper cables used by RWR systems, thus applying photonic technology in order to improve performance and benefit from the intrinsic characteristics that optical fiber offers to the system, offering a totally passive remote system, where only one phase modulator is connected to the RWR antenna.},
keywords = {Electronic Warfare, Microwave Photonics, Radar Warning Receiver},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Electronic warfare was of great importance mainly in the second world war. Radar was one of the greatest inventions in the area at that time, reinventing the way war was viewed until then. Today, modern combat aircraft have sophisticated warfare systems, one of which is known as the Radar Warning Receiver (RWR), responsible for alert pilots to possible radar detection and guiding the direction in which it is being radiated. Technological the interaction of the Microwave and optoelectronics area, thus emerging an area known as Microwave Photonics (MWP). This article presents a photonic link to replace the copper cables used by RWR systems, thus applying photonic technology in order to improve performance and benefit from the intrinsic characteristics that optical fiber offers to the system, offering a totally passive remote system, where only one phase modulator is connected to the RWR antenna. |
Análise do Ruído de Medida da Pose Compensada de um Dispositivo de Realidade Virtual sobre Plataforma 6DoF Proceedings Article Viana, Natan L.; Gabriel, Gabriela W. @inproceedings{Resumo2020Realidadeb,
title = {An\'{a}lise do Ru\'{i}do de Medida da Pose Compensada de um Dispositivo de Realidade Virtual sobre Plataforma 6DoF},
author = {Natan L. Viana and Gabriela W. Gabriel},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_10_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Quando um equipamento de realidade de virtual (do ingl\^{e}s, Virtual Reality \textendash VR) \'{e} utilizado em aplica\c{c}˜oes de simula\c{c}\~{a}o em conjunto com uma plataforma de movimento, as leituras dos sensores advindos do equipamento de VR cor- respondem a uma composi\c{c}\~{a}o das leituras do movimento da cabec¸a do usu\'{a}rio e do movimento da plataforma. Uma quest\~{a}o que surge neste cen\'{a}rio \'{e} como separ\'{a}-las, ou compens\'{a}-las, de forma que usu\'{a}rio possa manter suas refer\^{e}ncias visuais. H\'{a} na literatura, solu\c{c}˜oes Open Source que realizam esta compensa\c{c}\~{a}o, por\'{e}m com um n\'{i}vel percept\'{i}vel de ru\'{i}do, o que provoca um certo desconforto visual, not\'{a}vel sobretudo quando a plataforma est\'{a} parada. Este artigo procura identificar as poss\'{i}veis fontes deste ru\'{i}do para o equipamento HTC Vive ProT M , para futura investiga\c{c}\~{a}o dos fatores que o afetam e do efeito de cada um deles na posi\c{c}\~{a}o compensada. A motiva\c{c}\~{a}o por tr\'{a}s dessa an\'{a}lise \'{e} a possibilidade de reduzir a sensa\c{c}\~{a}o de enjoo causada pelo uso prolongado dos equipamentos de realidade virtual. Tal implementa\c{c}\~{a}o \'{e} especialmente interessante para treinamento de pilotos, onde o realismo e imers\~{a}o s\~{a}o fundamentais para alcanc¸ar um treinamento eficiente.},
keywords = {Caraterizac ao de Ruıdo, Realidade Virtual},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Quando um equipamento de realidade de virtual (do inglês, Virtual Reality – VR) é utilizado em aplicaç˜oes de simulação em conjunto com uma plataforma de movimento, as leituras dos sensores advindos do equipamento de VR cor- respondem a uma composição das leituras do movimento da cabec¸a do usuário e do movimento da plataforma. Uma questão que surge neste cenário é como separá-las, ou compensá-las, de forma que usuário possa manter suas referências visuais. Há na literatura, soluç˜oes Open Source que realizam esta compensação, porém com um nível perceptível de ruído, o que provoca um certo desconforto visual, notável sobretudo quando a plataforma está parada. Este artigo procura identificar as possíveis fontes deste ruído para o equipamento HTC Vive ProT M , para futura investigação dos fatores que o afetam e do efeito de cada um deles na posição compensada. A motivação por trás dessa análise é a possibilidade de reduzir a sensação de enjoo causada pelo uso prolongado dos equipamentos de realidade virtual. Tal implementação é especialmente interessante para treinamento de pilotos, onde o realismo e imersão são fundamentais para alcanc¸ar um treinamento eficiente. |
Photonic-Assisted Microwave Frequency Measurement Towards for Cognitive Radio Proceedings Article Carreira, Robson R; Barroso, Joaquim J; Oliveira, José E B; Goncalves, André P; and, Alessandro R Santos @inproceedings{Robson2020electronicb,
title = {Photonic-Assisted Microwave Frequency Measurement Towards for Cognitive Radio},
author = {Robson R Carreira and Joaquim J Barroso and Jos\'{e} E B Oliveira and Andr\'{e} P Goncalves and Alessandro R Santos and},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_05_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Cognitive RF systems can be seen through a OODA (Observe, Orient, Decide and Act) loop and Electronic warfare (EW) can be used in some of these stages, namely the Observe and the Act. Instantaneous Microwave Frequency Measurement (IFM) systems can contribute with cognitive RF technology taking the real world to the data world. In a OODA loop, IFM can be arranged as in the Observe stage. Here we propose an IFM device that allows the adjustment of the directional couplers coupling coefficients, optical fiber lengths, modulation index and modulation formats, what makes the system tunable. The semi-analytical model result shows good agreement with the simulation, achieving frequency differences of 130 MHz and 210 MHz for the lowest and highest amplitude comparison function (ACF) values, respectively.},
keywords = {electronic warefare, instantaneous frequency mea-},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Cognitive RF systems can be seen through a OODA (Observe, Orient, Decide and Act) loop and Electronic warfare (EW) can be used in some of these stages, namely the Observe and the Act. Instantaneous Microwave Frequency Measurement (IFM) systems can contribute with cognitive RF technology taking the real world to the data world. In a OODA loop, IFM can be arranged as in the Observe stage. Here we propose an IFM device that allows the adjustment of the directional couplers coupling coefficients, optical fiber lengths, modulation index and modulation formats, what makes the system tunable. The semi-analytical model result shows good agreement with the simulation, achieving frequency differences of 130 MHz and 210 MHz for the lowest and highest amplitude comparison function (ACF) values, respectively. |
