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2025 |
Classificação das Companhias Aéreas com Base na Eficiência Operacional: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina Proceedings Article João Antônio Vieira Barbosa; Rodrigo Martins da Silva Fajoses; Victor Andrade Assis; João Vitor Brunheroto Anacleto; Álvaro Luiz Campos Justen Costa; Mateus Habermann; Daniel Alberto Pamplona Resumo | Links | BibTeX | Tags: Classificação Supervisionada, Companhias Aéreas, Eficiência Operacional @inproceedings{Barbosa2025ClassificacaoCompanhias, A classificação de companhias aéreas é um tema de considerável relevância para diversos stakeholders, sendo tradicionalmente dominada por modelos de negócios como Tradicional (Legacy), Baixo Custo (LCC) e Híbrido. Contudo, essas classificações frequentemente carecem de critérios operacionais objetivos e padronizados, o que pode comprometer sua utilidade analítica e a capacidade de refletir a crescente convergência estratégica no setor. Este estudo tem como objetivo principal avaliar a eficácia da classificação tradicional e, concomitantemente, propor e validar um modelo alternativo de classificação fundamentado na eficiência operacional da frota. Para tal, foram utilizadas métricas operacionais reais de companhias aéreas norte-americanas, abrangendo o período de 1995 a 2020. Técnicas de aprendizado de máquina supervisionado, incluindo Random Forest, Support Vector Machines e Regressão Logística, foram empregadas para construir e comparar modelos preditivos baseados tanto na classificação tradicional quanto na abordagem proposta, esta última utilizando indicadores sintéticos de Produtividade da Frota (PF) e Intensidade Operacional Ajustada (IOA). Os resultados indicam que os modelos de machine learning, especialmente o Random Forest, demonstraram alta capacidade preditiva para ambas as abordagens de classificação. A classificação proposta, baseada em eficiência operacional, revelou-se não apenas robusta em termos de desempenho preditivo, com acurácias frequentemente superiores a 90%, mas também ofereceu maior interpretabilidade quanto aos fatores operacionais determinantes. Conclui-se que abordagens orientadas por dados, como a proposta, são promissoras para fornecer diagnósticos mais objetivos, replicáveis e acionáveis sobre a eficiência das companhias aéreas, complementando ou refinando as classificações tradicionais. |