PUBLISHED PAPERS
2025 |
Modelos Supervisionados para Previsão de Atrasos em Voos: Impacto da SMOTE no Aprendizado Proceedings Article Lucas Almeida Soares Silva; Ramiro de Paiva Fagundes; Bruno Santos Luiz; Camile da Costa Ramos; Daniel Alberto Pamplona; Mateus Habermann Resumo | Links | BibTeX | Tags: Balanceamento de Classes, Machine Learning, Transporte Aéreo @inproceedings{daSilva2025ModelosSupervisionados, Atrasos em voos domésticos no Brasil representam um problema crítico, com severos impactos operacionais e financeiros. Embora o Machine Learning ofereça ferramentas para prever esses eventos, o desbalanceamento natural dos dados, onde voos pontuais são a maioria, cria modelos com alto viés, incapazes de identificar as classes minoritárias de atraso. Este trabalho aborda essa lacuna ao analisar o impacto da técnica de sobreamostragem SMOTE em três algoritmos: Regressão Logística Ordinal, Decision Tree e Random Forest. Os modelos foram treinados para classificar atrasos em categorias distintas. Os resultados demonstram que, sem o balanceamento, os algoritmos são ineficazes. Após a aplicação da SMOTE, a capacidade de prever atrasos aumenta drasticamente, com o Random Forest mostrando o melhor desempenho. O estudo conclui que a SMOTE é um pré-processamento essencial para a utilidade prática de modelos preditivos no setor aéreo. |
2020 |
Desenvolvimento de um Modelo de Equações Estruturais Simultâneas para Avaliação da Qualidade de Serviço em Aeroportos Proceedings Article Eliézer Mello Souza; Anderson Ribeiro Correia Resumo | Links | BibTeX | Tags: Análise Multivariada, Qualidade de Serviço, Transporte Aéreo @inproceedings{Eli\'{e}zer2020Transporteb, Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo para avaliar a qualidade de serviço em aeroportos por meio de equações estruturais simultâneas. Para tanto, foram realizadas pesquisas na região de múltiplos aeroportos de São Paulo. Para validação do modelo proposto neste trabalho foram empregados dados obtidos em pesquisas no aeroporto de Congonhas. Foi adotada uma abordagem confirmatória ao problema de pesquisa, o que possibilitou a representação de modelo complexo das inter-relações entre os diversos fatores associados à percepção do passageiro sobre o nível de serviço e sua atitude perante o aeroporto. Os indicadores apresentados sobre a aderência do modelo demonstram que a metodologia proposta e as pesquisas de campo desenvolvidas foram adequadamente empregadas e modeladas, oferecendo um robusto modelo para que pesquisadores e profissionais da área o utilizem em análises específicas. |