Aplicação de Simulador Radar Baseado em Blender Cycles em Vigilância de Espac¸o Aéreo Proceedings Article Costa, Rômulo Fernandes; Medeiros, Diego; Andrade, Raíssa Brasil; Saotome, Osamu; Machad, Renato @inproceedings{Romulo2020Simuladorb,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o de Simulador Radar Baseado em Blender Cycles em Vigil\^{a}ncia de Espac¸o A\'{e}reo},
author = {R\^{o}mulo Fernandes Costa and Diego Medeiros and Ra\'{i}ssa Brasil Andrade and Osamu Saotome and Renato Machad},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_01_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este artigo demonstra o uso de um simulador de radar, baseado no motor de renderiza\c{c}\~{a}o Cycles do software open source de modelagem 3D Blender, para uma aplica\c{c}\~{a}o de vigil\^{a}ncia de espac¸o a\'{e}reo. Determinam-se a geometria e os materiais de cen\'{a}rio e alvos diretamente a partir do Blender, enquanto o motor de renderiza\c{c}\~{a}o Cycles \'{e} utilizado para simular a propaga\c{c}\~{a}o de ondas no ambiente modelado. Os sinais de radar s\~{a}o extra\'{i}dos a partir das imagens renderizadas pelo programa. Para demonstrar o funcionamento, \'{e} simulado um cen\'{a}rio simples contendo modelos de aeronave executando o sobrevoo de aquisi\c{c}\~{a}o de dados de um radar de vigil\^{a}ncia a\'{e}rea. Os resultados indicam que a ferramenta pode ser utilizada em outras aplica\c{c}˜oes, tais como vigil\^{a}ncia mar\'{i}tima ou sensoria- mento remoto.},
keywords = {Blender Cycles, Simulador Radar, Vigilˆancia, Vigil\^{a}ncia},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo demonstra o uso de um simulador de radar, baseado no motor de renderização Cycles do software open source de modelagem 3D Blender, para uma aplicação de vigilância de espac¸o aéreo. Determinam-se a geometria e os materiais de cenário e alvos diretamente a partir do Blender, enquanto o motor de renderização Cycles é utilizado para simular a propagação de ondas no ambiente modelado. Os sinais de radar são extraídos a partir das imagens renderizadas pelo programa. Para demonstrar o funcionamento, é simulado um cenário simples contendo modelos de aeronave executando o sobrevoo de aquisição de dados de um radar de vigilância aérea. Os resultados indicam que a ferramenta pode ser utilizada em outras aplicaç˜oes, tais como vigilância marítima ou sensoria- mento remoto. |
ITASAT-2: Formation flying maneuver and control considering 𝐽2 disturbances and differential drag Proceedings Article Franco, Thais Cardoso; Santos, Willer Gomes @inproceedings{Thais2020n\~{a}ob,
title = {ITASAT-2: Formation flying maneuver and control considering 𝐽2 disturbances and differential drag},
author = {Thais Cardoso Franco and Willer Gomes Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_11_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Studies have shown that the Brazilian region has several unique features in its geospatial. In this context, the ITASAT-2 mission, plans to launch three satellites in formation flying, in order to improve the knowledge that we have today about the phenomenology of space plasma. The objective is also to capture the signal to provide the geolocation service. This work aims to use simulation and movement control techniques to verify and evaluate the behavior of the following vehicles using different phase angles in detachment and rendezvous maneuvers in relation to the movement of the chief CubeSat considering two orbital disturbances: the 𝑱𝟐 term of the gradient disturbance of gravity due to the inhomogeneity of the Earth and the disturbance due to the differential aerodynamic drag of the satellites. For that, the linear model in Cartesian coordinates called Clohessy-Wiltshire Equations and the optimal control approach described by the Linear Quadratic Regulator (LQR) were used.},
keywords = {CubeSat, Formation Flying, ITASAT-2},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Studies have shown that the Brazilian region has several unique features in its geospatial. In this context, the ITASAT-2 mission, plans to launch three satellites in formation flying, in order to improve the knowledge that we have today about the phenomenology of space plasma. The objective is also to capture the signal to provide the geolocation service. This work aims to use simulation and movement control techniques to verify and evaluate the behavior of the following vehicles using different phase angles in detachment and rendezvous maneuvers in relation to the movement of the chief CubeSat considering two orbital disturbances: the 𝑱𝟐 term of the gradient disturbance of gravity due to the inhomogeneity of the Earth and the disturbance due to the differential aerodynamic drag of the satellites. For that, the linear model in Cartesian coordinates called Clohessy-Wiltshire Equations and the optimal control approach described by the Linear Quadratic Regulator (LQR) were used. |
Systems Engineering process resilience: assessing and improving project review process using FRAM Proceedings Article Bigogno-Costa, Vinícius; Cardozo-Junior, Moacyr Machado; Urbina, Ligia Maria Soto @inproceedings{Vin\'{i}cius2020n\~{a}ob,
title = {Systems Engineering process resilience: assessing and improving project review process using FRAM},
author = {Vin\'{i}cius Bigogno-Costa and Moacyr Machado Cardozo-Junior and Ligia Maria Soto Urbina},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_12_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Research and development projects within military organisations are constantly subject to risks and uncertainties and their performance are key to deliver the organisational value. Failing to meet project goals and objectives is critical, therefore, projects must be able to cope with an environment of complexity and pressure. The Resilience Engineering perspective that things go wrong by the same reasons they go right is key to address R\&D project environments, and the Functional Resonance Analysis Method (FRAM) fits the need to assess and improve systems engineering process resilience. In this paper, the focus of the analysis will be the project review process, key milestone to the development process and project success.},
keywords = {n\~{a}o dispon\'{i}vel},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Research and development projects within military organisations are constantly subject to risks and uncertainties and their performance are key to deliver the organisational value. Failing to meet project goals and objectives is critical, therefore, projects must be able to cope with an environment of complexity and pressure. The Resilience Engineering perspective that things go wrong by the same reasons they go right is key to address R&D project environments, and the Functional Resonance Analysis Method (FRAM) fits the need to assess and improve systems engineering process resilience. In this paper, the focus of the analysis will be the project review process, key milestone to the development process and project success. |
Plano de Progressão Operacional dos Pilotos de Caça: uma Aplicação do AHP a partir de um Pensamento Focado em Valores Proceedings Article Souza, Ygor Logullo; Junior, Amilton Oliveira Ferreira; Silva, Amanda Cecília Simões; Neyra, Mischel Carmen @inproceedings{Ygor2020Estrutura\c{c}\~{a}ob,
title = {Plano de Progress\~{a}o Operacional dos Pilotos de Ca\c{c}a: uma Aplica\c{c}\~{a}o do AHP a partir de um Pensamento Focado em Valores},
author = {Ygor Logullo Souza and Amilton Oliveira Ferreira Junior and Amanda Cec\'{i}lia Sim\~{o}es Silva and Mischel Carmen Neyra},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_02_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {A progress\~{a}o da carreira do piloto de ca\c{c}a \'{e} um processo de grande impacto no cumprimento da miss\~{a}o da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira (FAB). Por meio deste estudo pretende-se entender o contexto da progress\~{a}o operacional dos pilotos de ca\c{c}a, identificar seus valores e apresentar alternativas que contribuam para seu aprimoramento. Foi utilizado o Value- Focused Thinking (VFT) para a estrutura\c{c}\~{a}o do problema, e o m\'{e}todo Analytic Hierarchy Process (AHP), para avalia\c{c}\~{a}o das alternativas. Ao final, concluiu-se que a aplica\c{c}\~{a}o do VFT como abordagem para estrutura\c{c}\~{a}o de problemas \'{e} eficaz para gerar alternativas e definir a\c{c}\~{o}es no \^{a}mbito da FAB quando usado em conjunto com o AHP. Este, por sua vez, explicitou que se deve modificar a atual forma\c{c}\~{a}o e adestramento e possibilitou a escolha de um plano, com algumas a\c{c}\~{o}es que, se colocadas em pr\'{a}tica, ir\~{a}o promover algumas das mudan\c{c}as necess\'{a}rias.},
keywords = {Estrutura\c{c}\~{a}o de Problemas Complexos},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A progressão da carreira do piloto de caça é um processo de grande impacto no cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB). Por meio deste estudo pretende-se entender o contexto da progressão operacional dos pilotos de caça, identificar seus valores e apresentar alternativas que contribuam para seu aprimoramento. Foi utilizado o Value- Focused Thinking (VFT) para a estruturação do problema, e o método Analytic Hierarchy Process (AHP), para avaliação das alternativas. Ao final, concluiu-se que a aplicação do VFT como abordagem para estruturação de problemas é eficaz para gerar alternativas e definir ações no âmbito da FAB quando usado em conjunto com o AHP. Este, por sua vez, explicitou que se deve modificar a atual formação e adestramento e possibilitou a escolha de um plano, com algumas ações que, se colocadas em prática, irão promover algumas das mudanças necessárias. |
FRAM Analysis of Aircraft Landing Phase with Focus on Runway Excursion Proceedings Article Reiser, Christianne; Villani, Emilia @inproceedings{Christianne2020Flightb,
title = {FRAM Analysis of Aircraft Landing Phase with Focus on Runway Excursion},
author = {Christianne Reiser and Emilia Villani},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_12_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Runway excursion is the type of aircraft accident that most frequently occurs, contributing to around 25% of the occurrences. To reduce this rate, several countermeasures have been proposed in the last years; mainly based on aircraft incident investigation and analysis. In order to search for improvements to avoid runway further Aviation System excursions despite of these occurrences, an application of the FRAM (Functional Resonance Analysis Method) focusing on the landing phase the exploration of how functional variability can escalate into unexpected, and often unwanted, events. It has been used for accident analyses and risk assessments in safety.},
keywords = {Flight Safety, FRAM, Runway Overrun},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Runway excursion is the type of aircraft accident that most frequently occurs, contributing to around 25% of the occurrences. To reduce this rate, several countermeasures have been proposed in the last years; mainly based on aircraft incident investigation and analysis. In order to search for improvements to avoid runway further Aviation System excursions despite of these occurrences, an application of the FRAM (Functional Resonance Analysis Method) focusing on the landing phase the exploration of how functional variability can escalate into unexpected, and often unwanted, events. It has been used for accident analyses and risk assessments in safety. |
Formulação Numérica Unidimensional de Linhas de Transmissão não Lineares Giromagnéticas Proceedings Article Greco, Ana Flávia Guedes; Yamasaki, Fernanda Sayuri; Rossi, José Osvaldo; Rangel, Elizete Gonçalves Lopes; Barroso, Joaquim José; Schamiloglu, Edl @inproceedings{Ana2020Linhasb,
title = {Formula\c{c}\~{a}o Num\'{e}rica Unidimensional de Linhas de Transmiss\~{a}o n\~{a}o Lineares Giromagn\'{e}ticas},
author = {Ana Fl\'{a}via Guedes Greco and Fernanda Sayuri Yamasaki and Jos\'{e} Osvaldo Rossi and Elizete Gon\c{c}alves Lopes Rangel and Joaquim Jos\'{e} Barroso and Edl Schamiloglu},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_08_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Gera\c{c}\~{a}o de RF por linhas de transmiss\~{a}o n\~{a}o lineares (LTNLs) vem sendo objeto de estudo h\'{a} d\'{e}cadas, e experimentos com essas linhas demonstraram sua opera\c{c}\~{a}o bem sucedida nas bandas L (1\textendash2 GHz) e S (2\textendash4 GHz), permitindo assim diversas aplica\c{c}\~{o}es, como em sistemas embarcados no espa\c{c}o usando sistemas compactos sem emprego de tubos eletr\^{o}nicos a v\'{a}cuo em sat\'{e}lites SARs, por exemplo, e em plataformas m\'{o}veis de defesa. Com essa motiva\c{c}\~{a}o, prop\~{o}e-se neste artigo estudar os processos n\~{a}o lineares produzidos por essas linhas, e aqui descritos por um conjunto unidimensional (1D) de equa\c{c}\~{o}es diferenciais, e comparar os resultados da formula\c{c}\~{a}o matem\'{a}tica com aqueles obtidos em um simulador de circuitos do tipo SPICE.},
keywords = {Linhas de transmiss\~{a}o n\~{a}o lineares},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Geração de RF por linhas de transmissão não lineares (LTNLs) vem sendo objeto de estudo há décadas, e experimentos com essas linhas demonstraram sua operação bem sucedida nas bandas L (1–2 GHz) e S (2–4 GHz), permitindo assim diversas aplicações, como em sistemas embarcados no espaço usando sistemas compactos sem emprego de tubos eletrônicos a vácuo em satélites SARs, por exemplo, e em plataformas móveis de defesa. Com essa motivação, propõe-se neste artigo estudar os processos não lineares produzidos por essas linhas, e aqui descritos por um conjunto unidimensional (1D) de equações diferenciais, e comparar os resultados da formulação matemática com aqueles obtidos em um simulador de circuitos do tipo SPICE. |
Estudo Preliminar Teórico de Filtro Compressor de Pulso Totalmente Fotônico Proceedings Article Gonçalves, André Paim; Richter, Renan Miranda; Ivo, Felipe Streitenberger; Santos, Alessandro Roberto; Robson, @inproceedings{Andr\'{e}2020Compress\~{a}ob,
title = {Estudo Preliminar Te\'{o}rico de Filtro Compressor de Pulso Totalmente Fot\^{o}nico},
author = {Andr\'{e} Paim Gon\c{c}alves and Renan Miranda Richter and Felipe Streitenberger Ivo and Alessandro Roberto Santos and Robson},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_09_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este artigo prop\~{o}e um estudo breve e te\'{o}rico para verificar a possibilidade de uso de la\c{c}os dispersivos com a t\'{e}cnica de auto-homodinagem \'{o}ptica para realizar compress\~{a}o de pulso linearmente modulado em frequ\^{e}ncia de radares (Linear Frequency Modulated - LFM). O dispositivo proposto para estudo pretende superar as limita\c{c}\~{o}es dos dispositivos equivalentes implementados pela eletr\^{o}nica tal como o filtro baseado em propaga\c{c}\~{a}o de ondas ac\'{u}sticas de superf\'{i}cie. Essas restri\c{c}\~{o}es s\~{a}o em rela\c{c}\~{a}o a largura de banda de RF, frequ\^{e}ncia da portadora do sinal radar e largura de pulso. Foi feita uma modelagem num\'{e}rica do dispositivo proposto. Os resultados num\'{e}ricos indicam a possibilidade de emprego do compressor de pulso fot\^{o}nico em radares que est\~{a}o sendo desenvolvidos com grade produto da largura de banda pela largura do pulso (Time Bandwidth \textendash TBW).},
keywords = {Compress\~{a}o de pulso, la\c{c}o dispersivo},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo propõe um estudo breve e teórico para verificar a possibilidade de uso de laços dispersivos com a técnica de auto-homodinagem óptica para realizar compressão de pulso linearmente modulado em frequência de radares (Linear Frequency Modulated - LFM). O dispositivo proposto para estudo pretende superar as limitações dos dispositivos equivalentes implementados pela eletrônica tal como o filtro baseado em propagação de ondas acústicas de superfície. Essas restrições são em relação a largura de banda de RF, frequência da portadora do sinal radar e largura de pulso. Foi feita uma modelagem numérica do dispositivo proposto. Os resultados numéricos indicam a possibilidade de emprego do compressor de pulso fotônico em radares que estão sendo desenvolvidos com grade produto da largura de banda pela largura do pulso (Time Bandwidth – TBW). |
Aplicação de Engenharia Simultânea de Sistemas ao Monitoramento de Fronteiras Terrestres Brasileiras utilizando uma Missão de Constelação de Satélites Proceedings Article Teixeira, André F; Júnior, Márcio W S; Ferreira, Ricardo M; Venanzi, Marcos V P; Swarovski, Fábio; Junqueira, Gabriella C; Loureiro, Geilson @inproceedings{Andr\'{e}2020Engenhariab,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o de Engenharia Simult\^{a}nea de Sistemas ao Monitoramento de Fronteiras Terrestres Brasileiras utilizando uma Miss\~{a}o de Constela\c{c}\~{a}o de Sat\'{e}lites},
author = {Andr\'{e} F Teixeira and M\'{a}rcio W S J\'{u}nior and Ricardo M Ferreira and Marcos V P Venanzi and F\'{a}bio Swarovski and Gabriella C Junqueira and Geilson Loureiro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_07_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O Brasil possui aproximadamente 16.886 km de fronteiras terrestres, onde apenas 4% s\~{a}o monitoradas pelo governo, o que pode facilitar atividades criminosas na fronteira. O emprego de solu\c{c}\~{o}es espaciais para aumentar esse monitoramento \'{e} promissor por\'{e}m requer o desenvolvimento do produto bem como das organiza\c{c}\~{o}es que comp\~{o}em uma miss\~{a}o espacial. Este artigo prop\~{o}e, por meio da Engenharia Simult\^{a}nea de Sistemas (SCE), demonstrar a aplica\c{c}\~{a}o de suas t\'{e}cnicas no desenvolvimento de uma miss\~{a}o satelital de monitoramento de framework utilizado analisa o fronteiras desenvolvimento de produto e organiza\c{c}\~{a}o durante o ciclo de vida do sistema, atrav\'{e}s de analises de stakeholders, de requisitos, funcionais e de implementa\c{c}\~{a}o, aplicadas iterativamente em diferentes n\'{i}veis de abstra\c{c}\~{a}o do sistema. Os processos de SCE possibilitaram a modelagem do sistema FrontSat e das organiza\c{c}\~{o}es que comp\~{o}em a miss\~{a}o, obtendo-se uma solu\c{c}\~{a}o que cumpra as expectativas dos stakeholder durante todo o ciclo de vida do produto.},
keywords = {deriva\c{c}\~{a}o de, Engenharia de Sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O Brasil possui aproximadamente 16.886 km de fronteiras terrestres, onde apenas 4% são monitoradas pelo governo, o que pode facilitar atividades criminosas na fronteira. O emprego de soluções espaciais para aumentar esse monitoramento é promissor porém requer o desenvolvimento do produto bem como das organizações que compõem uma missão espacial. Este artigo propõe, por meio da Engenharia Simultânea de Sistemas (SCE), demonstrar a aplicação de suas técnicas no desenvolvimento de uma missão satelital de monitoramento de framework utilizado analisa o fronteiras desenvolvimento de produto e organização durante o ciclo de vida do sistema, através de analises de stakeholders, de requisitos, funcionais e de implementação, aplicadas iterativamente em diferentes níveis de abstração do sistema. Os processos de SCE possibilitaram a modelagem do sistema FrontSat e das organizações que compõem a missão, obtendo-se uma solução que cumpra as expectativas dos stakeholder durante todo o ciclo de vida do produto. |
Proposal of Anti-Radiation Missile Decoy Assisted by Microwave Photonics Proceedings Article Gonçalves, André Paim; Richter, Renan Miranda; Ivo, Felipe Streitenberger; Santos, Alessandro Roberto; Carreira, Robson Ribeiro; Coutinho, Olympio Lucchini @inproceedings{Andr\'{e}2020n\~{a}ob,
title = {Proposal of Anti-Radiation Missile Decoy Assisted by Microwave Photonics},
author = {Andr\'{e} Paim Gon\c{c}alves and Renan Miranda Richter and Felipe Streitenberger Ivo and Alessandro Roberto Santos and Robson Ribeiro Carreira and Olympio Lucchini Coutinho},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_01_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {This article proposes the concept of a decoy that could be used against anti-radiation missiles (ARMs). The bait signals are generated remotely and transmitted to the sacrificial antenna site over a fiber optic network. This network has the possibility to support broadband radar signals in the range of a few GHz. This study postulated a distance of 1 km in relation to its park of antennas, however, this distance may be greater. This analog fiber link was designed for radar signal transmission in the frequency range of 0.3 to 3 GHz. The theoretical results were compared with the experimental ones and it was observed that the behavior of the radar signal power gain in the studied range is straight, thus the signal does not present distortions. The system proposed in this study is promising as a distraction for ARMs.},
keywords = {analog-link, Decoy, electronic warface, fiber-optic, n\~{a}o dispon\'{i}vel, radar signals},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
This article proposes the concept of a decoy that could be used against anti-radiation missiles (ARMs). The bait signals are generated remotely and transmitted to the sacrificial antenna site over a fiber optic network. This network has the possibility to support broadband radar signals in the range of a few GHz. This study postulated a distance of 1 km in relation to its park of antennas, however, this distance may be greater. This analog fiber link was designed for radar signal transmission in the frequency range of 0.3 to 3 GHz. The theoretical results were compared with the experimental ones and it was observed that the behavior of the radar signal power gain in the studied range is straight, thus the signal does not present distortions. The system proposed in this study is promising as a distraction for ARMs. |
Localização de Veículos Aeroespaciais por Triangulação de Antenas Proceedings Article Macedo, Arthur Medeiros; Serra, Ginalber Luiz Oliveira @inproceedings{Arthur2020Processamentob,
title = {Localiza\c{c}\~{a}o de Ve\'{i}culos Aeroespaciais por Triangula\c{c}\~{a}o de Antenas},
author = {Arthur Medeiros Macedo and Ginalber Luiz Oliveira Serra},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_05_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho objetiva a estima\c{c}\~{a}o de localiza\c{c}\~{a}o de foguete baseado na fus\~{a}o de triangula\c{c}\~{a}o dos \^{a}ngulos de azimute e eleva\c{c}\~{a}o de todas as antenas instaladas no Centro de Lanc¸amento de Alc\^{a}ntara (CLA), incluindo as antenas dos radares e antenas de telemedidas. A metodologia proposta inclui a modelagem do sistema din\^{a}mico, aplica\c{c}\~{a}o de filtro discreto e fus\~{a}o de dados. Os c\'{a}lculos foram aplicados com os dados da Opera\c{c}\~{a}o Falc\~{a}o III 2018. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia usada consegue estimar a posi\c{c}\~{a}o do foguete de treinamento com curva similar ao sistema de radares do CLA.},
keywords = {Filtro de Kalman, Processamento de Sinais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho objetiva a estimação de localização de foguete baseado na fusão de triangulação dos ângulos de azimute e elevação de todas as antenas instaladas no Centro de Lanc¸amento de Alcântara (CLA), incluindo as antenas dos radares e antenas de telemedidas. A metodologia proposta inclui a modelagem do sistema dinâmico, aplicação de filtro discreto e fusão de dados. Os cálculos foram aplicados com os dados da Operação Falcão III 2018. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia usada consegue estimar a posição do foguete de treinamento com curva similar ao sistema de radares do CLA. |
Predição de detecção de aeronaves por MANPADS por meio do Método de Monte Carlo Proceedings Article Campos, Caio Augusto Proença Rosa @inproceedings{Caio2020Infravermelhob,
title = {Predi\c{c}\~{a}o de detec\c{c}\~{a}o de aeronaves por MANPADS por meio do M\'{e}todo de Monte Carlo},
author = {Caio Augusto Proen\c{c}a Rosa Campos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_01_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {A crescente amea\c{c}a e emprego de MANPADS, demanda um planejamento de miss\~{o}es a\'{e}reas robusto, que aumente a probabilidade de sobreviv\^{e}ncia da aeronave e de cumprimento da miss\~{a}o. Visando a propiciar uma ferramenta de aux\'{i}lio ao planejamento de miss\~{o}es a\'{e}reas nesse tipo de cen\'{a}rio, foi desenvolvido um algoritmo para lidar com tais incertezas, denominado MAISA, que se baseia no M\'{e}todo de Monte Carlo. Este algoritmo leva em considera\c{c}\~{a}o fatores de posi\c{c}\~{a}o do MANPADS, da aeronave, da transmit\^{a}ncia atmosf\'{e}rica e do detector infravermelho do MANPADS e fornece ao planejador de miss\~{a}o a\'{e}rea uma \'{a}rea de seguran\c{c}a que aeronave deve evitar de acordo com o risco de detec\c{c}\~{a}o desejado para a miss\~{a}o.},
keywords = {infravermelho, M\'{e}todo de Monte Carlo},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A crescente ameaça e emprego de MANPADS, demanda um planejamento de missões aéreas robusto, que aumente a probabilidade de sobrevivência da aeronave e de cumprimento da missão. Visando a propiciar uma ferramenta de auxílio ao planejamento de missões aéreas nesse tipo de cenário, foi desenvolvido um algoritmo para lidar com tais incertezas, denominado MAISA, que se baseia no Método de Monte Carlo. Este algoritmo leva em consideração fatores de posição do MANPADS, da aeronave, da transmitância atmosférica e do detector infravermelho do MANPADS e fornece ao planejador de missão aérea uma área de segurança que aeronave deve evitar de acordo com o risco de detecção desejado para a missão. |
Percepção dos usuários que acessam o Aeroporto de Guarulhos via aplicativos de transporte com conteúdo gerado em mídias sociais Proceedings Article Ansélmo, Carolina Silva; Correia, Anderson Ribeiro; Borille, Giovanna Miceli Ronzani @inproceedings{Carolina2020acessob,
title = {Percep\c{c}\~{a}o dos usu\'{a}rios que acessam o Aeroporto de Guarulhos via aplicativos de transporte com conte\'{u}do gerado em m\'{i}dias sociais},
author = {Carolina Silva Ans\'{e}lmo and Anderson Ribeiro Correia and Giovanna Miceli Ronzani Borille},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_10_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Nos \'{u}ltimos anos, os aplicativos de transporte tornaram-se uma op\c{c}\~{a}o de acesso terrestre aos aeroportos brasileiros. Assim como a tecnologia modificou o cen\'{a}rio da mobilidade urbana, o conte\'{u}do gerado pelo usu\'{a}rio nas redes sociais pode revolucionar as pesquisas, fornecendo informa\c{c}\~{o}es relevantes. A partir do conte\'{u}do gerado pelo usu\'{a}rio no Twitter foi feita a An\'{a}lise de Sentimentos sobre o acesso terrestre via aplicativos de transporte ao Aeroporto Internacional de S\~{a}o Paulo (Guarulhos). Os usu\'{a}rios est\~{a}o, majoritariamente, insatisfeitos, principalmente com custos e m\'{a} conduta dos motoristas. Entretanto, pontos de encontro nos aeroportos, para embarque e desembarque no meio-fio, foram avaliados positivamente. Tais resultados podem ser \'{u}teis para os aeroportos e empresas de transporte para melhorarem a satisfa\c{c}\~{a}o dos seus usu\'{a}rios. Ressalta-se que o software de an\'{a}lise de sentimentos mostrou maiores falhas em rela\c{c}\~{a}o aos tweets positivos e neutros. Para aprimorar \'{e} necess\'{a}rio trabalhar quest\~{o}es como ironia, g\'{i}rias e necessidade de interpreta\c{c}\~{a}o.},
keywords = {acesso terrestre, aplicativos de transporte},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Nos últimos anos, os aplicativos de transporte tornaram-se uma opção de acesso terrestre aos aeroportos brasileiros. Assim como a tecnologia modificou o cenário da mobilidade urbana, o conteúdo gerado pelo usuário nas redes sociais pode revolucionar as pesquisas, fornecendo informações relevantes. A partir do conteúdo gerado pelo usuário no Twitter foi feita a Análise de Sentimentos sobre o acesso terrestre via aplicativos de transporte ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos). Os usuários estão, majoritariamente, insatisfeitos, principalmente com custos e má conduta dos motoristas. Entretanto, pontos de encontro nos aeroportos, para embarque e desembarque no meio-fio, foram avaliados positivamente. Tais resultados podem ser úteis para os aeroportos e empresas de transporte para melhorarem a satisfação dos seus usuários. Ressalta-se que o software de análise de sentimentos mostrou maiores falhas em relação aos tweets positivos e neutros. Para aprimorar é necessário trabalhar questões como ironia, gírias e necessidade de interpretação. |
Prospecção de Patentes e Tendências Tecnológicas em Veículos Aéreos Não Tripulados Proceedings Article Souza, Charles Araujo; Bovo, Mayara Gomes @inproceedings{Charles2020Veıculosb,
title = {Prospec\c{c}\~{a}o de Patentes e Tend\^{e}ncias Tecnol\'{o}gicas em Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o Tripulados},
author = {Charles Araujo Souza and Mayara Gomes Bovo},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_02_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Esta pesquisa tem por objetivo analisar as redes de colabora\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gicas associadas aos processos de pa- tenteamento de Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o Tripulados entre 2000 e 2019. Nesse sentido, aplicou-se t\'{e}cnicas de prospec\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica a um conjunto de dados do escrit\'{o}rio de patentes USPTO. Inicialmente, foi feita uma an\'{a}lise quantitativa anal\'{i}tica para verificar os subgrupos de maior potencial tecnol\'{o}gico do setor. Em seguida, selecionou-se o subgrupo B64C2201/027 (Plata- formas voadoras) e aplicou-se um m\'{e}todo para verificar a semelhanc¸a entre pares de documentos de patentes, acoplamento bibliogr\'{a}fico e t\'{e}cnicas de medida de aproxima\c{c}\~{a}o entre esses pares como a Similaridade do Cosseno. Alguns resultados mostraram-se promissores. Foi poss\'{i}vel verificar, por exemplo, quais tecnologias apresentaram maior potencial de crescimento. Do mesmo modo, evidenciou-se as patentes que apresentavam maior potencial inovativo, dentre as mais relevantes segundo o crit\'{e}rio de quantidade de cita\c{c}\~{a}o.},
keywords = {Patentes, Veıculos Aereos Nao Tripulados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as redes de colaboração tecnológicas associadas aos processos de pa- tenteamento de Veículos Aéreos Não Tripulados entre 2000 e 2019. Nesse sentido, aplicou-se técnicas de prospecção tecnológica a um conjunto de dados do escritório de patentes USPTO. Inicialmente, foi feita uma análise quantitativa analítica para verificar os subgrupos de maior potencial tecnológico do setor. Em seguida, selecionou-se o subgrupo B64C2201/027 (Plata- formas voadoras) e aplicou-se um método para verificar a semelhanc¸a entre pares de documentos de patentes, acoplamento bibliográfico e técnicas de medida de aproximação entre esses pares como a Similaridade do Cosseno. Alguns resultados mostraram-se promissores. Foi possível verificar, por exemplo, quais tecnologias apresentaram maior potencial de crescimento. Do mesmo modo, evidenciou-se as patentes que apresentavam maior potencial inovativo, dentre as mais relevantes segundo o critério de quantidade de citação. |
Modelo Analítico para Enlace de Comunicação Óptica no Espaço Livre Empregando Modulação Externa e Cavidade em Anel Ressonante All-Pass Proceedings Article Santos, Alessandro R; Almeida, Vilson R; Gomes, Newton A S; Gonçalves, André P; Carreira, Robson R @inproceedings{Alessandro2020Nanofot\^{o}nicab,
title = {Modelo Anal\'{i}tico para Enlace de Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o Livre Empregando Modula\c{c}\~{a}o Externa e Cavidade em Anel Ressonante All-Pass},
author = {Alessandro R Santos and Vilson R Almeida and Newton A S Gomes and Andr\'{e} P Gon\c{c}alves and Robson R Carreira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_09_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Com o desafio de aumentar o alcance e a disponibilidade do sinal no enlace que emprega Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o Livre (Free Space Optical Communication \textendash FSO), muitas metodologias s\~{a}o utilizadas para mitigar os efeitos atmosf\'{e}ricos que prejudicam a transmiss\~{a}o. Neste trabalho, \'{e} apresentada uma modelagem anal\'{i}tica da pot\^{e}ncia \'{o}ptica do enlace de FSO, que emprega modula\c{c}\~{a}o externa anal\'{o}gica, sob o efeito das com microcavidades em anel tipo All Pass.},
keywords = {Cavidade Anel All-Pass, Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o livre, Dispers\~{a}o Atmosf\'{e}rica, Modula\c{c}\~{a}o Externa, Nanofot\^{o}nica, Teorema de Graf},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com o desafio de aumentar o alcance e a disponibilidade do sinal no enlace que emprega Comunicação Óptica no Espaço Livre (Free Space Optical Communication – FSO), muitas metodologias são utilizadas para mitigar os efeitos atmosféricos que prejudicam a transmissão. Neste trabalho, é apresentada uma modelagem analítica da potência óptica do enlace de FSO, que emprega modulação externa analógica, sob o efeito das com microcavidades em anel tipo All Pass. |
Design of DES Encryption Algorithm as Bundled- Proceedings Article FPGA, Data Asynchronous Pipeline @inproceedings{Data2020SCAsb,
title = {Design of DES Encryption Algorithm as Bundled-},
author = {Data Asynchronous Pipeline FPGA},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_08_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Currently, digital systems that are able to meet major security restrictions are increasingly being demanded, both in the military and in commercial areas. Data security can important be achieved by cryptographic algorithms. An encryption algorithm known as DES (Digital Encryption Standard) was implemented in Field Programmable Gate Array (FPGA) in different synchronous architectures. In this paper we propose an implementation of the DES algorithm in FPGA, in the asynchronous pipeline the implementation in FPGA of two different project styles the proposal asynchronous obtained an average increase of 14.9% in throughput and an average reduction of 66.3% in latency time. Keywords SCAs, pipeline, data-path, SoC, DPA.},
keywords = {data-path, DPA, pipeline, SCAs, SoC},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Currently, digital systems that are able to meet major security restrictions are increasingly being demanded, both in the military and in commercial areas. Data security can important be achieved by cryptographic algorithms. An encryption algorithm known as DES (Digital Encryption Standard) was implemented in Field Programmable Gate Array (FPGA) in different synchronous architectures. In this paper we propose an implementation of the DES algorithm in FPGA, in the asynchronous pipeline the implementation in FPGA of two different project styles the proposal asynchronous obtained an average increase of 14.9% in throughput and an average reduction of 66.3% in latency time. Keywords SCAs, pipeline, data-path, SoC, DPA. |
Estudo de Procedimentos para Avaliação da Conformidade de Sistemas Espaciais Proceedings Article Nogueira, David Espírito Santo; Santos, Willer Gomes @inproceedings{David2020Engenhariab,
title = {Estudo de Procedimentos para Avalia\c{c}\~{a}o da Conformidade de Sistemas Espaciais},
author = {David Esp\'{i}rito Santo Nogueira and Willer Gomes Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_04_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho resume um projeto de pesquisa voltado a padronizar normas de avalia\c{c}\~{a}o de conformidade de produtos espaciais a partir de normas j\'{a} existentes do setor aeron\'{a}utico. A partir disso, espera-se ter um m\'{e}todo para realizar a devida adapta\c{c}\~{a}o para qualquer norma e procedimento padr\~{a}o, visto que o setor espacial \'{e} carente na avalia\c{c}\~{a}o de sistemas espaciais no Brasil.},
keywords = {Engenharia de Sistemas, Normas, sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho resume um projeto de pesquisa voltado a padronizar normas de avaliação de conformidade de produtos espaciais a partir de normas já existentes do setor aeronáutico. A partir disso, espera-se ter um método para realizar a devida adaptação para qualquer norma e procedimento padrão, visto que o setor espacial é carente na avaliação de sistemas espaciais no Brasil. |
Classificação automática de temporalidade de documentos usando processamento de linguagem natural e Redes Neurais LSTM Proceedings Article Santos, Edney Silva; Ribeiro, Carlos Henrique Costa @inproceedings{Edney2020Processamentob,
title = {Classifica\c{c}\~{a}o autom\'{a}tica de temporalidade de documentos usando processamento de linguagem natural e Redes Neurais LSTM},
author = {Edney Silva Santos and Carlos Henrique Costa Ribeiro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_12_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
urldate = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {N\~{a}o Dispon\'{i}vel},
keywords = {Documentos, Processamento de Linguagem Natural, Re-, Redes Neurais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
|
Desenvolvimento de um Modelo de Equações Estruturais Simultâneas para Avaliação da Qualidade de Serviço em Aeroportos Proceedings Article Souza, Eliézer Mello; Correia, Anderson Ribeiro @inproceedings{Eli\'{e}zer2020Transporteb,
title = {Desenvolvimento de um Modelo de Equa\c{c}\~{o}es Estruturais Simult\^{a}neas para Avalia\c{c}\~{a}o da Qualidade de Servi\c{c}o em Aeroportos},
author = {Eli\'{e}zer Mello Souza and Anderson Ribeiro Correia},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_10_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo para avaliar a qualidade de servi\c{c}o em aeroportos por meio de equa\c{c}\~{o}es estruturais simult\^{a}neas. Para tanto, foram realizadas pesquisas na regi\~{a}o de m\'{u}ltiplos aeroportos de S\~{a}o Paulo. Para valida\c{c}\~{a}o do modelo proposto neste trabalho foram empregados dados obtidos em pesquisas no aeroporto de Congonhas. Foi adotada uma abordagem confirmat\'{o}ria ao problema de pesquisa, o que possibilitou a representa\c{c}\~{a}o de modelo complexo das inter-rela\c{c}\~{o}es entre os diversos fatores associados \`{a} percep\c{c}\~{a}o do passageiro sobre o n\'{i}vel de servi\c{c}o e sua atitude perante o aeroporto. Os indicadores apresentados sobre a ader\^{e}ncia do modelo demonstram que a metodologia proposta e as pesquisas de campo desenvolvidas foram adequadamente empregadas e modeladas, oferecendo um robusto modelo para que pesquisadores e profissionais da \'{a}rea o utilizem em an\'{a}lises espec\'{i}ficas.},
keywords = {An\'{a}lise Multivariada, Qualidade de Servi\c{c}o, Transporte A\'{e}reo},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo para avaliar a qualidade de serviço em aeroportos por meio de equações estruturais simultâneas. Para tanto, foram realizadas pesquisas na região de múltiplos aeroportos de São Paulo. Para validação do modelo proposto neste trabalho foram empregados dados obtidos em pesquisas no aeroporto de Congonhas. Foi adotada uma abordagem confirmatória ao problema de pesquisa, o que possibilitou a representação de modelo complexo das inter-relações entre os diversos fatores associados à percepção do passageiro sobre o nível de serviço e sua atitude perante o aeroporto. Os indicadores apresentados sobre a aderência do modelo demonstram que a metodologia proposta e as pesquisas de campo desenvolvidas foram adequadamente empregadas e modeladas, oferecendo um robusto modelo para que pesquisadores e profissionais da área o utilizem em análises específicas. |
Pesquisa de nêutrons térmicos em aeronaves através de medidores embarcados e sua contribuição para a validação de resultados computacionais Proceedings Article Pereira, Evaldo C F; Prado, Adriane C M; Federico, Claudio A; Faria, A @inproceedings{Evaldo2020N\^{e}utronsb,
title = {Pesquisa de n\^{e}utrons t\'{e}rmicos em aeronaves atrav\'{e}s de medidores embarcados e sua contribui\c{c}\~{a}o para a valida\c{c}\~{a}o de resultados computacionais},
author = {Evaldo C F Pereira and Adriane C M Prado and Claudio A Federico and A Faria},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_11_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O presente trabalho objetiva a descrever o desenvolvimento de um dispositivo medidor dos n\'{i}veis de flu\^{e}ncia de n\^{e}utrons t\'{e}rmicos para emprego em aeronaves durante ensaios em voo, permitindo o levantamento real dos n\'{i}veis de flu\^{e}ncia de n\^{e}utrons t\'{e}rmicos incidentes na aeronave, auxiliando na investiga\c{c}\~{a}o de poss\'{i}veis discrep\^{a}ncias nos resultados computacionais. O desenvolvimento proposto apresenta, em um volume f\'{i}sico reduzido, um setup de teste de radia\c{c}\~{a}o semelhante ao utilizado nos ensaios realizados atualmente no IEAv, no Laborat\'{o}rio de Radia\c{c}\~{a}o Ionizante (LRI), o qual \'{e} a refer\^{e}ncia de instrumenta\c{c}\~{a}o em medi\c{c}\~{o}es de colis\~{o}es no padr\~{a}o NIM (Nuclear Instrumentation Modules). O elemento sensor e detector de n\^{e}utrons empregado no dispositivo medidor \'{e} um tubo de g\'{a}s 3He que possui grande robustez, estabilidade e opera\c{c}\~{a}o bem conhecida. No entanto, o medidor projetado e proposto permite, ainda, a utiliza\c{c}\~{a}o de outros tipos de detectores para explora\c{c}\~{a}o de outras faixas de part\'{i}culas e energias. Palavras-Chave N\^{e}utrons, radia\c{c}\~{a}o, medidores.},
keywords = {medidores, N\^{e}utrons, radia\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente trabalho objetiva a descrever o desenvolvimento de um dispositivo medidor dos níveis de fluência de nêutrons térmicos para emprego em aeronaves durante ensaios em voo, permitindo o levantamento real dos níveis de fluência de nêutrons térmicos incidentes na aeronave, auxiliando na investigação de possíveis discrepâncias nos resultados computacionais. O desenvolvimento proposto apresenta, em um volume físico reduzido, um setup de teste de radiação semelhante ao utilizado nos ensaios realizados atualmente no IEAv, no Laboratório de Radiação Ionizante (LRI), o qual é a referência de instrumentação em medições de colisões no padrão NIM (Nuclear Instrumentation Modules). O elemento sensor e detector de nêutrons empregado no dispositivo medidor é um tubo de gás 3He que possui grande robustez, estabilidade e operação bem conhecida. No entanto, o medidor projetado e proposto permite, ainda, a utilização de outros tipos de detectores para exploração de outras faixas de partículas e energias. Palavras-Chave Nêutrons, radiação, medidores. |
Testes Não Destrutivos para Upscreening de Transistor com Qualificação Militar e Fora do Prazo de Relifing Proceedings Article Brandão, Fabrício Ribeiro; Matos, Priscila Custódio; Abrahão, Dhiego Marques Menezes @inproceedings{Fabr\'{i}cio2020qualifica\c{c}\~{a}ob,
title = {Testes N\~{a}o Destrutivos para Upscreening de Transistor com Qualifica\c{c}\~{a}o Militar e Fora do Prazo de Relifing},
author = {Fabr\'{i}cio Ribeiro Brand\~{a}o and Priscila Cust\'{o}dio Matos and Dhiego Marques Menezes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_08_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho tem como objetivo apresentar a verifica\c{c}\~{a}o da possibilidade de uso espacial de um lote de 50 transistores JANTX2N2905A com qualifica\c{c}\~{a}o militar que n\~{a}o foi utilizado dentro do prazo para a sua montagem em placa eletr\^{o}nica. Para isso, em concord\^{a}ncia com normas espaciais estabelecidas, foi desenvolvida uma metodologia com a combina\c{c}\~{a}o entre os testes do procedimento de relifing, que verificam a confiabilidade de componentes eletr\^{o}nicos estocados por um longo per\'{i}odo, e os testes para a t\'{e}cnica de upscreening, utilizada para verificar a possibilidade da aplica\c{c}\~{a}o espacial de componentes eletr\^{o}nicos que n\~{a}o s\~{a}o formalmente qualificados para esta finalidade. Com isso, foram obtidos resultados satisfat\'{o}rios perante os testes n\~{a}o destrutivos realizados.},
keywords = {qualifica\c{c}\~{a}o, relifing, upscreening},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho tem como objetivo apresentar a verificação da possibilidade de uso espacial de um lote de 50 transistores JANTX2N2905A com qualificação militar que não foi utilizado dentro do prazo para a sua montagem em placa eletrônica. Para isso, em concordância com normas espaciais estabelecidas, foi desenvolvida uma metodologia com a combinação entre os testes do procedimento de relifing, que verificam a confiabilidade de componentes eletrônicos estocados por um longo período, e os testes para a técnica de upscreening, utilizada para verificar a possibilidade da aplicação espacial de componentes eletrônicos que não são formalmente qualificados para esta finalidade. Com isso, foram obtidos resultados satisfatórios perante os testes não destrutivos realizados. |
Estudo da variação do total de satélites em constelações Walker Delta para monitoramento da costa litorânea brasileira Proceedings Article Silva, Felipe Castro; Santos, Willer Gomes; Gonçalves, Liana @inproceedings{Felipe2020Constela\c{c}\~{a}ob,
title = {Estudo da varia\c{c}\~{a}o do total de sat\'{e}lites em constela\c{c}\~{o}es Walker Delta para monitoramento da costa litor\^{a}nea brasileira},
author = {Felipe Castro Silva and Willer Gomes Santos and Liana Gon\c{c}alves},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_07_3.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho apresenta um estudo do impacto da varia\c{c}\~{a}o do n\'{u}mero total de sat\'{e}lites, em constela\c{c}\~{o}es do tipo Walker Delta Pattern, no tempo de revisita dos sat\'{e}lites para realizar o monitoramento na regi\~{a}o da costa litor\^{a}nea brasileira, conhecida como Amaz\^{o}nia Azul. Nesses casos, buscar-se-\'{a} manter constante o n\'{u}mero de planos orbitais utilizados a fim de se comparar os resultados em termos de diferentes n\'{u}meros de sat\'{e}lites no sistema. Para efetuar tal estudo, ser\'{a} feito uso dos softwares STK® e MATLAB®, utilizados em conjunto.},
keywords = {Constela\c{c}\~{a}o de sat\'{e}lites, Tempo de revisita},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta um estudo do impacto da variação do número total de satélites, em constelações do tipo Walker Delta Pattern, no tempo de revisita dos satélites para realizar o monitoramento na região da costa litorânea brasileira, conhecida como Amazônia Azul. Nesses casos, buscar-se-á manter constante o número de planos orbitais utilizados a fim de se comparar os resultados em termos de diferentes números de satélites no sistema. Para efetuar tal estudo, será feito uso dos softwares STK® e MATLAB®, utilizados em conjunto. |
Monitoramento De Plumas Radioativas Utilizando Vants Proceedings Article Silva, Gabriel C C; Lacerda, Marielcio; Silvestre, Joyce C M; H, Luiz Claudio Faria Elcio @inproceedings{Gabriel2020VANTSb,
title = {Monitoramento De Plumas Radioativas Utilizando Vants},
author = {Gabriel C C Silva and Marielcio Lacerda and Joyce C M Silvestre and Luiz Claudio Faria Elcio H},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_04_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O monitoramento de potenciais.},
keywords = {Prote\c{c}\~{a}o Radiol\'{o}gica I INTRODU\c{C}\~{A}O, radia\c{c}\~{a}o, VANTS},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O monitoramento de potenciais. |